Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O adenocarcinoma de próstata (CaP), neoplasia sólida mais comum do homem, é uma das principais causas de mortalidade. A respeito dessa patologia, julgue os itens a seguir.
Idade, hereditariedade e estilo de vida são os principais fatores de risco para o CaP, sendo que o câncer hereditário corresponde a 10% dos casos e tende a se manifestar mais precocemente.
A respeito do diagnóstico diferencial entre a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, assinale a opção correta.
O anticorpo sérico ASCA é encontrado mais frequentemente na retocolite ulcerativa que na doença de Crohn.
O acometimento retal é mais comum na doença de Crohn que na retocolite ulcerativa.
A displasia é mais comum na fase mais avançada da retocolite ulcerativa que na fase mais avançada da doença de Crohn.
A hiperplasia neuronal é mais comum nas fases avançadas da retocolite ulcerativa que nas fases avançadas da doença de Crohn.
O autoanticorpo pANCA é encontrado mais frequentemente na doença de Crohn que na retocolite ulcerativa.
Um agente da polícia federal compareceu ao exame periódico de saúde e queixou-se de cefaleia, zumbido e irritabilidade em ambientes com ruído excessivo e durante participação no treino de tiros. Ao realizar-se o exame de audiometria, revelou-se perda auditiva com padrão misto em ouvido direito e ouvido esquerdo normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Com relação à avaliação do posto de trabalho e das atribuições rotineiras do agente, se for constatado exposição do servidor a níveis de ruídos contínuos ou de impacto acima do especificado pelas normas vigentes, ele deverá ser encaminhado para avaliação da capacidade laborativa, com vistas à mudança de lotação, readaptação ou reabilitação.
Assinale a opção em que é apresentado o medicamento de escolha inicial indicado para o tratamento de endocardite nosocomial associada à prótese valvar implantada há menos de sessenta dias.
linezolida e cefepime
vancomicina e daptomicina
ceftriaxona e amicacina
penicilina G
vancomicina e gentamicina
Em relação à infecção urinária na infância, julgue os itens seguintes.
A realização de exames de imagem após o primeiro episódio de ITU é recomendável em crianças com histórico familiar de refluxo vesicoureteral.
Um menino de cinco anos de idade foi levado ao ambulatório de pediatria em razão de uma professora ter notado estrabismo no olho direito da criança. Segundo relato da mãe, a criança nasceu prematura, de trinta e quatro semanas, parto normal, com 47 cm, peso igual a 2.700 g e Apgar de 9/9, tendo ficado por seis horas em CPAP nasal e capacete de O2, por apresentar desconforto respiratório leve. A criança teve alta em 72 horas, sem outras alterações. A mãe negou a existência de infecções durante a gestação. Ao exame físico, a criança apresentou estrabismo e esotropia a direita e reflexo pupilar esbranquiçado.
Considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica.rabdomiossarcoma
retinoblastoma
crânio-faringioma
retinopatia da prematuridade
retinite pigmentar
O local mais comum das fraturas do antebraço em crianças e adolescentes é:
Diáfise do rádio e ulna.
Metáfise distal do rádio.
Metáfise proximal da ulna.
Epífise distal do rádio.
Fise proximal do rádio e ulna.
A Pars planitis (também chamada de uveíte periférica ou uveíte intermediária) é uma condição inflamatória ocular que ocorre principalmente em adultos jovens e crianças. De acordo com essa informação, é correto afirmar que a principal causa de baixa visual na Pars planitis é
catarata secundária.
edema macular.
vasculites retinianas.
hemorragia vítrea.
a presença de exsudatos pré-retinianos denominados Snow Banks.
Em relação aos exames complementares no diagnóstico diferencial dos tumores cerebrais, assinale a opção correta.
A ressonância com espectrofotometria é o exame de neuroimagem com maior sensibilidade e especificidade para neoplasias cerebrais.
O spect cerebral é um exame muito sensível e específico e sempre deve ser utilizado no diagnóstico diferencial de neoplasias cerebrais.
O PET (tomografia por emissão de pósitrons) deve ser utilizado no diagnóstico diferencial entre neoplasias e doença desmielinizante.
As neuroinfecções são um diagnóstico diferencial de importância secundária.
A tomografia não tem validade para determinação do local da biópsia esterotáxica.
Acerca do Sistema Nacional de Transplantes e das Leis n.º 9.434 e n.º 10.211, julgue os itens a seguir.
A manifestação de vontade relativa à retirada post mortem de tecidos, órgãos e partes, presentes na Carteira de Identidade Civil e na Carteira Nacional de Habilitação, são determinantes na condição de doador ou não do indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...