Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às neoplasias malignas da boca e dos lábios, julgue os itens que se seguem.
O tipo morfológico exofítico tende a evoluir para metástases tardiamente.
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatóide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito.
Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue o item a seguir.
Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropiadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.Considere que uma paciente do sexo feminino, com 73 anos de idade, tenha sido levada pelos familiares ao pronto-socorro imediatamente após episódio de dor torácica de início súbito, sendo constatada hipertensão arterial sistêmica com pressão arterial de 160 mmHg × 110 mmHg. Recebeu alta após tratamento medicamentoso da crise hipertensiva e melhora dos sintomas. No dia seguinte, foi encontrada morta próxima a seu leito, sendo o corpo encaminhado para exame necroscópico. A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Caso, durante o exame necroscópico, seja encontrada uma placa aterosclerótica do tipo 6 nas porções distais da artéria coronariana descendente anterior esquerda, deve-se considerar que essa alteração causou um infarto agudo do tipo subendocárdico na parede anterior do ventrículo esquerdo.
Quanto à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, julgue os itens seguintes. Trabalhadores que exercem sua atividade no turno da noite comumente desenvolvem algum distúrbio na visão, podendo, em casos mais extremos, chegar à cegueira.
Acerca dos aspectos técnicos dos transplantes renais, julgue os itens de 58 a 61.
A avaliação imunológica pré-transplante renal compreende: determinação do grupo sanguíneo ABO; prova cruzada (crossmatch); avaliação da reatividade contra painel; e tipificação HLA do receptor e doador.
A respeito do tema tratamento de águas residuais, julgue os itens subsequentes.
Os processos físico-químicos mais utilizados no tratamento da água são coagulação, floculação, decantação, flotação, separação por membranas, adsorção e oxidação química.
São internados dois pacientes com doença pulmonar intersticial. Após investigação minuciosa conclui-se que a principal conduta para o primeiro paciente é a suspensão do tabagismo e para o segundo é a indicação de lavagem pulmonar. Os prováveis diagnósticos são, respectivamente,
pneumonite de hipersensibilidade e bronquiolite obliterante.
sarcoidose e silicose.
fibrose pulmonar idiopática e esclerodermia.
linfangioleiomiomatose e granulomatose deWegener.
histiocitose X e proteionose alveolar.
Na avaliação diagnóstica de um caso suspeito de tromboembolismo pulmonar a dosagem de dímero-D pelo método ELISA tem
alto valor preditivo positivo.
alto valor preditivo negativo.
baixa sensibilidade e alta especificidade.
sensibilidade intermediária e baixa especificidade.
valor preditivo irrelevante, tanto positivo quanto negativo.
Acerca de medicina do trabalho, julgue os próximos itens.
O quadro de um trabalhador que tem o hábito de apoiar o cotovelo ou o antebraço na mesa e que sofre de dor no epicôndilo medial, principalmente durante o movimento de pronação, sugere epicondilite medial, mas deve ser investigado também o diagnóstico de síndrome do canal cubital.
Maria, uma paciente com de 62 anos de idade, há três anos apresenta quadro de tristeza, relacionada pela família à aposentadoria, quando passou a ficar apática e desestimulada. Há um ano, porém, passou a ficar esquecida e ainda mais retraída, evitando eventos sociais e viagens. Queixando-se sempre de cansaço, indisposição, cefaleia pior pela manhã e insônia. Os familiares começaram a se preocupar ainda mais quando começou a apresentar picos hipertensivos e acordar de madrugada passando mal. Negaram insônia, referindo que a paciente dorme e ronca a noite toda e, ainda, cochila várias vezes durante o dia.
Considerando a situação clínica relatada acima, julgue os itens a seguir.
Questionamentos sobre sintomas da síndrome das pernas inquietas são desnecessários, em virtude da presença do ronco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...