Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos tumores cardíacos na infância, assinale a opção correta.
Os lipomas cardíacos são, em sua maioria, pedunculados e, histologicamente, compostos de células mixomatosas estreladas ou globulares.
Os hemangiomas cardíacos afetam principalmente o átrio esquerdo.
O fibroma cardíaco é o segundo tumor benigno de maior incidência na fase pediátrica.
O principal acometimento dos fibromas cardíacos ocorre na parede livre do ventrículo direito.
Os teratomas acometem o átrio e o ventrículo esquerdos principalmente.
No momento da realização do método auscultatório, o hiato auscultatório corresponde ao desaparecimento transitório dos sons de Korotkoff durante o esvaziamento da bolsa inflável do esfigmomanômetro. Estudos recentes têm demonstrado que esse fenômeno estetoacústico correlaciona-se com
aumento da rigidez arterial.
dissecção aguda da aorta.
insuficiência da válvula aórtica.
frequente extrassistolia ventricular.
morte súbita cardiovascular.
Em relação ao envolvimento do SNC na SIDA (AIDS), constata-se que
Nos casos em que há rotura prematura de membranas ovulares, ocorrida entre a 24ª e 32ª semanas, na ausência de sinais de trabalho de parto e de infecção, a melhor conduta é indicar:
A síilis na gestação continua tendo elevada prevalência na nossa população, persistindo como um relevante problema de saúde pública. Sobre o tratamento dessa doença, podemos airmar que:
Com relação a diarreia infecciosa pelo rotavirus, pode-se afirmar que:
Uma senhora de 40 anos procura um psiquiatra com queixa de tristeza e angústia desde a morte de seu marido há 06 meses. Sente-se culpada, pois a relação deles sempre foi tumultuada, com muitas separações e brigas, inclusive com violência física de ambas as partes. A paciente já tentou suicídio em outras oportunidades. Diz ser uma pessoa impulsiva e que não tolera ser abandonada ou desvalorizada, ficando extremamente agressiva, indo aos extremos. Diz que esse é seu jeito de ser toda a vida. Recentemente perdeu também o emprego e passa por dificuldades financeiras. Não se diverte, não sai de casa para buscar trabalho. Usa medicações para diabetes e hipertensão. Segundo os critérios de diagnóstico multiaxial do DSM-IV, as queixas, sintomas ou diagnósticos correspondentes aos eixos II e V são, respectivamente:
A combinação de resultados que melhor descreve uma coagulação intravascular disseminada é
trombocitose, tempo de tromboplastina parcial ativada normal, tempo de protrombina normal e fibrinogênio elevado.
trombocitopenia, tempo de tromboplastina parcial ativada elevado, tempo de protrombina normal e fibrinogênio baixo.
trombocitopenia, tempo de tromboplastina parcial ativada normal, tempo de protrombina elevado e D dímero diminuído.
trombocitopenia, tempo de tromboplastina parcial ativada elevado, tempo de protrombina elevado e fibrinogênio baixo.
plaquetas normais, tempo de tromboplastina parcial ativada elevado, tempo de protrombina normal e fibrinogênio baixo.
A diarreia ainda é um problema grave em muitas regiões do mundo, podendo ser especialmente letal quando superposta à desnutrição. Os distúrbios hidroeletrolíticos são causadores de parte significante da morbimortalidade relativa a essa condição clínica. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As concentrações séricas de potássio e fósforo, eletrólitos com alta concentração extracelular, refletem o conteúdo corporal total desses eletrólitos.
Texto para as questões de 73 e 74
O câncer em crianças é diferente do câncer em adultos, no que se refere ao prognóstico, à distribuição e às peculiaridades histológicas. As formas mais comuns dessa doença em crianças são: leucemia linfoblástica aguda e linfomas, aproximadamente 40% dos casos; tumores do sistema nervoso, cerca de 30% dos casos; e sarcomas e tumores embrionários, perto de 10% dos casos. Os tumores de órgãos como pulmões, cólon, mamas e próstata são mais comuns na idade adulta. No primeiro ano de vida, os tumores embrionários como nefroblastoma (tumor de Wilms), retinoblastoma, rabdomiossarcoma e meduloblastoma são os mais frequentes.Em relação às informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
Diferentemente do câncer do adulto, os tumores da criança não se relacionam com mecanismos genéticos.
No momento do diagnóstico de câncer, as metástases já estão presentes na maioria dos adultos e praticamente ausentes na criança.
A exposição a radiações ionizantes e a agentes quimioterápicos diversos está na gênese da maioria de casos de tumores na criança.
Crianças portadoras de neurofibromatose têm alto risco de desenvolver schwanomas e feocromocitomas.
Pacientes pediátricos com hepatite-B não apresentam risco de desenvolver carcinoma hepatocelular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...