Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos protocolos internacionais adotadas pelo Brasil para o atendimento a pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os itens que se seguem.

A frequência de trinta compressões torácicas efetivas intercaladas por duas ventilações com 100% de oxigênio sob ambu (dispositivo bolsa valva-máscara com reservatório) é o padrão recomendado para pacientes intubados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), julgue os itens subsequentes.

O Distrito Federal aderiu ao PROVAB devido à dificuldade de fixação de médicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O tumor benigno mais comum no fígado é o (a)

  • A.

    hamartoma.

  • B.

    hemangioma.

  • C.

    lipoma.

  • D.

    adenoma hepático.

  • E.

    hiperplasia nodular focal.

Acerca de endocardite infecciosa, assinale a opção correta.

  • A.

    O tratamento cirúrgico cardíaco da embolia cerebral, possível complicação da endocardite infecciosa, tem eficácia discutível.

  • B.

    O ecocardiograma transtorácico apresenta sensibilidade elevada (80 a 90%) no diagnóstico de endocardite infecciosa.

  • C.

    As valvas cardíacas mais acometidas pela endocardite infecciosa, por ordem decrescente, são: mitral, aórtica, pulmonar e tricúspide.

  • D.

    Massa intracardíaca, novo sopro ou regurgitação cardíaca, aneurisma micótico e hemocultura positiva são critérios maiores no diagnóstico da endocardite infecciosa.

  • E.

    Pacientes em tratamento dialítico tem como principal agente etiológico de endocardite infecciosa o Staphylococcus epidermidis.

Sobre alterações ósseas relacionadas à degeneração discal, tem-se o seguinte:

  • A. doença de Baastrup está associada a redução do espaço entre os processos espinhosos.
  • B. alterações da medula óssea " Modic II " apresentam baixo sinal em T1 e T2.
  • C. alterações da medula óssea " Modic I " apresentam alto sinal em T1 e T2.
  • D. facetas articulares não estão associadas a cistos ou esclerose na doença degenerativa.

Um paciente de quarenta anos de idade, atendido em consultório médico para exame periódico de saúde, negou qualquer sintoma clínico e relatou que nunca procurara atendimento médico após ter entrado na idade adulta. Informou ser sedentário e fumar vinte cigarros por dia, desde os dezesseis anos de idade. O exame físico mostrou índice de massa corporal de 30 Kg/m2 e pressão arterial de 170 mmHg × 100 mmHg, não alterada à mudança da posição corporal. A medida da frequência cardíaca indicou 100 bpm, tendo sido identificada a presença de quarta bulha cardíaca. O exame de fundo de olho mostrou estreitamento de artérias com algumas áreas de hemorragia.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

Para o tratamento do tabagismo, basta prescrição de bupropiona por, pelo menos, seis semanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao diagnóstico de asma brônquica em adulto, é correto afirmar que

  • A.

    a história crônica de sibilância é suficiente para o diagnóstico.

  • B.

    a eosinofilia associada a asma pode indicar granulomatose de Wegener.

  • C.

    a história de dispneia intermitente, associada à IgE elevada, confirma o diagnóstico de asma.

  • D.

    o teste de broncoprovocação positivo é sempre diagnóstico de asma.

  • E.

    os testes alérgicos, em geral, não são úteis para o diagnóstico de asma.

Texto para as questões 31 e 32

Um paciente com cinco anos de idade, previamente hígido, com história de aumento do volume abdominal, iniciado havia cerca de três semanas, acompanhado de emagrecimento, queda do estado geral e febre, procurou auxílio médico havia duas semanas, e foi liberado após prescrição de analgésico e medicamento para gases. Posteriormente, queixando-se de vômitos e parada da eliminação de flatulência e fezes, o paciente foi internado na emergência devido a quadro clínico de obstrução intestinal. O exame físico do paciente mostrou, além do estado geral consumido, abdome com aspecto de ‘saco de batatas’ à palpação. A radiografia de tórax indicou apenas elevação da cúpula diafragmática em decorrência do aumento do volume abdominal. O paciente foi submetido à laparotomia exploradora, durante a qual se observou presença de múltiplos linfonodos abdominais coalescentes aumentados de tamanho e presença de massa em região de intestino delgado que ocluía todo o lúmen do órgão.

Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentada a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso clínico.

  • A.

    hepatoblastoma

  • B.

    tumor de células germinativas

  • C.

    linfoma não-Hodgkin

  • D.

    neuroblastoma

  • E.

    tumor de Wilms

Considerando as complicações obstétricas na fase da gravidez, julgue os itens que se seguem.

O uso da corticoterapia com betametasona para a maturação pulmonar fetal pode ser realizado em pacientes com ruptura prematura de membranas, mesmo em vigência de corioamnionite, visto que a dose preconizada na literatura não é suficiente para provocar imunossupressão que leve a piora do quadro infeccioso materno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as principais afecções da laringe e glândulas salivares, assinale a opção correta.

  • A.

    A presença de alterações anatômicas supraglóticas compatíveis com laringomalácia, tais como pregas ariepiglóticas curtas, epiglote longa e retroposicionada e hipertrofia dos tecidos posteriores da laringe, é suficiente para o diagnóstico dessa doença.

  • B.

    O índice de transformação maligna das lesões laríngeas de papilomatose respiratória recorrente está, atualmente, em torno de 20% a 30%.

  • C.

    A caxumba é a segunda afecção viral mais comum que acomete as glândulas salivares, caracterizando-se pelo aumento difuso e doloroso em ambas as glândulas submandibulares.

  • D.

    Hemangiomas laríngeos normalmente são lesões únicas e mais comuns na região supraglótica.

  • E.

    Desidratação, sialolitíase, estreitamentos ductais, afecções autoimunes ou síndrome de Sjögren são fatores predisponentes da parotidite recorrente na infância.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...