Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se forem identificados, na tomografia de crânio, edema cerebral com pequenos infartos hemorrágicos e sinal do delta vazio, deverá ser indicado o tratamento com anticoagulação plena.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, hipertenso de longa data, foi admitido em pronto-socorro com quadro de precordialgia típica, cujo exame físico evidenciava: PA = 100 mmHg × 70 mmHg, FC = 60 bpm e asculta pulmonar normal. ECG da admissão exibindo supradesnivelamento do segmento ST em D2, D3 e AVF, além de bloqueio átrio-ventricular do 1.º grau.
Com referência ao caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.
O uso de diurético de alça não pode ser cogitado como opção terapêutica nessa situação clínica.A respeito das hepatites virais, julgue os itens que se seguem. Entre os testes sorológicos para o diagnóstico da hepatite B está o HBeAg, que identifica portador de HBsAg com baixo risco de transmissão.
Em cada um dos próximos itens, é apresentado um caso clínico a respeito do crescimento e do desenvolvimento na infância e na adolescência, seguido de uma assertiva que deve ser julgada. Um pré-escolar de três anos de idade, acompanhado da mãe, foi a uma consulta ambulatorial porque tinha falta de apetite, e a mãe achava que ele estava desnutrido e com estatura abaixo do normal. No exame físico, o médico observou peso/idade de escore Z menor que !3; fontanela anterior presente e ampla; suturas cranianas presentes e alargadas; alargamento dos punhos; hipotonia muscular; abdome em batráquio; baixa estatura para a idade. Nesse caso, o tratamento recomendado para a criança é a administração de 200.000 UI de vitamina A por via oral, com repetição da mesma dosagem vinte e quatro horas depois, e uma terceira dose idêntica às anteriores após quatro semanas.
Um homem de 56 anos, sedentário, em uso de enalapril 10 mg/dia, realiza consulta de rotina, sem queixas. Apresenta pulso = 74 bat/min, PA = 148 × 98 mmHg e sobrepeso, sem outras alterações no exame físico. O ECG mostra:
O médico solicita exames laboratoriais. Além de orientar mudança de hábitos, visando perda de peso e implementação de atividade física, deve recomendar:
A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue os itens subsequentes. Imipenem, quinolonas e metronidazol estão entre as drogas que reduzem o limiar convulsivo e, portanto, podem desencadear um estado de mal epiléptico.
A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG>GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA). Assinale a alternativa INCORRETA acerca da anemia falciforme.
Acerca do tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens subsequentes. A administração por via intramuscular de penicilina G benzatina, em dose única de 2.400.000 UI, representa o tratamento de escolha para as formas de sífilis primária, secundária e latente, em adultos.
No sistema de saúde, o principal campo de atuação do médico de família e comunidade (MFC) é o de atenção primária à saúde (APS). No que se refere à APS, julgue os itens seguintes. Para ser cumprido, o atributo da integralidade exige que a atenção primária reconheça, adequadamente, a variedade de necessidades relacionadas à saúde do paciente e disponibilize os recursos para abordá-las.
De acordo com a diretriz da Sociedade Brasileira de Nefrologia, julgue os próximos itens, relativos aos fármacos utilizados para o tratamento de pacientes com distúrbio mineral ósseo associado à DRC. O tratamento terapêutico com paricalcitol ou cinacalcete é contraindicado para pacientes com hiperfosfatemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...