Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quando um paciente consulta um médico, ambos criam um relacionamento especial. Essa relação é composta pelo elemento consciente, que leva o paciente a buscar os serviços necessários de um profissional e pelo elemento em parte inconsciente determinado pelos seus antecedentes, experiências com outros médicos, expectativas, preconceitos e fantasias em relação aos profissionais de saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A atitude empática tem papel importante na relação entre o médico e o paciente, porém, dificilmente ela se estabelece no primeiro contato profissional com o paciente, ocorrendo, normalmente, apenas após o estabelecimento de vínculo entre eles.
Com relação ao glaucoma, julgue o item abaixo.
De acordo com o sistema proposto por Foster e colaboradores, os pacientes com glaucoma primário de ângulo estreito apresentam 270 graus ou mais de contato iridotrabecular e alterações do nervo óptico características de glaucoma.
nefrologista por apresentar hipertensão arterial há 3 anos e aumento da creatinina sérica (2,5 mg/dL). Havia antecedentes de doença renal na família (seu genitor fez hemodiálise por 5 anos, vindo a falecer de infarto do miocárdio com 63 anos de idade). No dia da consulta, apresentava pressão arterial de 150 mmHg (sistólica) × 90 mmHg (diastólica) e os exames laboratoriais mostravam, além da elevação da creatinina no sangue, colesterol total de 260 mg/dL, HDL-colesterol de 30 mg/dL, LDL-colesterol de 180 mg/dL. e triglicerídios de 160 mg/dL. A proteinúria estava em 150 mg/dia. Exame ultrassonográfico de abdome revelou a presença de vários cistos renais bilaterais e hepáticos, sendo dado o diagnóstico de doença policística autossômica dominante.
Com base no caso acima relatado, julgue os itens a seguir.
O uso de estatina está indicado no caso em questão, pois está comprovado que essa classe de droga melhora a função endotelial e previne a progressão da doença para insuficiência renal terminal.
Com relação aos riscos ocupacionais de natureza física, julgue os próximos itens.
Para avaliar a temperatura do local de trabalho, os aparelhos de medição devem ser posicionados no local em que o trabalhador permanece a maior parte de seu tempo, a cerca de 1,5 m do chão.
A parada cardíaca, também chamada parada cardiopulmonar ou cardiorrespiratória (PCR), caracteriza-se pela interrupção da circulação de sangue, como resultado da ausência ou ineficácia da atividade mecânica cardíaca. Clinicamente, o paciente não está responsivo, está apneico e sem pulsos detectáveis. Acerca dessas informações, julgue os seguintes itens.
Ao se optar pelo uso de epinefrina durante o atendimento a PCR, devem-se usar altas doses (0,1 a 0,2 mg/kg), principalmente na parada cardíaca hipóxica.
Julgue os itens a seguir, a respeito de transfusão em pacientes com distúrbios de coagulação.
O uso do DDAVP deve ser avaliado em todos os pacientes com diagnóstico de doença de von-Willebrand do tipo 2B.
Julgue os itens seguintes, referentes ao tratamento medicamentoso do leiomioma uterino e às técnicas de histerectomia.
A histerectomia vaginal sem prolapso pode ser realizada em úteros com volume menor ou igual a 300 cm³, na ausência de antecedentes de doença inflamatória pélvica, endometriose ou cirurgias prévias.
Um paciente de 47 anos de idade, tabagista e etilista crônico, queixa-se de disfagia e disfonia, quadro que ele apresenta há aproximadamente 1 ano, com piora progressiva. Ao exame endoscópico da laringe, observou-se lesão de aspecto infiltrativo com áreas de ulceração, atingindo epiglote, prega ariepiglótica, parte da aritenóide e prega vestibular à esquerda. Não foi possível a avaliação de prega vocal esquerda, e observou-se discreta redução da mobilidade laríngea à esquerda.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
As hipóteses diagnósticas, nesse caso, podem incluir tanto lesões malignas quanto lesões benignas, como infecções bacterianas, fúngicas, parasitárias ou mesmo não infecciosas.
Com relação às doenças neuroendócrinas, julgue os itens que se seguem.
No tratamento do hipopituitarismo devem ser consideradas as interações entre os hormônios da hipófise anterior, tais como a atenuação da ação periférica do cortisol causada pelo GH, o aumento da conversão de T4 a T3 causada pelo GH e a diminuição da resposta ao GH causada pela reposição de estrógenos orais em mulheres.
Com relação às complicações do DM, julgue os próximos itens.
Na cetoacidose diabética, a diminuição da insulina e o aumento das catecolaminas e outros hormônios contra-reguladores levam a lipólise, com consequente produção excessiva de ácidos graxos livres, que serão oxidados em corpos cetônicos no fígado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...