Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subsequentes, com relação à transfusão autóloga.
Não existe limite de idade para a transfusão autóloga.
Estima-se que, no Brasil, cerca de 5% a 15% dos pacientes internados apresentem algum tipo de infecção hospitalar, a qual adiciona 5 a 10 dias, em média, ao período de internação nosocomial. Com respeito a esse tema, julgue os itens subsequentes.
O trato urinário é o principal sítio de infecção hospitalar, tanto em unidades de terapia intensiva (UTI) de pacientes adultos, quanto nas UTIs pediátricas.
Julgue os itens que se seguem, relativos à esteroidogênese e às síndromes hiperandrogênicas.
A estatina possui ação redutora do LDL-colesterol plasmático e intracelular e pode interferir na esteroidogênese ovariana, diminuindo a produção dos seus esteroides.
A cromoendoscopia, ou uso de corantes, durante a realização de endoscopia digestiva alta é uma técnica utilizada há décadas com o objetivo de realçar alterações sutis da superfície do epitélio gastrointestinal anormal. Com relação a esse tipo de endoscopia, julgue os itens a seguir.
O índigo-carmim é um corante de contraste absorvido pelas mucosas do estômago, do duodeno e do cólon, o que acentua as irregularidades das superfícies dessas mucosas.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das dermatoses eritematodescamativas.
Na patogenia da psoríase, há encurtamento do ciclo germinativo epidérmico, redução das células em proliferação e intensa diminuição do tempo de maturação celular na epiderme da lesão.
Considere que uma mulher de 75 anos de idade, multípara e constipada crônica, sem outras comorbidades, apresente-se no consultório com queixa de incontinência fecal e relate protusão do reto inicialmente durante as evacuações e que, recentemente, isso tenha passado a ocorrer mesmo a esforços como tosse ou agachamentos. Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens que se seguem.
A inspeção do segmento prolapsado permite a diferenciação entre o prolapso retal completo e o prolapso parcial, que apresenta apenas componente mucoso, pois, no prolapso completo, caracteristicamente as dobras da mucosa têm uma apresentação radial, enquanto no prolapso mucoso as dobras mucosas são concêntricas.
As doenças pulmonares intersticiais representam um grupo heterogêneo de pnemopatias que envolvem o trato respiratório inferior. A respeito dessas afecções pulmonares, julgue os itens subsequentes.
Em exames de tomografia computadorizada de alta resolução, são exemplos de achados que podem ser observados nessas pneumopatias: a opacificação focal dos espaços aéreos ou com densidade pulmonar sob a forma de vidro moído envolvendo de modo desproporcional regiões subpleurais e basilares e o espessamento dos septos alveolares nas regiões periféricas (fibrose em favo de mel).
Considerando um paciente de 86 anos de idade, cardiopata grave e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, com uma hérnia inguinal estrangulada e sinais de irritação peritoneal, julgue os itens a seguir.
Para o aparecimento da hérnia nesse paciente, o músculo oblíquo externo sofreu enfraquecimento de sua aponeurose.
Com relação ao carcinoma broncogênico e sua investigação, julgue os próximos itens.
O novo estadiamento TNM divide os nódulos em 3 classificações: T1a, T1b e T1c, a depender de terem 1, 2, 3 ou mais centímetros de diâmetro.
Considera-se a reabilitação cardíaca como o processo de desenvolvimento e manutenção de nível desejável de atividade física, social e psicológica, que se segue à identificação de uma doença cardiovascular. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 68 a 73.
O condicionamento físico se dá após 3 a 6 meses de reabilitação e resulta no aumento do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), na redução da frequência cardíaca concomitante a aumento do volume sistólico, no aumento de fibras de encurtamento lento (vermelhas), e na redução do nível de catecolaminas sanguíneas, entre outros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...