Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 55 a 59.
Em países de clima predominantemente quente, como o Brasil, as lagoas de estabilização são uma tecnologia indicada para tratamento de efluentes para uso agrícola.
No transtorno obsessivo-compulsivo (toc), o uso de antipsicóticos atípicos constitui estratégia de potencialização para pacientes não-responsivos; aos antidepressivos, entretanto, poderá provocar agravamento dos sintomas do toc o seguinte antipsicótico atípico:
Clozapina.
Olanzapina
Risperidona
Quetiapina
Em um paciente com hipotireoidismo secundário, em decorrência de doença da hipófise anterior, espera-se encontrar
TSH baixo e T4 livre elevado.
TSH muito elevado, biologicamente inativo.
T3 baixo e T4 livre elevado.
TSH baixo ou normal.
TSH indetectável, sempre.
O principal preditor de progressão de doença nos estágios iniciais da infecção pelo HIV é
a contagem de CD4.
a porcentagem de linfócitos atípicos.
a carga viral.
o número absoluto de linfócitos.
a contagem de CD8.
Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O fenoldopam é um antagonista seletivo dos receptores dopaminérgicos do tipo 1 (DA1), muito útil no tratamento das emergências hipertensivas, entretanto seu uso tem sido associado à piora da função renal nessas situações.
Acerca da etiologia das DORTs e de noções de ergonomia, julgue os itens subsequentes. Em todos os locais de trabalho, deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
Levando ainda em consideração que o paciente descrito no texto evolua no quarto dia de internação em UTI sob ventilação mecânica, com elevação da temperatura corporal (38 ºC), aumento da secreção traqueal, de característica purulenta, e que se tenha observado o surgimento de novo infiltrado no pulmão direito na radiografia de tórax de controle, além de ter sido colhido material (sangue e secreção traqueal) para cultura, julgue os itens a seguir.
Caso, nesse paciente, seja feita a opção de realizar a broncoscopia com lavado broncoalveolar para colher material para cultura, considerar-se-á um crescimento bacteriano superior a 102 UFC/mL no material como indicativo do diagnóstico etiológico da pneumonia.
Para verificar a possível correlação entre a presença de história familiar de doença coronariana e o desenvolvimento dessa enfermidade em determinada população, um pesquisador selecionou aleatoriamente 250 pessoas sadias, certificando-se de que essa amostra fosse representativa da população-alvo. Em seguida, entrevistou todos os sujeitos da amostra e submeteu-os a avaliações clínicas e laboratoriais sequenciais durante 10 anos, encontrando os seguintes dados: dos 135 indivíduos que afirmaram ter história positiva para doença coronariana, 51 desenvolveram sinais clínicos da doença; dos 115 que negaram história familiar, 18 desenvolveram tais sinais; intervalo de confiança de 95%: 1,50 3,89; e valor p (Mantel- Haenszel) < 0,001.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Esse estudo demonstrou correlação estatística entre os eventos avaliados.
O anestesiologista tem papel fundamental no controle da dor pósoperatória. De acordo com os mecanismos fisiopatológicos, a farmacologia e o tratamento da dor pós-operatória, julgue os itens subsequentes.
O conceito de analgesia pré-emptiva consiste no controle da dor crônica tão logo ela se instale. As técnicas analgésicas mais eficazes incluem a associação de bloqueios anestésicos préoperatórios com doses generosas de analgésicos opioides.
Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.
Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.
Esse é um efeito adverso frequentemente associado a procedimento de doação de sangue.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...