Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 54 anos de idade é motorista de ônibus escolar e tem o diagnóstico de doença de Parkinson há 5 meses. Seu médico está otimizando seu tratamento. Considerando os efeitos colaterais das medicações em relação à profissão do paciente, julgue os itens subsequentes.
O biperideno é um anticolinérgico usado na doença de Parkinson e também para evitar reação extrapiramidal em pacientes que usam drogas antidopaminérgicas. O paciente em questão deve ser alertado para a possibilidade de efeitos colaterais, tais como sonolência, confusão mental e distúrbio cognitivo.
Um homem de 34 anos de idade foi socorrido pela equipe local do SAMU, admitido no serviço de emergência e removido para a UTI-UQ (unidade de queimados) para tratamento, apresentando queimaduras de segundo grau em segmento cefálico, pescoço, face anterior do tórax, membros superiores e mãos, decorrentes de incêndio em depósito de papéis. Ele chegou à UQ com quadro sugestivo de comprometimento de vias aéreas por inalação, sendo submetido a ventilação mecânica convencional, conseguindo-se 85% de SpO2.
Com relação à situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 93 a 97.
Como esse paciente apresenta queimadura com comprometimento acima de 20% da superfície corporal, pode haver perda de 20% a 40% do cobre corporal total durante a primeira semana de injúria, e o tratamento tópico das lesões com sulfadiazina de prata pode agravar essa deficiência.
Considerando os defeitos medulares, de membrana e enzimáticos como causas de anemia na infância, julgue os itens subsequentes.
Os corticoides são a principal opção terapêutica no tratamento da anemia de Diamond Blackfan.O médico frequentemente é instado a elaborar atestados de diversas naturezas. Esses são, muitas vezes, motivo de encaminhamento de denúncias e sindicâncias no âmbito dos conselhos de medicina. Logo, convém que o profissional conheça as leis e normas que regem o bom uso desse documento, como é o caso da Resolução CFM n.º 1.658/2002. Julgue os itens a seguir, tendo como base a referida resolução.
O médico deve registrar o código internacional da doença quando da elaboração do documento médico.
Considerando que uma das áreas de aplicação da epidemiologia nos serviços de saúde é a análise da situação de saúde, julgue os itens que se seguem.
A análise da situação de saúde é utilizada para caracterizar, medir e explicar o perfil de saúde-doença de uma população, bem como auxiliar na definição de prioridades, na alocação de recursos e na avaliação de programas desenvolvidos nos serviços de saúde.
Acerca das dermatofitoses, julgue os itens a seguir.
A tinha favosa é causada pelo Trichophyton schoenleinii.
Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Suponha que um menino de 7 anos de idade apresente adinamia, anorexia e mal-estar geral. No exame físico, apresenta-se ictérico e com hepatomegalia dolorosa à palpação. A mãe refere alterações urinárias e fecais, sugestivas de colúria e hipocolia fecal. Foram solicitadas dosagens de transaminases e sorologias para hepatites virais. Nessa situação, a presença do marcador anti-HBs, no soro, demonstra que o paciente apresenta imunidade ao HBV.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Entre as laringectomias parciais, a laringectomia parcial supracricoidea é bastante viável também em situações de resgate. Quanto a esse tipo de laringectomia, julgue os itens que se seguem.
Para a indicação desse tipo de laringectomia, é condição que as duas aritenoides sejam preservadas.
Com referência às funções da unidade materno-placentário-fetal, julgue os próximos itens. O principal estrogênio produzido na gravidez é o estradiol, formado durante a gestação por um processo único de biossíntese que demonstra a interdependência entre o feto, a placenta e a mãe.
Acerca das patologias urológicas da infância, julgue os próximos itens.
O neuroblastoma é o tumor sólido extracraniano mais comum na infância, e a doença metastática ocorre em 20 % dos pacientes; o prognóstico para as crianças abaixo de 1 ano é pior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...