Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O hiperaldosteronismo primário é a causa mais comum de hipertensão arterial de causa secundária.
Acerca da etiologia das DORTs e de noções de ergonomia, julgue os itens subsequentes. Por definição, LER/DORT abrangem quadros clínicos do sistema musculoesquelético adquiridas pelo trabalhador submetido a determinadas condições de trabalho. Trabalhadores acometidos por essas doenças apresentam vários sintomas, sempre concomitantes, tais como dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores.
Considerando as prescrições legais relacionadas à saúde do servidor público, julgue os itens a seguir.
O dano decorrente de agressão sofrida e não provocada pelo servidor público, no exercício do cargo, é classificado como acidente em serviço.
Levando ainda em consideração que o paciente descrito no texto evolua no quarto dia de internação em UTI sob ventilação mecânica, com elevação da temperatura corporal (38 ºC), aumento da secreção traqueal, de característica purulenta, e que se tenha observado o surgimento de novo infiltrado no pulmão direito na radiografia de tórax de controle, além de ter sido colhido material (sangue e secreção traqueal) para cultura, julgue os itens a seguir.
Esse paciente apresenta três critérios clínico-radiográficos que indicam o diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecânica. Assim, o início de antibioticoterapia com cobertura para germes hospitalares de forma empírica estará indicado, mesmo antes da chegada dos resultados das culturas que forem realizadas.
Para verificar a possível correlação entre a presença de história familiar de doença coronariana e o desenvolvimento dessa enfermidade em determinada população, um pesquisador selecionou aleatoriamente 250 pessoas sadias, certificando-se de que essa amostra fosse representativa da população-alvo. Em seguida, entrevistou todos os sujeitos da amostra e submeteu-os a avaliações clínicas e laboratoriais sequenciais durante 10 anos, encontrando os seguintes dados: dos 135 indivíduos que afirmaram ter história positiva para doença coronariana, 51 desenvolveram sinais clínicos da doença; dos 115 que negaram história familiar, 18 desenvolveram tais sinais; intervalo de confiança de 95%: 1,50 3,89; e valor p (Mantel- Haenszel) < 0,001.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Nesse estudo, a medida de frequência é o coeficiente de incidência, e a medida de correlação é o risco relativo.
O anestesiologista tem papel fundamental no controle da dor pósoperatória. De acordo com os mecanismos fisiopatológicos, a farmacologia e o tratamento da dor pós-operatória, julgue os itens subsequentes.
A cetamina, utilizada em associação com opioides na analgesia pré-emptiva, é uma droga antagonista do receptor NMDA, de ação não seletiva, e bloqueia, de forma não competitiva, a ativação desses canais de sódio voltagem-dependente pelo glutamato.
Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.
Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.
A principal hipótese diagnóstica é infarto do miocárdio.
Acerca das mamoplastias de aumento, julgue os itens que se seguem.
Sinal de linguine na ressonância magnética é indicativo de ruptura da prótese mamária.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos tumores malignos da cavidade nasal, julgue os itens que se seguem.
aciente com melanoma, diagnosticado e tratado cirurgicamente, não necessita de acompanhamento médico constante, devido à baixa taxa de recorrência dessa doença.
Uma paciente de 48 anos de idade procurou auxílio médico no setor de pronto-socorro de um hospital com relato de que, após a ingestão de uma feijoada, passou a apresentar dor inicialmente como cólica e que evoluiu para dor contínua, localizada no hipocôndrio direito, com irradiação para o dorso e para a região escapular direita. Informou também ter apresentado náuseas e dois episódios de vômitos. Relatou ter 5 filhos (parto normal), negou outras doenças prévias. O exame físico mostrou paciente ansiosa, obesa (índice de massa corporal = 35 kg/m2), mucosas anictéricas, afebril, acianótica, pressão arterial de 125 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Exames respiratório e cardiovascular sem anormalidades. Exame do abdome mostrou hiperestesia cutânea no nível do 8.º e do 9.º espaço intercostal direito, com dor à palpação do local, presença do sinal de Murphy, sinais de irritação peritoneal ausentes, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Os exames complementares iniciais mostraram: leucocitose moderada (14.000 células por :L) com desvio à esquerda, normobilirrubinemia, níveis normais de amilase sérica, de desidrogenase lática, de fosfatase alcalina e de transaminases (TGO e TGP), glicemia de 110 mg/dL. Foram solicitados exames de imagem para investigação diagnóstica.
A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens que se seguem.
A palpação de uma massa volumosa, lisa e globosa na topografia do hipocôndrio direito caracteriza o sinal de Murphy.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...