Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Considere que um bebê de 6 meses de idade tenha sido vacinado no dia 17 de setembro com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), seguindo o calendário nacional de vacinação. No dia 19 de setembro, ocorreu a campanha nacional de imunização contra poliomielite, utilizando-se a VOP. Nessa situação, esse bebê não deveria receber a vacina da campanha, porque já foi vacinado 2 dias antes.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Entre as laringectomias parciais, a laringectomia parcial supracricoidea é bastante viável também em situações de resgate. Quanto a esse tipo de laringectomia, julgue os itens que se seguem.
A invasão maciça do espaço pré-epiglótico não contraindica esse procedimento cirúrgico.
Julgue os itens a seguir, relativos a aconselhamento préconcepcional e pré-natal. A bioquímica materna é um dos recursos utilizados no rastreamento de cromossomopatias. No primeiro trimestre, gestantes com risco elevado dessas doenças apresentam valores aumentados de proteína plasmática a associada à gestação (PAPP-a ) e de beta hCG livre, quando comparados a valores de gestantes cujos fetos sejam normais.
Com relação ao adenocarcinoma de próstata, julgue os itens que se seguem.
Recomenda-se biópsia prostática para os homens em tratamento com reposição de testosterona quando ocorrer aumento nos níveis séricos de PSA acima de 1,0 ng/dL nos primeiros seis meses, ou acima de 0,4 ng/dL ao ano após este período.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito do tema resíduos sólidos e limpeza pública.
Resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semisólido, que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição, excluindo-se os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água.
Mulher de 58 anos é internada por apresentar ao exame físico adenomegalia cervical e axilar. Feita biópsia ganglionar, o estudo anatomo-patológico mostrou a presença de células de Reed Sternberg. Dos dados abaixo, os mais prováveis de serem encontrados nesta paciente são:
pico monoclonal de imunoglobulina e hipercalcemia.
febre e emagrecimento.
blastos na medula óssea e pancitopenia.
anti-HIV positivo e linfopenia.
fator antinuclear positivo e hemólise.
Um paciente de 65 anos de idade procurou atendimento médico no setor de emergência, com forte dor associada a edema na panturrilha direita iniciada há um dia. O exame clínico mostrou paciente com índice de massa corporal igual a 38 kg/m2 e edema assimétrico (com presença do sinal de Godet) na panturrilha direita, presença dos sinais de Homans, de Pratt e da bandeira no membro inferior direito e pulsos pediosos e tibiais posteriores direitos palpáveis.
Com referência a esse caso clínico e a emergências clínicas, julgue os itens seguintes.
A ecografia vascular com Doppler (duplex scan) é considerada o exame de imagem padrão-ouro, por ser o mais sensível e acurado, para a confirmação da principal hipótese diagnóstica do paciente em questão.Um empregado de uma fábrica de móveis com 47 anos de idade queixa-se, há algum tempo, de lombalgia, mas continua trabalhando normalmente. Certo dia, teve queda de cima de um caminhão e não conseguiu mais andar devido à dor na região lombar e no membro inferior à direita; ficou em repouso por uma semana, mas continuou com os sintomas álgicos. Voltou ao serviço médico quando realizou novo exame físico, sendo constatadas algumas alterações. O médico solicitou uma tomografia computadorizada (TC) da coluna lombar, cuja imagem é reproduzida abaixo, e o encaminhou ao neurologista.
Acerca desse quadro clínico, julgue os próximos itens.
A TC de coluna lombar evidencia lesão compatível com hérnia discal como causa dos sintomas referidos pelo paciente. Tal patologia é mais comum nos segmentos torácicos e lombares.A TC de coluna lombar evidencia lesão compatível com hérnia discal como causa dos sintomas referidos pelo paciente. Tal patologia é mais comum nos segmentos torácicos e lombares.
Um homem de 34 anos de idade foi socorrido pela equipe local do SAMU, admitido no serviço de emergência e removido para a UTI-UQ (unidade de queimados) para tratamento, apresentando queimaduras de segundo grau em segmento cefálico, pescoço, face anterior do tórax, membros superiores e mãos, decorrentes de incêndio em depósito de papéis. Ele chegou à UQ com quadro sugestivo de comprometimento de vias aéreas por inalação, sendo submetido a ventilação mecânica convencional, conseguindo-se 85% de SpO2.
Com relação à situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 93 a 97.
Nesse caso, deve ser iniciada nutrição parenteral até que o paciente seja capaz da ingestão oral de calorias suficientes para atender às necessidades diárias. A nutrição enteral demonstrou aumentar a mortalidade por não atingir as necessidades proteico-calóricas necessárias, em virtude dos transtornos digestivos apresentados por pacientes queimados, como, por exemplo, o íleo adinâmico.
Considerando o diagnóstico de trombocitopenias na infância, julgue os itens a seguir.
A púrpura trombocitopênica imunológica em crianças é uma entidade autolimitada e que costuma se resolver em menos de seis meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...