Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO costuma ser característica do delirium:
déficit de atenção.
consciência obnubilada ou rebaixada.
delírios complexos, sistematizados e estruturados.
desorientação no tempo e no espaço.
flutuações do humor.
Sangramento e prolapso que necessita de redução digital são características das hemorroidas de:
primeiro grau.
segundo grau simples.
segundo grau complexa.
terceiro grau.
quarto grau.
Lactentes entre 9 e 18 meses que apresentam convulsões tônico-clônicas generalizadas, de curta duração, únicas e precoces em uma mesma doença febril e não se acompanham por fenômenos neurológicos pós-críticos, têm como diagnósticos inicial:
Vertigem paroxística benigna.
Estado de mal epilético.
Epilepsia.
Convulsões febris.
Distúrbios paroxísticos de natureza não epilética.
O diagnóstico sindrômico mais provável para um recém nascido que apresenta micrognatia, glossoptose, insuficiência respiratória e fissura palatina é
Síndrome de Treacher Collins.
Síndrome de Cruzon.
Síndrome de Apert.
Sequência de Pierre - Robin.
Síndrome de Saethre-Chotze.
Nas fraturas do platô tibial, de acordo com a classificação de Schatzker, uma fratura em cunha, geralmente ocorrendo em crianças novas, está classificada como sendo do tipo:
I.
II.
III.
IV.
V.
No que diz respeito à teleterapia em tumores do lábio, assinale a alternativa correta.
O tratamento, em geral, é dirigido para a lesão primária se esta for bem diferenciada. Lesões T1 têm indicação de irradiação da primeira estação de drenagem linfonodal.
Nas lesões T3, a radioterapia com ortovoltagem ou elétrons de baixa energia com bolus superficilizadores são preferenciais.
Tumores T2 e T3, envolvendo menos da metade do lábio devem ser tratados com fótons ou elétrons, com doses de 70 a 75Gy (Gray), com margem de 3cm em relação ao GTV. Como PTV, sugere-se o CTV14 com margem de 8mm.
O uso de campos combinados com fótons e elétrons é desejável com o intuito de reduzir a dose recebida pelas glândulas salivares contralaterais, segundo os limites de dose recomendados.
Tumores com envolvimento linfonodal têm necessidade da inclusão na primeira estação de drenagem, além do GTV (Gross Tumor Volume) no campo de irradiação, e tratados com dose de 70Gy e reforço de dose ao GTV com 3cm de margem até 75 a 78Gy.
Sobre os princípios doutrinários e organizativos do SUS, marque a alternativa correta:
O princípio da equidade é entendido como um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos em todos os níveis de complexidade do sistema.
O Sistema Único de Saúde será financiado com recursos apenas do orçamento da seguridade social e da União.
O princípio da integralidade é o compromisso de que os serviços de saúde atendam os indivíduos de forma completa, tanto do ponto de vista clínico-assistencial como da oferta de diversidades de serviços.
A democratização do conhecimento do processo saúde/doença e dos serviços, bem como o estímulo à organização da comunidade não são ações fundamentadas em princípios do SUS.
Paciente primigesta, de 26 anos e com idade gestacional de 38 semanas, chega ao pronto-socorro com queixa de dor embaixo do ventre que irradia para as costas há 3 horas, mas nega morbidades. Ela ainda relata perda de grande quantidade de líquido há 4 horas. Durante o exame físico, verifica-se o batimento cardíaco fetal em 136, os movimentos fetais presentes, o tônus uterino normal, a altura uterina de 35cm, a pressão arterial em 120 X 70mmHg, a dinâmica uterina com 1 contração de 40 segundos dentro de 10 minutos e, ao toque vaginal, o colo do útero encontra-se posterior. Além disso, apresenta consistência média, esvaecimento de 30%, pérvio com dilatação de 2 centímetros, bolsa rota, cefálico, alto e móvel.
Desta forma, analise as assertivas abaixo. I. O índice de Bishop é 3. II. Deve ser iniciada a indução com Ocitocina. III. Deve-se proceder a cardiotocografia e a aminioscopia. IV. Está indicada a maturação cervical. V. Não está indicada antibiótico profilaxia para estreptococo do grupo B. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
V, apenas.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. A antibioticoterapia empírica inicial mais apropriada para tratar empiemas subdurais originados em sinusopatias é:
cefotriaxona + vancomicina.
vancomicina + amicacina.
amicacina + metronidazol.
cefotriaxona + metronidazol.
ciprofloxacina + gentamicina.
Um senhor de 49 anos foi encaminhado para avaliação por apresentar comportamento inadequado. Ele é um servidor público e familiares revelam uma vida normal até há cerca de um mês quando seus sintomas iniciaram. Além disso, referem uso abusivo de álcool desde há alguns anos e que há cerca de três meses esteve envolvido em um acidente de trânsito sem maiores consequências; porém, foi mantido em serviço de emergência por 24 h para observação. Seu exame revela hipertrofia de parótidas e sintomas sugestivos de demência: desorientação temporo- -espacial e dificuldade para andar, bem como para identificar pessoas familiares. Seus movimentos oculares eram normais.
Diante dessas informações, qual das alternativas diagnósticas abaixo listadas deveria ser prioritária?
Meningite crônica
Doença de Alzheimer
Hematoma subdural crônico
Hidrocefalia de baixa pressão
Síndrome de Wernick-Korsakoff
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...