Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos à otite média aguda (OMA) em crianças. O aleitamento materno é um fator de proteção para a incidência de OMA, ao passo que o tabagismo passivo é um fator de risco para a ocorrência dessa doença.
Os pacientes que apresentam situações de emergências clínicas ou cirúrgicas, como trauma, choque, queimaduras graves, parada cardiorrespiratória ou coma, necessitam de atendimento rápido e eficaz para que sua vida seja preservada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A preocupação inicial com o atendimento do paciente politraumatizado está relacionada à ocorrência de hemorragia.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao tétano. Comumente, o tétano neonatal acomete os filhos de mulheres que não foram imunizadas contra o tétano.
No que diz respeito à etiologia e etiopatogenia das doenças relacionadas ao trabalho, julgue os itens subsequentes. A presença de úlcera péptica recorrente constitui contraindicação para a execução de trabalho noturno.
Técnica judiciária ao retornar do intervalo para o almoço prende, de modo involuntário, o salto do sapato em reentrância no calçamento de pedras portuguesas no entorno do Fórum. Ao dirigir-se ao Setor de Saúde Ocupacional recebe os primeiros socorros, sendo constatada provável entorse de tornozelo. Após os procedimentos de praxe nos cuidados médicos iniciais, a trabalhadora foi encaminhada para um serviço de ortopedia.
Segundo a Norma Técnica NBR 14280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a equipe do SESMT deve classificar essa ocorrência como:
Julgue os itens que se seguem, relativos ao abdome agudo ginecológico. Em pacientes da ginecologia, a principal causa do abdome agudo hemorrágico é o cisto ovariano roto ou corpo lúteo hemorrágico.
Dermatites de contato, também conhecidas por eczemas, são inflamações agudas ou crônicas da pele, caracterizadas clinicamente por eritema, edema e veiculação. A grande maioria dos agentes de origem ocupacional tem pouco poder de sensibilização, com exceção de algumas madeiras que podem provocar sensibilização em altas porcentagens (70 a 80%) dos trabalhadores expostos. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às dermatoses ocupacionais.
Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade, com antecedentes de dislipidemia e hipertensão arterial, deu entrada em um hospital. De acordo com o relato da paciente, o médico ficou informado de que ela sentia dor epigástrica forte, com início há seis horas e irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. No exame físico, apresentou-se normocorada, anictérica, com temperatura de 36,4 ºC, frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 100 mmHg × 60 mmHg, com murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar esquerda e com sibilos discretos. O abdome estava globoso e em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio, com ruídos hidroaéreos presentes. Os exames laboratoriais revelaram hemoglobina de 13 g/dL; leucócitos de 18×109/L (sem desvio à esquerda); glicemia de 218 mg/dL; tempo de protrombina de 14 segundos; bilirrubina total de 1,1 mg/dL; DHL de 206 U/L; creatinina de 0,7 mg/dL; amilase de 2500 U/L; aspartato aminotranferase (AST) de 90 U/L e alanina aminotranferase (ALT) de 60 U/L. O exame de raios X de tórax revelou discreto velamento nas bases. O eletrocardiograma e as enzimas cardíacas apresentaram-se normais.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico dessa paciente pode ser confirmado pela realização de tomografia computadorizada de abdome com contraste.Com relação aos tumores urológicos, julgue os itens subsequentes. A avaliação complementar com cintilografia metaiodobenzilguanidina de corpo inteiro deve ser indicada para pacientes submetidos à adrenalectomia para tratamento de feocromocitoma e com suspeita de recidiva.
Com relação aos parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos em idosos, julgue os itens seguintes. Em idosos, a absorção de fármacos pode ser reduzida devido a mudanças do PH gástrico, à redução do fluxo sanguíneo e à motilidade do trato gastrointestinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...