Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o preparo de meios de cultura para o diagnóstico microbiológico, ao deparar com a expressão esterilizar em autoclave, a ANVISA recomenda que o tempo de esterilização é de _______________ e a temperatura é de ________, quando não forem feitas outras especificações. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
5 minutos / 62ºC
15 minutos / 121ºC
30 minutos / 184ºC
60 minutos / 205ºC
75 minutos / 213ºC
O íleo biliar é uma complicação rara da colecistite aguda, e geralmente se deve à formação de uma fístula colecisto:
duodenal.
ileal.
gástrica
jejunal.
cólica.
Qual é o método diagnóstico considerado padrão quando se pretende planejar correção cirúrgica de um aneurisma da aorta abdominal?
Ecografia vascular.
Aortografia translombar.
Angiotomografia multislice.
Arteriografia por subtração digital por punção axilar.
Exame físico detalhado.
G.Y.J, sexo masculino, 45 anos, relata arritmia, em período pós-IAM com função ventricular normal. A indicação para realização do Holter, segundo as diretrizes do American College Cardiology/American Heart Association (ACC/AHA), classifica-se em
classe I condição em que há evidência e/ou aceitação geral de que o procedimento é útil e eficaz.
classe II condição em que há divergência de opiniões sobre a utilidade e a eficácia do procedimento.
classe IIa sua recomendação é razoável, faz-se necessário estudos adicionais para o uso do método.
classe IIb sua utilização é menos recomendada de acordo com as evidências ou opiniões estabelecidas.
classe III condição em que há evidência e/ou aceitação geral de que o procedimento não é útil.
Assinale a opção que contenha somente indicadores de mau prognóstico na interpretação do TE.
presença de opressão torácica no pico do esforço e incapacidade de se atingir pressão arterial sistólica maior ou igual a 120 mmHg
infradesnível do segmento ST maior ou igual a 2 mm, do tipo ascendente e com concavidade superior e fibrilação atrial
hipotensão maior ou igual a 10 mmHg em relação aos níveis de repouso e supradesnível do segmento ST em derivação sem onda Q
hipotensão sintomática na fase de recuperação e extrassístoles ventriculares no pico do esforço
incapacidade de realizar exercício físico com gasto estimado de cinco MET e taquicardia ventricular não sustentada
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. A translocação 11q23 resulta em rearranjo MLL-AF4. O evento de transformação envolve a célula pluripotente, com capacidade para se diferenciar tanto na linhagem linfoide quanto mieloide. O fenótipo é CD10 negativo, precursor de células B, ou pré-B com co-expressão de antígenos mieloides. Essa translocação ocorre comumente em qual das patologias abaixo?
Síndrome mielodisplásica.
Leucemia linfoide aguda do adolescente.
Crise blástica em leucemia mieloide crônica.
Leucemia linfoide aguda em lactentes menores de 1 ano.
Leucemia de células dendríticas.
Não é fator de risco para aquisição de infecção hospitalar própria do recém-nascido (RN) o(a)
O termo cranioestenose é definido como o fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas, ocasionando alterações morfológicas cranianas ou craniofaciais. Considerando que um bebê de oito meses seja encaminhado ao neuropediatra por apresentar estenose unilateral da sutura coronária, ocasionando assimetria da face, o diagnóstico será cranioestenose coronariana unilateral ou
Em relação aos exames de imagem em urologia, é CORRETO afirmar:
A tomografia computadorizada para avaliação de litíase urinária deve ser sempre realizada com a utilização de meio de contraste.
A ultrassonografia tem alta sensibilidade para identificar imagens de cálculos urinários independente da posição desses cálculos.
A uretrocistografia retrógrada e miccional, particularmente no sexo masculino, continua a ser importante método diagnóstico.
A pielografia retrógrada é realizada através da punção percutânea do sistema pielocalicinal e posterior injeção do contraste.
A urografia excretora é atualmente o exame radiológico de escolha para avaliação dos pacientes com hematúria.
Acerca do tratamento da incontinência urinária feminina e suas complicações, julgue os itens que se seguem.
No tratamento da incontinência urinária de esforço, injeções suburetrais de colágeno, gordura, silicone ou outros materiais de preenchimento apresentam índices de sucesso comparáveis aos das cirurgias abertas suprapúbicas (Burch).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...