Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na gestação, a decidualização ocorre no(a)(s)
estroma.
placenta acreta.
placenta percleta.
epitélio escamoso.
células metaplásicas.
Em relação ao hipotireoidismo, analise as assertivas abaixo.
I. Os defeitos genéticos na TPO são geralmente responsáveis pelo aparecimento de hipotireoidismo, frequentemente acompanhado de retardo mental, mas sem presença de bócio. II. No hipotireoidismo, a insuficiência adrenal pode ocorrer em associação ao mixedema e ampliar os sintomas de insuficiência de ambos os setores, sendo conhecida como síndrome de Schmidt quando envolve autoimunidade. III. Nos casos de hipotireoidismo em neonatos, a confirmação diagnóstica é feita com a dosagem de TSH sérico acima de 25mUI/L com taxa abaixo de 6mcg/dL. Qualquer suspeita clínica deve incluir a coleta de soro da criança e iniciar tratamento imediatamente, que deve ser mantido até a posterior confirmação laboratorial. IV. Lactantes do sexo masculino que evoluem com dificuldade de sugar o leite, hipotonia de musculatura do tronco e quadriplegia espástica nas primeiras semanas de vida devem ser investigados para hipotireoidismo causado por mutação no gene MCT8. É correto o que se afirma emI, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.

4/ 2/ 1/ 3
2/ 1/ 3/ 4
3/ 4/ 1/ 2
3/ 2/ 4/ 1
1/ 3/ 2/ 3
Paciente de oitenta anos de idade relatou, em consulta em ambulatório, apresentar, havia um ano, sintomas compatíveis com dispneia progressiva, dispneia aos mínimos esforços e episódios de dispneia paroxística noturna. O exame físico mostrou PA de 130 mmHg × 70 mmHg, ritmo cardíaco em três tempos (terceira bulha) e ictus visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo na linha axilar anterior esquerda. Observou-se, ainda, sopro holossistólico de grau 4 (classificação de Levine), com frêmito, mais bem audível no 2.º espaço intercostal direito na linha hemiclavicular à direita, com irradiação para as artérias carótidas, além de turgência jugular a 30º. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em bases pulmonares. No exame físico, o paciente não apresentou outras alterações. O eletrocardiograma do paciente mostrou sobrecarga ventricular esquerda.
Considerando o caso clínico acima, julgue os seguintes itens.
Nesse caso clínico, há risco de eventual deposição de plaquetas e fibrina sobre a lesão valvar e a consequente formação de endocardite trombótica não bacteriana, podendo a lesão inicial ser infectada em episódio de bacteremia, de modo que a aderência da bactéria estimule um depósito ainda maior de fibrina e plaquetas, desencadeando a vegetação clássica da endocardite infecciosa.
Para o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico é necessário pelo menos 4 critérios de 11, não faz parte destes critérios:
erupção malar.
fotossensibilidade.
lúpus discóide.
endocardite.
Assinale a alternativa que apresenta os principais efeitos metabólicos dos diuréticos tiazídicos.
Hiperglicemia, hiperuricemia, hipertrigliceridemia, hipocalemia e hipercalcemia.
Hipocalemia, hipercolesterolemia, hipofosfatemia, hipernatremia e hipoglicemia.
Hiperglicemia, hipercalemia, hipocalcemia, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.
Hipercalemia, hipoglicemia, hiponatremia, hipertrigliceridemia e hiperfosfatemia.
Hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, hipocalcemia, hipoglicemia e hipernatremia.
São contraindicações para a ressecção pulmonar no câncer de pulmão, do tipo não pequenas células:
I. Derrame pleural maligno.
II. Fístula traqueoesofágica.
III. Derrame pericárdico maligno.
IV. Paralisia do nervo laríngico recorrente.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as opções.
Apenas as opções I e II.
Apenas as opções I, III e IV.
Apenas as opções II e IV.
Apenas as opções II e III.
Assinale a alternativa que identifica o fator de risco cirúrgico de MAIOR pontuação, segundo o EUROSCORE.
Paciente com endocardite ativa, ainda em uso de antibióticos.
Paciente submetido à massagem cardíaca no pré-operatório.
Ventrículo esquerdo com fração de ejeção < 30%.
Comunicação interventricular pós-infarto.
Comunicação interventricular pós-infarto.
Resultado do exame anatomopatológico de vesícula biliar de paciente submetida a colecistectomia videolaparoscópica mostra adenocarcinoma com extensão até a subserosa. Assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS APROPRIADA.
Seguimento.
Quimioterapia isolada.
Quimioterapia e radioterapia.
Reoperação para duodenopancreatectomia.
Reoperação para ressecção hepática e linfadenectomia.
Baseado no ensaio randomizado hipotético abaixo, o risco relativo é de:

25%.
55%
65%.
75%.
85%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...