Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O efeito principal da rosiglitazona é estimular a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas.
A respeito de quadros de dor crônica, julgue os seguintes itens.
Substância P, prostaglandinas e glutamato são alguns dos mediadores químicos diretamente envolvidos na transmissão do impulso nociceptivo.
Considere que um paciente de 32 anos de idade, com 68 kg, no primeiro dia após uma laparotomia exploradora, permaneça em jejum, hidratado, com diurese adequada. A propósito desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Esse paciente deverá receber entre 60 mEq e 100 mEq de sódio por dia, caso não esteja com perda hidreletrolítica por sondas ou drenos.
Julgue os próximos itens, relativos a isquemia aguda de membros e isquemia crônica.
O ataque isquêmico transitório é explicado pela redução do fluxo sanguíneo hemodinamicamente significativo provocado por estenose carotídea.
Um casal bastante ansioso levou seu filho de sete anos de idade com orelhas em abdução para consulta médica, referindo que a alteração nas orelhas surgiu já no nascimento, tornando-se pior com o tempo. Com o início das atividades escolares, a criança passou a desenvolver certo trauma psicológico devido às brincadeiras das outras crianças que lhe davam apelidos desagradáveis.
Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.
O crescimento da orelha já está completo aos 7 anos de idade, sendo esta a idade ideal para se realizar a operação para correção da orelha em abdução e evitar traumas psicológicos em idade escolar.
Um paciente de 52 anos de idade, portador de insuficiência coronariana e história de infarto agudo do miocárdio, apresentou-se no pronto-socorro com quadro de edema agudo de pulmão. O eletrocardiograma mostrou alterações compatíveis com novo IAM em parede laterodorsal. No exame físico, apresentou também sopro sistólico em foco mitral 4+/6+. Foi realizado um ecocardiograma que evidenciou insuficiência mitral importante por rotura de músculo papilar. Apesar do tratamento realizado, o paciente evoluiu para óbito quatro horas após sua chegada no pronto-socorro. A família solicitou realização de necropsia e o corpo foi enviado ao necrotério.
Com relação ao quadro clínico acima apresentado e à anatomia do coração, julgue os itens que se seguem.
O músculo papilar acometido pelo novo infarto foi o músculo papilar póstero-medial.
A ressonância magnética (RM) não emprega radiação ionizante, mas seu forte campo magnético exige cuidados especiais. No que concerne à proteção dos pacientes e à operação de aparelhos de RM, julgue os itens seguintes.
As imagens ponderadas em T1 caracterizam-se por TR longo e TE curto.
Julgue os próximos itens, que versam a respeito dos divertículos adquiridos dos cólons.
A complicação mais freqüente é a diverticulite.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a maior causa isolada evitável de morte. Recentemente, o Brasil assinou um tratado mundial, a Convenção-Quadro, que visa proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras conseqüências geradas pelo consumo e exposição à fumaça do cigarro. No que diz respeito à fumaça e exposição do indivíduo à fumaça do cigarro, julgue os itens a seguir.
O pH básico da fumaça do cigarro é responsável pela melhor absorção da nicotina pelo epitélio respiratório.
Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.
Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Pode-se afirmar, nesse caso, que não há infecção no ouvido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...