Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A patência do ducto arterioso no neonato é regulada pelo(a):

  • A.

    tromboxane A2.

  • B.

    PCO2.

  • C.

    óxido nítrico.

  • D.

    PO2.

  • E.

    pH.

Sobre o diagnóstico da asbestose, tem-se que

  • A. atualmente, a Tomografia Computadorizada de Alta Resolução é o melhor exame para o diagnóstico, por definir melhor o padrão de alteração fibrótica específico da asbestose.
  • B. para a conclusão diagnóstica, é sempre necessária a biópsia de pulmão que mostra fibrose intersticial com fibras de asbesto no interior do parênquima pulmonar.
  • C. alterações radiológicas características, associadas à história ocupacional compatível, autorizam o diagnóstico da doença, mesmo sem alterações funcionais.
  • D. há uma relação de dose-efeito entre exposição e indicadores radiológicos e, normalmente, o período de latência da doença é de 3 a 5 anos.
  • E. para fechar o diagnóstico, é necessário que haja a tríade história clínica, tomografia computadorizada, evidenciando lesões características, e a biópsia pulmonar compatível.

Os quadros de ansiedade e depressão estão entre os transtornos psíquicos mais frequentes na população e, para além da necessidade dos tratamentos psicoterápicos, muitos deles demandam alguma ajuda medicamentosa. Com respeito a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Nos quadros de fobia social do tipo circunscrito, é contraindicado o uso de antagonista B-adrenérgico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue próximos itens, referentes ao tabagismo.

Durante o processo de cessação do tabagismo, além do uso de medicação, deve-se necessariamente fazer terapia cognitivocomportamental, uma vez que a dependência da nicotina envolve componentes de dependência química e comportamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Menina de quatro anos de idade chega ao Pronto Socorro do Promorar, convulsionando, vinda da Zona rural de Teresina com história de crise convulsiva há 40 minutos. Após verificar vias aéreas e oxigenação ministrou-se Diazepan 0,3ml/kg/dose endovenoso, inicialmente teve remissão da crise, mas 4 minutos depois voltou a apresentar crise. Feito novamente Diazepan com suspensão da crise por apenas 5 minutos. Agora a melhor conduta seria:

  • A.

    novamente ministrar diazepan;

  • B.

    iniciar fenitoína;

  • C.

    fazer tiopental;

  • D.

    midazola

  • E.

    colocar o paciente na ambulância e enviar para o HUT.

Analise os enunciados abaixo e em seguida, marque a opção que corresponde aos enunciados CORRETOS.

I- Os desinfetantes a base de aldeído são potente desinfetantes e de baixa toxicidade.

II- São métodos de esterilização pelo calor seco: Estufa, flambagem, raios gama.

III- O cloro é um potente germicida e o hipoclorito de sódio é um derivado do bastante utilizado.

IV- Preconiza-se o uso de sabão em forma sólida em laboratórios e estabelecimentos de saúde como primeira opção.

  • A.

    I,III

  • B.

    I ,II,III,IV

  • C.

    II,III

  • D.

    I,IV

  • E.

    Todos estão corretos

Dentre as formas de síndromes parkinsonianas abaixo citadas, qual faz parte da Síndrome ParkinsonPlus?

  • A.

    Paralisia Supranuclear Progressiva.

  • B.

    Atrofia Multissistêmica.

  • C.

    Degeneração Ganglionar CórticoBasal.

  • D.

    Doença por Corpúsculos de Lewy Difusos.

  • E.

    Todas as alternativas acima estão corretas.

Ao suspeitarmos do diagnóstico de miastenia gravis ou outros distúrbios pós-sinápticos da junção neuromuscular, faz-se necessário solicitar a eletroneuromiografia com o seguinte teste:

  • A.

    estudo do reflexo H.

  • B.

    estudo do reflexo F.

  • C.

    velocidade de condução sensitiva.

  • D.

    estudo da reatividade autonômica simpática.

  • E.

    estimulação repetitiva.

Qual estrutura se deriva do romboencéfalo?

  • A.

    córtex cerebral

  • B.

    tálamo

  • C.

    ponte

  • D.

    hipotálamo

  • E.

    gânglios da base

A respeito de acidentes do trabalho que resultem em amputação de um membro, considere as afirmativas a seguir.

I – Caracteriza acidente como lesão corporal de natureza grave por debilidade permanente de membro, sentido ou função.

II – A perda ou inutilização do membro, sentido ou função é o que defi ne a natureza grave de um acidente dessa natureza.

III – A incapacidade permanente para o trabalho é o indicador de gravidade em acidentes desse tipo.

IV – Trata-se de enfermidade incurável que, pela irreversibilidade, constitui lesão corporal grave.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III e IV

  • D.

    I, II e III

  • E.

    II, III e IV

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...