Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome neuroléptica maligna (SNM) é uma reação idiossincrática grave ao uso de antipsicóticos e potencialmente fatal. Assinale, dentre as drogas relacionadas abaixo, qual deve ser utilizada para o tratamento dessa reação (SNM)?
Bromocriptina.
Ciproeptadina.
Biperideno
Flumazenil.
Betanecol.
Acerca da incontinência fecal, assinale a opção correta.
Na maioria dos casos de lesão dos músculos esfíncteres anais, a reconstrução tardia é a melhor estratégia para a obtenção de melhores resultados.
Fatores que aumentam o risco de incontinência por causas obstétricas são o uso de fórceps e episiotomia.
A radioterapia da região pélvica e retal não se relaciona com a incontinência fecal.
Pacientes com espinha bífida e meningomielocele apresentam menor risco de incontinência fecal.
O esforço intenso e crônico para evacuar não está associado com a incontinência fecal.
Assinale a opção que apresenta aspectos identificáveis no esfregaço periférico, que são achados sugestivos das síndromes mielodisplásicas.
neutrófilos hipogranulares, neutrófilos pseudo Pelger Huet, anéis, hemácias com núcleos ou siderócitos, plaquetas com alteração granulares e de tamanho
basofilia, eliptócitos, eosinofilia e neutrófilos hipersegmentados
neutrófilos hipogranulares, basofilia, eosinofilia e hemácias em lágrimas
eosinofilia, neutrófilos hipersegmentados, esquisócitos
neutrófilos pseudo Pelger Huet, basofilia e eosinofilia
Uma menina de dez anos de idade, impúbere e de aparência pálida, apresenta bócio difuso, 2+/4, consistência parenquimatosa e superfície irregular. Segundo a mãe, a criança está mais desatenta, não mostra disposição para os estudos e apresenta uma sensível piora no rendimento escolar. Reporta-se, ainda, uma constipação intestinal há 6 meses.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
A criança deveria apresentar uma anemia do tipo hipocrômica e microcítica.
Um adolescente de dezoito anos de idade, portador de doença reumática com insuficiência tricúspide, será submetido a procedimento dentário (tratamento do canal) devido à presença de uma cárie.
Nesse caso, a conduta em relação à profilaxia de endocardite bacteriana consiste emadministrar sulfametoxazol-trimetropim por via endovenosa.
administrar ceftriaxona por via intramuscular.
não administrar nenhum antibiótico.
administrar amoxicilina por via oral.
administrar aminoglicosídeo por via intramuscular.
Em relação à ambliopia, assinale a opção correta.
A ambliopia refrativa não se desenvolve em ambos os olhos, mesmo quando existe um grave erro refrativo bilateral.
A ambliopia meridional ocorre quando o paciente apresenta hipertropia em um olho e hipotropia no outro.
A ambliopia refracional ocorre mais comumente em pacientes com astigmatismo, mas pode ocorrer também em pacientes com miopia ou hipermetropia.
Deve-se tomar cuidado para não negligenciar a ambliopia refrativa, se, ao exame inicial, os optotipos forem apresentados isolados em vez de serem apresentados em linha (crowding phenomenon ).
Não ocorre recidiva da ambliopia, seja ela refracional ou relacionada ao estrabismo, uma vez tratada.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Assim como a síndrome de Guillain-Barré, a mononeuropatia multiplex pode ser definida como uma emergência neurológica e pode ainda evoluir com comprometimento respiratório.
A interação entre coração e rim, cuja disfunção de qualquer um deles conduz à desordem do outro, é normalmente referida como síndrome cardiorrenal. Em 2010, Ronco e colaboradores classificaram essa disfunção orgânica dupla em cinco categorias, evidenciando a interação complexa e bidirecional da falência cardíaca e renal, aguda e crônica. Com relação a esse assunto, considere o seguinte caso clínico. Um paciente de quarenta e oito anos de idade, sexo masculino, apresenta cronicamente insuficiência cardíaca classe IV por miocardiopatia primária, elevação da ureia e da creatinina sanguíneas e taxa de filtração glomerular estimada de 50 mL/min/1,73 m2 de superfície corporal . O exame do sedimento urinário é normal; a proteinúria de 24 horas, de 130 mg e a concentração do sódio na urina de 24 horas, menor do que 25 mEq/L.
Considerando as informações e o quadro clínico descrito, julgue os próximos itens.
A síndrome cardiorrenal secundária (tipo 5) caracteriza-se pela presença de uma doença sistêmica que provoca lesão ou disfunção simultânea do rim e do coração.
Acerca da anemia falciforme, assinale a opção correta.
É comum a evolução para síndrome nefrótica, causando consequentemente a lesão glomerular aglomerulonefrite membranosa.
A vacina contra pneumococo deve ser realizada somente em adultos.
A principal causa da crise aplástica é a hipoxemia.
A proteinuria é a alteração renal mais comum na anemia falciforme, mesmo em casos em que seja identificado apenas o traço falciforme.
A hidroxiureia reduz significativamente o potencial de falcização das hemácias por meio da indução da síntese de hemoglobina fetal.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
Entre os componentes que contribuem diretamente para o remodelamento vascular e a promoção do aumento persistente da pressão arterial constam a ativação simpática, a diminuição da sensibilidade dos barorreceptores e o aumento de marcadores inflamatórios e de espécies reativas de oxigênio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...