Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos aspectos técnicos dos transplantes renais, julgue os itens de 58 a 61.
A trombose da veia renal pode ocorrer em até 10 % dos transplantes renais em crianças, e a precocidade do diagnóstico é fundamental, pois a intervenção cirúrgica deve ocorrer em até 1 hora do evento trombótico.
A respeito do tema tratamento de águas residuais, julgue os itens subsequentes.
A coagulação é um processo resultante de dois fenômenos. O primeiro é químico e consiste em reações de hidrólise do agente coagulante, produzindo partículas de carga positiva. O segundo é puramente físico e consiste em choques das partículas com as impurezas, que apresentam carga negativa, o que resulta em neutralização das cargas e formação de partículas de maior volume e densidade.
Considere as seguintes características epidemiológicas:
I. Exposição a calefação ou ar condicionado.
II. Presença de bronquiectasias bilaterais.
III. Pacientes idosos portadores de doenças crônicas debilitantes.
Pneumonias adquiridas na comunidade causadas por estafilococos, pseudomonas e legionelas associam-se, respectivamente, às características
III, I e II.
III, II e I.
II, III e I.
I, II e III.
II, I e III.
Um homem de 33 anos portador de asma relata tosse frequente e falta de ar. Está em uso de triamcinolona, 4 inalações 2 vezes ao dia, e salbutamol 1 ou 2 vezes ao dia, conforme necessário, através de inalador dosimetrado. Nos últimos 4 meses procurou atendimento de urgência 2 vezes por crise de dispnéia e ocasionalmente acorda com crise de tosse; notou refluxo de conteúdo gástrico à noite, algumas vezes. Apresenta poucos sibilos no exame físico e a radiografia de tórax é normal. A orientação MENOS adequada é
adicionar um antagonista de leucotrieno.
adicionar um beta-agonista inalatório de longa duração.
trocar triamcinolona por um corticoesteróide de alta potência.
usar salbutamol 4 vezes ao dia regularmente.
usar inibidor da bomba de prótons diariamente.
A respeito de perícia médica, julgue os itens a seguir.
A execução da perícia médica do INSS compete aos profissionais pertencentes ao quadro de pessoal do órgão; no entanto, quando esgotada a carga de trabalho dos servidores do quadro, pode ser confiada a médico perito credenciado como mão-de-obra auxiliar ao quadro permanente.
José, com 42 anos de idade, foi renovar sua carteira de motorista e, ainda na entrada do consultório, o médico observou uma marcha com base alargada e insegura. Durante a avaliação clínica, ao testar a coordenação, o médico verificou tremor de intenção à prova índex-nariz, dismetria e disdiacocinesia bilateral. Os pares cranianos, a força muscular e os reflexos — profundos e superficiais — eram normais. A fala de José era pausada, silabada. Ao ser questionado sobre o uso de álcool, negou-o e referiu que o problema do desequilíbrio vem piorando nos últimos dez anos, fato que provocou o acompanhamento médico e motivou a realização de uma ressonância nuclear magnética (RNM), cujas imagens são apresentadas abaixo.
Acerca desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
As imagens e o quadro clínico exprimem todas alterações clássicas da doença de Machado-Joseph: patologia autossômica dominante.
Com referência à confirmação do diagnóstico de morte cerebral e à doação de orgãos, julgue os itens a seguir.
Pela legislação brasileira vigente, todo cidadão adulto, com domínio de sua capacidade cognitiva, é potencial doador de órgãos (doação presumida), exceto aqueles que manifestam o contrário em documento registrado.
Julgue os próximos itens, referentes à transição epidemiológica.
Ao final do processo de transição epidemiológica de uma população, espera-se encontrar taxa de fecundidade baixa, esperança de vida alta e aumento da taxa de mortalidade proporcional por doenças crônico-degenerativas.
Acerca da clínica da dor, julgue os itens a seguir.
A clínica multidisciplinar de dor em tudo se assemelha a um centro multidisciplinar de dor, diferenciando-se deste por não incluir atividades de pesquisa e ensino em seu programa regular.
Recomenda-se que seja rejeitado aquele candidato a doador que tenha apresentado malária no último ano que antecede a doação de sangue. Com respeito a essa doença infecciosa, julgue os itens subsequentes.
Atualmente, o esquema terapêutico que usa a combinação do artemeter com a lumefantrina representa o tratamento de primeira escolha para homens adultos com malária por Plasmodium vivax.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...