Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da legislação previdenciária e da conduta médico-pericial, julgue os itens que se seguem. O perito médico previdenciário, em sua atuação como assistente técnico em ações judiciais, deverá participar do exame clínico designado, se entender necessário, e deverá solicitar esclarecimento ao autor, além de informar ao perito judicial acerca dos dados colhidos nos sistemas informatizados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Paciente de 66 anos em investigação há 1 ano de alterações cognitivas flutuantes, evolui nos últimos meses com tremor de repouso, rigidez, disautonomia e alucinações visuais.
O diagnóstico mais provável é:
A droga, dentre outras, mais recomendada para profilaxia de enxaqueca em uma paciente que apresenta epilepsia e tem índice de massa corporal de 32 kg/m2 é
Mulher de 35 anos apresenta cansaço e dispneia há 2 semanas. Está descorada e ictérica. A hemoglobina é de 6,5 g/dL, há aumento marcante dos níveis de bilirrubina indireta e DHL. A eletroforese de hemoglobina é normal e detectou-se a presença de anticorpos frios.
Os achados mais prováveis são:
É considerado um critério maior para o diagnóstico de endocardite infecciosa a presença de:
Julgue os itens a seguir, com relação à anatomia e fisiologia da gestação e às patologias da gravidez inicial. Situação hipotética: Uma mulher em gestação inicial foi submetida a um teste de Beta HCG sérico, que apresentou resultado de 800 mUI/mL. No mesmo dia, foi realizada nessa paciente uma ultrassonografia transvaginal, que não detectou gestação intra ou extrauterina. Assertiva: Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é a de gravidez ectópica, e a conduta mais adequada é a repetição da ultrassonografia em setenta e duas horas.
A Infecção do Trato Urinário (ITU) é um importante problema clínico. Representa uma das infecções mais comuns em mulheres, afetando de 6% a 10% das mulheres jovens, mas com incidência dramaticamente elevada na mulher idosa. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os agentes infecciosos são semelhantes tanto para os casos sintomáticos quanto assintomáticos de ITU, sendo que os agentes etiológicos mais comumente relacionados a ITU nas mulheres idosas são germes Gram‐negativos entéricos, em especial a Escherichia coli.
( ) Contribuem para o aumento da incidência de ITU a deficiência estrogênica e a diminuição da concentração dos lactobacillus, acarretando aumento do pH vaginal e favorecendo, por conseguinte, a colonização da vagina por uropatógenos.
( ) Estudos epidemiológicos sugerem que ITU ocorre com maior frequência em mulheres portadoras de Diabetes mellitus, sendo, portanto, comum a associação encontrada entre ITU e mulheres na pós‐menopausa.
( ) O emprego da terapia hormonal oral não reduz a frequência de episódios de ITU. Já́ a utilização de estriol tópico encontra‐se relacionada à prevenção da recorrência de ITU em mulheres na pós‐menopausa.
A sequência está correta em
Com relação a distúrbios das glândulas paratireoides, julgue os itens subsequentes. O hiperparatireoidismo primário pode estar presente nas síndromes genéticas, como na neoplasia endócrina múltipla (NEM) tipo 1, que, por envolver as paratireoides, se diferencia da NEM tipo 2.
Um paciente foi admitido em um pronto-socorro com diagnóstico de fratura de antebraço e indicação cirúrgica. A história clínica mostrou ausência de doenças prévias, uso de medicamentos e alergia a fármacos. O paciente estava em jejum adequado, tendo sido para ele planejada a anestesia com base em um bloqueio de plexo braquial por via interescalênica, sem sedação. Alguns minutos após a anestesia, o paciente iniciou quadro de redução da saturação periférica de oxigênio.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A paralisia do nervo laríngeo superior pode ocorrer e levar à obstrução da via aérea em pacientes com paralisia da corda vocal contralateral.Um paciente de cinquenta anos de idade, 60 kg de peso corporal, portador de hipertensão arterial sistêmica e linfoma Hodgkin, foi internado com quadro de neutropenia febril pós-quimioterapia. No pronto-socorro, foram realizadas antibioticoterapia, ressuscitação volêmica com soro fisiológico 0,9% e coletas para exames laboratoriais. Apesar das medidas iniciais, o paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica e insuficiência respiratória, sendo transferido para unidade de terapia intensiva (UTI). Após quarenta e oito horas de internação na UTI, o paciente estava sedado, em ventilação mecânica assisto-controlada modo controlado à pressão (FiO2 60% e peep 10) e em hemodinâmica compensada à custa de 1,0 μg/kg/min de noradrenalina. Nesse período, o paciente teve débito urinário de 300 mL/24h e balanço hídrico positivo em 15 litros. Nos exames laboratoriais, apresentou hemoglobina = 8 g/dL, plaquetas = 32 mil/mm3, leucócitos 200/mm3, RNI = 2, TGO = 150, TGP = 400, Bb T = 3,0 mg/dL, creatinina = 2,4 mg/dL (dosagem prévia foi de 0,6 mg/dL), ureia = 60 mg/dL, potássio = 5 mEq/L, Na = 138 mEq/L, CR = 117 mEq/L e albumina = 3,5 mg/dL. A gasometria mostrou pH = 7,18; pCO2 = 28 ; HCO3 = 13; BE = -10; pO2 = 105 e lactato = 2,0 mmol/L. A ecografia renal não apresentou alterações.
Com relação ao caso clínico acima apresentado e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.
O paciente em questão apresenta uma acidose metabólica com ânion-gap aumentado e alcalose respiratória.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...