Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Caso a paciente apresente febre e lesões purpúricas na pele, deve-se colocá-la em isolamento de contato até o diagnóstico definitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A presença de bloqueio de ramo esquerdo (BRE) ocorre em 7% dos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), limitando seu diagnóstico eletrocardiográfico. No sentido de permitir a identificação da síndrome coronariana aguda nessa situação, adotam-se os critérios de Sgarbossa. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem. Elevação do segmento ST superior a 1 mm concordante com o complexo QRS soma três pontos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das hepatites virais, julgue os itens que se seguem. As crianças infectadas com hepatite B em fase precoce da vida têm maior chance de se tornar portadoras crônicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos próximos itens, é apresentado um caso clínico a respeito do crescimento e do desenvolvimento na infância e na adolescência, seguido de uma assertiva que deve ser julgada. A mãe de um lactente, de quatro meses de idade, alimentado exclusivamente com leite materno, queixou-se ao pediatra que o leite dela não estava sendo suficiente para nutrir o bebê, uma vez que ele estava crescendo pouco e deveria, portanto, receber outros tipos de alimento. O exame médico da criança mostrou um desenvolvimento neuropsicomotor normal com peso e altura situados no escore Z = 0. A caderneta de vacinação da criança estava atualizada até o 3.º mês de vida. Nesse caso, o médico deve recomendar que a mãe mantenha o aleitamento materno exclusivo, que exponha o bebê diretamente à luz solar por uma hora pela manhã e que faça as segundas doses das vacinas pentavalente, antipoliomielite injetável, antipneumocócica decavalente e antirrotavírus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 2005, foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria n.º 485/2005, do Ministério do Trabalho e Emprego, referente à norma regulamentadora n.º 32, que estabelece ações de segurança e saúde no trabalho realizado em serviços de saúde. Entre as disposições dessa norma estão os agentes biológicos aos quais o profissional de saúde pode estar exposto em suas atividades laborais. A propósito desse assunto, julgue os itens de 90 a 94. Em casos de acidentes de trabalho com material perfurocortante durante o atendimento a indivíduo soropositivo para HIV, há indicação de início da quimioprofilaxia com retrovirais, de uma a duas horas após o acidente, durante seis meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pressão arterial de oxigênio, a saturação de oxigênio medida por oxímetro digital e o hematócrito de 3 diferentes portadores de DPOC são respectivamente:

I. 60 mmHg, 88% e 54%.

II. 55 mmHg, 89% e 54%.

III. 59 mmHg, 90% e 58%.

Mais provavelmente o uso de oxigenioterapia domiciliar prolongada será de maior valia para o que consta em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue os itens subsequentes. Drogas antiepilépticas, como a carbamazepina, podem desencadear o estado de mal epiléptico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A síndrome coronariana aguda com elevação do segmento ST (IAMST) é caracterizada por surgimento de sintomas sugestivos de isquemia miocárdica, persistência das alterações do ECG e subsequente elevação dos marcadores de necrose miocárdica. O emergencista deve buscar imediatamente a pronta recanalização da artéria obstruída, seja pelo uso de fibrinolitos, ou por intervenção percutânea. São contraindicações absolutas à trombólise no IAMST, EXCETO:

  • A. Presença de lesão estrutural do SNC.
  • B. Acidente vascular hemorrágico prévio.
  • C. Cirurgia do SNC ou medular nos últimos dois anos.
  • D. Cirurgia de grande porte nas últimas seis semanas.

“Esta doença é causada pela deficiência de fator VIII (F VIII), resultante de herança genética ligada ao cromossomo X, sendo transmitida quase exclusivamente a indivíduos do sexo masculino por mãe portadora (maioria dos casos), aparentemente normal. Está associada a mutações no gene que codifica o F VIII, localizado na porção 2.8 do braço longo do cromossomo X.” Trata‐se de:

  • A. Hemofilia A.
  • B. Hemofilia B.
  • C. Hemofilia C.
  • D. Doença de von Willebrand.

Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi levada pelo acompanhante ao atendimento médico de um hospital, às 7 horas e 30 minutos da manhã. O acompanhante relatou que a paciente tinha sofrido uma queda no banheiro de sua residência enquanto tomava banho, às 6 horas da manhã, e que ele a havia encontrado minutos depois. A paciente não conseguia mover o braço e a perna esquerdos, falava de forma lenta e arrastada, mas com sentido lógico. No exame clínico, foram observadas pressão arterial de 160 mmHg × 95 mmHg, ausculta cardíaca com ritmo cardíaco irregularmente irregular e frequência cardíaca de 98 bpm, sem sopros. A paciente estava com lentidão para responder a questionamentos, apresentava pupilas isocóricas e fotorreagentes, diminuição da sensibilidade dolorosa no lado esquerdo da face, paralisia facial central, hemiparesia flácida do hemicorpo esquerdo (mais acentuada nos membros superiores), reflexos profundos mais acentuados à esquerda e sinal de Babinski à esquerda. No eletrocardiograma realizado foram detectados ritmo de fibrilação atrial, com frequência ventricular média de 100 spm, SÂQRS = -30º, sinais de sobrecarga ventricular esquerda e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. A tomografia computadorizada do crânio, sem contraste, realizada na paciente, apresentou o resultado mostrado a seguir.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

Nesse caso, o uso de medicação trombolítica é contraindicado por ter ultrapassado o tempo da janela terapêutica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...