Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O quadro clínico descrito e suas suspeitas diagnósticas contraindicam a investigação por meio de punção lombar.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, hipertenso de longa data, foi admitido em pronto-socorro com quadro de precordialgia típica, cujo exame físico evidenciava: PA = 100 mmHg × 70 mmHg, FC = 60 bpm e asculta pulmonar normal. ECG da admissão exibindo supradesnivelamento do segmento ST em D2, D3 e AVF, além de bloqueio átrio-ventricular do 1.º grau.
Com referência ao caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.
A artéria coronária envolvida nesse evento tem 50% de chances de ser a coronária direita.A respeito das hepatites virais, julgue os itens que se seguem. A ausência de anticorpo anti-VHA tipo IgM em um paciente permite excluir o diagnóstico de hepatite A.
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentado um caso clínico relacionado à gestão da política de saúde no Brasil, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma adolescente portadora de lúpus eritematoso sistêmico que desenvolveu um quadro de insuficiência cardíaca atribuída à cardite lúpica foi levada à UTI, onde teve parada cardíaca doze horas depois, não respondendo às manobras de reanimação. Nesse caso, o atestado de óbito deve conter como causa imediata da morte o diagnóstico de insuficiência cardíaca.
A angina variante caracteristicamente ocorre em associação com
A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue os itens subsequentes. Nas situações em que o estado de mal epiléptico parcial simples se manifestar como afasia, sem alterações no nível de consciência, a propagação da convulsão será restrita e as descargas permanecerão circunscritas.
As coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas resultantes da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de uma ou mais das proteínas plasmáticas (fatores) da coagulação. Têm como característica comum a redução da formação de trombina, fator essencial para a coagulação do sangue. Em um paciente com sangramento patológico e com coagulograma normal, qual o fator de coagulação provavelmente está deficiente?
Acerca do tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens subsequentes. Um dos esquemas recomendados para tratamento de gonorreia cervical, uretral ou retal não complicada consiste no uso de ciprofloxacina, 500 mg, via oral, em dose única.
No sistema de saúde, o principal campo de atuação do médico de família e comunidade (MFC) é o de atenção primária à saúde (APS). No que se refere à APS, julgue os itens seguintes. Os médicos atuantes na atenção primária enfrentam uma variedade muito maior de fases de uma doença do que os especialistas, que, geralmente, encontram os pacientes já em estágios posteriores e mais diferenciados da doença.
De acordo com a diretriz da Sociedade Brasileira de Nefrologia, julgue os próximos itens, relativos aos fármacos utilizados para o tratamento de pacientes com distúrbio mineral ósseo associado à DRC. O paricalcitol apresenta menor taxa de hiperfosfatemia e hipercalcemia, além de maior capacidade de redução do PTH, quando comparado ao calcitriol.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...