Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, referentes à insuficiência cardíaca.

O uso de levosimendan na insuficiência cardíaca descompensada com necessidade de suporte inotrópico mostra benefícios imediatos superiores ao uso de dobutamina, além de menos efeitos colaterais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tratamento de pacientes com síndrome coronária aguda sem supradesnível do segmento ST, é contraindicado o uso de:

  • A.

    ácido acetilsalicílico (AAS).

  • B.

    fibrinolíticos.

  • C.

    heparina não-fracionada ou heparina de baixo peso molecular.

  • D.

    nitratos.

  • E.

    betabloqueadores.

No Brasil, o acidente vascular cerebral é a principal causa de óbito cardiovascular. A hipertensão arterial explica 40% das mortes por acidente vascular cerebral e 25% das mortes por doença coronariana. O grande problema é a falta de diagnóstico e de controle da pressão do paciente hipertenso. Para diagnóstico e tratamento adequado da hipertensão, deve-se levar em consideração que

  • A. na população geral a prática regular de exercícios aeróbicos reduz a pressão arterial casual na clínica e a ambulatorial, sendo o efeito hipotensor maior quanto maior for a pressão arterial inicial.
  • B. na primeira avaliação as medidas de pressão arterial devem ser obtidas em ambos os membros superiores e, em caso de diferença, utiliza-se sempre o braço com o menor valor de pressão para as medidas subsequentes.
  • C. em cada consulta deverão ser realizadas pelo menos três medidas de pressão arterial, com intervalo de um minuto entre elas, sendo a média das três medidas considerada a pressão arterial do indivíduo.
  • D. os anti-hipertensivos preferenciais para a realização do controle da pressão arterial em monoterapia inicial são os vasodilatadores de ação direta.
  • E. início da hipertensão antes dos 20 anos ou após os 60 anos de idade, hipertensão arterial resistente à terapia e assimetria de pulsos femorais são indícios de hipertensão secundária que devem ter a causa investigada.

Em relação à doença calculosa da vesícula biliar, julgue os itens.

I. Cálculos de bilirrubinato de cálcio são facilmente detectados na TC.

II. A modalidade de imagem mais sensível para a detecção de cálculos biliares é a US; que tem sensibilidade de até 95%, em contraste com a TC, que por sua vez não ultrapassa 79% de sensibilidade.

III. A atenuação dos cálculos biliares na TC não tem relação com o conteúdo de colesterol nos mesmos.

Marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    I está errada.

  • B.

    I e II estão corretas.

  • C.

    II e III estão erradas.

  • D.

    II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Julgue os itens seguintes, relativos aos sinais e sintomas característicos de demência, delirium e depressão.

O predomínio do comprometimento de funções executivas e da linguagem é característica da demência com corpúsculos de Lewy.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tratando-se de transferência e contratransferência NÃO é CORRETO afirmar que:

  • A.

    o paciente deprimido poderá desenvolver uma relação adesiva, dependente, na expectativa que o terapeuta tenha um poder, mágico e onipotente, que o cure eficazmente;

  • B.

    a contratransferência aos pacientes borderlines podem variar desde medos hostis do que podem realizar mas, nunca envolverá preocupações eróticas que podem surgir no seu mundo de sonhos;

  • C.

    a contratransferência aos pacientes narcisistas poderá produzir respostas hostis e desdenhosas na entrevista devido ao exibicionismo e indiferença pelos sentimentos alheios;

  • D.

    os pacientes borderlines não apresentam dificuldades de manifestar intensa transferência logo na primeira entrevista devido à fome emocional em respostas aos pais, vivenciados como pouco interessados nele;

  • E.

    os pacientes histriônicos apresentam uma transferência positiva nas primeiras entrevistas e assume uma qualidade erótica quando são entrevistados por pessoas do sexo oposto.

São critérios clínicos e gasométricos amplamente difundidos como indicadores de intubação traqueal, EXCETO:

  • A.

    PaO2<60mmHg (ou SaO2<90%) após oferta de oxigênio sob máscara.

  • B.

    PaCO2>45mmHg (exceto em pacientes cronicamente retentores de gás carbônico), sobretudo quando determinam acidose respiratória (pH<7,30 a 7,25).

  • C.

    nível de consciência rebaixado.

  • D.

    falência cardiocirculatória concomitante.

  • E.

    paciente com grande trabalho respiratório, com taquipneia persistente e utilização da musculatura acessória da respiração.

Julgue os próximos itens, relativos aos processos infecciosos no trato respiratório.

Drenagem pós-nasal, cefaleia e tosse podem estar presentes em quadro de sinusite aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado

São características descritas na síndrome de Miller-Fisher, EXCETO:

  • A.

    dispneia;

  • B.

    ataxia de marcha;

  • C.

    oftalmoparesia;

  • D.

    arreflexia;

  • E.

    anormalidades pupilares podem estar presentes.

A avaliação médica admissional de trabalhadores que realizarão transporte de cargas visa a evitar que pessoas com maior propensão a lombalgias realizem serviços pesados. Nessa avaliação, a pesquisa do sinal de Lasègue e dos reflexos patelar e aquileu são importantes porque

  • A.

    podem indicar compressão nervosa.

  • B.

    podem indicar alterações neuromusculares, se for encontrada a hiperreflexia.

  • C.

    auxiliam na detecção de hérnias de disco e doenças musculares.

  • D.

    auxiliam na detecção de escoliose.

  • E.

    ajudam a detectar lordoses acentuadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...