Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 35 anos de idade foi internada por quadro de pielonefrite aguda e evoluiu para choque séptico. No exame clínico, apresentava-se sonolenta, com pressão arterial de 80 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 30 irpm, saturação de oxigênio = 80% e nível arterial da pressão parcial de oxigênio (PAO2) de 50 mmHg, em ar ambiente. A radiografia de tórax mostrava infiltrado pulmonar difuso.
Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Caso a paciente evolua com necessidade de intubação traqueal e ventilação mecânica e, na gasometria de controle, se observe nível arterial pressão parcial de gás carbônico (PaCO2) de 65 mmHg e pH = 7,22, estará indicado aumentar o volume corrente para 8 a 10 mL/kg, pois a hipercapnia permissiva não deve ultrapassar PaCO2 de 55 mmHg.
Considerando as algias craniocervicais, julgue os itens que se seguem.
A primeira escolha para o tratamento farmacológico da neuralgia do trigêmeo são as drogas anticonvulsivantes, que suprimem as descargas ectópicas e estabilizam as membranas neuronais. A carbamazepina é eficaz em 95% dos pacientes com verdadeira neuralgia do trigêmeo.
Antes de doar sangue, os candidatos devem passar por triagem clínica, que deve ser realizada no serviço de hemoterapia por profissional de saúde habilitado, sob supervisão médica no mesmo dia da realização da coleta. De acordo com a Resolução RDC n.º 153/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o potencial doador será considerado inapto caso
tenha peso corpóreo igual a 55 kg.
Com relação a região mamária, julgue os itens de 80 a 85.
A tática de Silveira Neta baseia-se na transposição do complexo areolomamilar por um retalho monopediculadodermoadiposo glandular de pedículo lateral.
Uma mulher de 45 anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital com queixa de icterícia, colúria e acolia há três dias. Ela relatou passado de intolerância à alimentação hiperlipídica, com cólicas abdominais eventuais.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A prescrição parenteral de vitamina K deve fazer parte do preparo da paciente em questão, caso seja indicado tratamento operatório na vigência de icterícia.Durante o 4.º mês de gestação, uma paciente apresenta sangramento uterino, sendo submetida à curetagem. No exame histopatológico do material obtido na curetagem, o diagnóstico foi de mola hidatiforme completa.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
Na doença mencionada nesse caso clínico, a maior parte das vilosidades coriônicas está edemaciada e há hiperplasia de trofoblasto.
Um estudo de revisão sistemática descreveu que o exame laboratorial de dosagem da ferritina sérica, como exame diagnóstico de anemia por deficiência de ferro, apresenta 90% de sensibilidade e 80% de especificidade. Além disso, a razão de verossimilhança do resultado positivo do exame é de 5,9, e do exame negativo é de 0,12.
Acerca do desempenho desse exame em diferentes situações, julgue os itens seguintes.
Se a prevalência da anemia da população for de 50%, então o valor preditivo de um exame negativo (VP!) de ferritina sérica será de 68%.São etiologias de demências potencialmente reversíveis:
uso de benzodiazepínico; arritimia cardíaca; déficit de vitamina D; presença de afasia progressiva primária.
hidrocefalia de pressão normal; paralisia supranuclear progressiva; uso de ranitidina; presença de hiperintensidade de substância branca.
déficit de vitamina C; hipoparatireoidismo; presença de transtorno de ansiedade generalizada; uso de corticóide.
deficiência de vitamina K; degeneração hepatolenticular; presença de quadro psicótico agudo; uso de omeprazol.
déficit de vitamina B12; hipotireoidismo; uso de biperideno; presença de depressão maior.
A respeito das medidas que mantêm a qualidade dos hemocomponentes produzidos, julgue os próximos itens.
Os hemocomponentes devem ser transportados em temperatura na faixa de 20 ºC a 24 ºC.
Não se justifica recomendar profilaxia para endocardite bacteriana em pacientes com
prótese valvar biológica.
endocardite prévia.
miocardiopatia hipertrófica.
marcapasso ou desfibrilador implantados.
espessamento de folhetos de valva mitral, com prolapso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...