Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos últimos anos, a ocorrência de epidemias e pandemias por doenças emergentes ou reemergentes obrigou a comunidade internacional a aprimorar os serviços de vigilância em saúde. Entre os fatores que contribuíram para esta mudança estão a pressão demográfica, mudanças no comportamento social e alterações ambientais.
Diante deste cenário, no Brasil, no processo de estruturação e aperfeiçoamento do serviço de recebimento, processamento e resposta oportuna às emergências epidemiológicas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) inaugurou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde CIEVS, que tem por objetivo:
I. Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e mineração de informações nos principais meios de comunicação (Clipping Cievs).
II. Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional e programas prioritários da SVS/MS.
III. Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas.
São objetivos do CIEVS as atividades apresentadas
A proteção social compreende um conjunto de políticas sociais, garantido ou regulado pelo Estado, que visa prover a cobertura dos riscos advindos da invalidez, da velhice, da doença, do acidente de trabalho e do desemprego. Esses sistemas são resultado de um longo processo histórico, nos quais intervieram, em cada país, a base socioeconômica, o papel mais ou menos central do Estado na reprodução social e econômica, as tradições e cultura, bem como o grau de organização dos trabalhadores.
Antes do início do século XX, a proteção era organizada pelos próprios trabalhadores (associações de ajuda mútua e/ou sindicatos) ou por empresários que estavam preocupados com seus trabalhadores. O segundo grande momento foi no pós II Guerra Mundial, quando, fruto da conjunção de fatores políticos, econômicos e sociais, ampliou-se a ação do Estado e a cobertura foi estendida significativamente, de modo que seu resultado, principalmente em países europeus, foi chamado de Estado do Bem Estar Social (Welfare State).
Fonte:http://www.abphe.org.br/arquivos/julianne-alvim.pdf
Sobre a proteção social no Brasil, assinale a alternativa correta.
Analise as situações hipotéticas a seguir:
I. Não comente infração ética o médico que envia ficha de atendimento à autoridade judicial quando expressamente autorizado pelo paciente.
II. Diante de comunicação de um surto de Paralisia Flácida Aguda à autoridade sanitária local, deve o médico enviar cópia do prontuário do paciente para maior celeridade das investigações, do bloqueio sanitário e da identificação do paciente zero.
III. Para defesa pessoal, pode o médico apresentar à autoridade competente ficha de atendimento do paciente, solicitando segredo de justiça.
Estão corretas as situações descritas em
Atendimentos (24h) - 200
Médico Clínico - 1
Pediatra - 1
Leitos de observação - 10
Pacientes em observação (%) - 3
Encaminhamentos para internação (%) - 3
Atendimentos (24h) - 300
Médico Clínico - 2
Pediatra - 2
Leitos de observação - 12
Pacientes em observação (%) - 10
Encaminhamentos para internação (%) - 3
Atendimentos (24h) - 100
Médico Clínico - 2
Pediatra - 2
Leitos de observação - 10
Pacientes em observação (%) - 3
Encaminhamentos para internação (%) - 3
Atendimentos (24h) - 250
Médico Clínico - 1
Pediatra - 1
Leitos de observação - 5
Pacientes em observação (%) - 6
Encaminhamentos para internação (%) - 3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...