Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à etiologia e etiopatogenia das doenças relacionadas ao trabalho, julgue os itens subsequentes. O alcoolismo tem uma prevalência semelhante em todas as categorias profissionais.
Operador de casa de máquinas, 42 anos de idade, trabalha há 15 anos embarcado. Queixa-se de zumbidos, nervosismo e dificuldade para comunicar-se. O seu turno de trabalho tem a duração de 8 horas e está exposto a um nível médio de ruído ambiental de 95 dB, segundo dados do Programa de Conservação Auditiva. Refere que só passou a utilizar EPI quando começou a trabalhar na empresa atual, há 3 anos. O exame audiométrico acusou acentuada perda auditiva, Grau III na classificação de Merluzzi. Diante do quadro clínico apresentado, sobre o tipo de perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO) apresentada por esse trabalhador, é correto afirmar que:
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pode ser elaborado por qualquer profissional do SESMT, ao passo que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve ser elaborado por médico do trabalho. A Classificação Internacional de Doenças10 (CID10) é um modelo dinâmico e, juntamente com as divisões da CIF funcionalidade e fatores contextuais , pode descrever qualquer estado de saúde ou de funcionalidade.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao abdome agudo ginecológico. As causas do abdome agudo ginecológico podem ser de origem hemorrágica, inflamatória ou vascular.
A classificação de Schilling dos agravos de saúde, segundo sua relação com o trabalho, é amplamente conhecida e utilizada pelos profissionais desta área. Sua utilização no dia a dia ajuda a direcionar o pensamento clínico e a tomada de condutas pelo médico do trabalho. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade, com antecedentes de dislipidemia e hipertensão arterial, deu entrada em um hospital. De acordo com o relato da paciente, o médico ficou informado de que ela sentia dor epigástrica forte, com início há seis horas e irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. No exame físico, apresentou-se normocorada, anictérica, com temperatura de 36,4 ºC, frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 100 mmHg × 60 mmHg, com murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar esquerda e com sibilos discretos. O abdome estava globoso e em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio, com ruídos hidroaéreos presentes. Os exames laboratoriais revelaram hemoglobina de 13 g/dL; leucócitos de 18×109/L (sem desvio à esquerda); glicemia de 218 mg/dL; tempo de protrombina de 14 segundos; bilirrubina total de 1,1 mg/dL; DHL de 206 U/L; creatinina de 0,7 mg/dL; amilase de 2500 U/L; aspartato aminotranferase (AST) de 90 U/L e alanina aminotranferase (ALT) de 60 U/L. O exame de raios X de tórax revelou discreto velamento nas bases. O eletrocardiograma e as enzimas cardíacas apresentaram-se normais.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, como primeira medida terapêutica, deve-se indicar hidratação parenteral agressiva, utilizando-se uma solução cristaloide isotônica, no volume de 5 10 mL/kg por hora ou de 250 500 mL por hora, nas primeiras doze horas até as vinte e quatro horas, com reavaliações a cada seis horas.Com relação aos tumores urológicos, julgue os itens subsequentes. O tumor urotelial superficial de baixo grau caracteriza-se por elevada taxa de recidiva e pequena taxa de progressão.
No que se refere ao delirium, julgue os próximos itens. O delirium raramente ocorre em pessoas diagnosticadas com demência.
A respeito das condições ginecológicas benignas, julgue os seguintes itens. Os cistos mamários são alterações benignas decorrentes da obstrução do ducto terminal do lóbulo, sendo aqueles com maior relação sódio/potássio no seu conteúdo os que apresentam menor chance de recorrência após a punção aspirativa.
Com base na I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, julgue os itens a seguir. O ecocardiograma está indicado na avaliação complementar de risco em hipertensos estágios 1 e 2 que não tenham hipertrofia ventricular esquerda ao eletrocardiograma convencional, apresentem dois ou mais fatores de risco ou que tenham suspeita clínica de insuficiência cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...