Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao tratamento medicamentoso dos transtornos de ansiedade (TAs) é correto afirmar:
A primeira escolha serão os inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS), seguidos dos antidepressivos tricíclicos (ADT), dos benzodiazepínicos (BDZ), da venlafaxina, da buspirona e de outros.
Os betabloqueadores podem auxiliar em sintomas ansiosos, principalmente nos autonômicos, e como não há riscos de alterações vasomotoras, podem ser considerados como primeira escolha.
O BDZ não oferece nenhum risco ao paciente, devendo ser utilizado em monoterapia, por longo período de tempo, e em altas doses nos diagnósticos de TAs, principalmente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
O BDZ não oferece nenhum risco ao paciente, devendo ser utilizado em monoterapia, por longo período de tempo, e em altas doses nos diagnósticos de TAs, principalmente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
A psicanálise é a primeira escolha, entre as linhas psicoterápicas, sendo muitas vezes comparada em eficiência ao tratamento psicofarmacológico.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um paciente de 58 anos de idade, sem quaisquer sintomas, procurou atendimento médico ambulatorial com vistas à realização de checkup. Informou ser tabagista há 25 anos e que sua mãe e seu pai faleceram de ataque cardíaco, ambos aos 75 anos de idade. Relatou também sedentarismo. O exame clínico mostrou: paciente consciente, orientado, eupneico, pressão arterial de 95 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 75 bpm, índice de massa corporal igual a 28 kg/m2. Exame do aparelho respiratório e do abdome sem anormalidades. Extremidades com discretas varizes em membros inferiores. O exame cardiovascular evidenciou precórdio calmo, ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo e na linha hemiclavicular esquerda, com 2,5 cm de extensão, com impulsividade aumentada (cupuliforme), presença de frêmito sistólico +3/+4 em foco aórtico irradiado para fúrcula esternal e ao longo do trajeto das artérias carótidas. Auscultou-se ritmo cardíaco regular em três tempos à custa de quarta bulha, segunda bulha única em foco aórtico (apenas componente P2), presença de clique sistólico sucedido por sopro sistólico ejetivo, grau IV de Levine, mais bem audível em foco aórtico e irradiado para a base do pescoço e para as artérias carótidas, que reduz de intensidade após a realização da manobra de preensão manual (hand grip), pulso carotídeo tem amplitude reduzida e enchimento com duração lentificada, ausência de turgência jugular a 45º. O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, com frequência ventricular média de 70 spm, eixo do QRS a -35º, sobrecarga atrial esquerda, onda S em V1 com 35 mm de amplitude, infradesnivelamento do segmento ST com onda T negativa (padrão strain) em derivações V5 e V6.
Considerando os dados clínico-laboratoriais apresentados acima, julgue os itens de 11 a 16.
Considere ainda que o paciente em questão, em outro dia, tenha dado entrada no pronto-socorro com quadro de edema agudo de pulmão e, durante a monitorização eletrocardiográfica, tenha sido realizado o registro em papel (velocidade do papel 25 mm/s, calibração 1 cm = 1 mV, derivação de monitor MC1) apresentado abaixo. Nessa situação, é correto afirmar que a arritmia observada é a taquicardia paroxística supraventricular com reentrada nodal.
A causa mais comum do tipo de manifestação clínica tireoidiana descrito no texto é o
carcinoma papilífero.
carcinoma folicular.
carcinoma medular.
carcinoma metastático de pulmão.
adenoma benigno.
Acerca do tratamento da água, julgue os itens subsequentes.
A água de superfície, pela sua natureza, já é, por si só, potável, não necessitando, portanto, de tratamento.
Considerando-se a NR6, quanto ao EPI, NÃO cabe ao empregador
exigir seu uso.
adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade.
substituir, tão logo seja possível, quando danificado ou extraviado.
orientar e treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado, guarda e conservação.
registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Um paciente com 23 anos de idade relatou mal-estar e o aparecimento de pequenas pápulas na glande, que evoluíram para vesículas e romperam deixando uma exulceração muito dolorosa. No exame físico, foi possível constatar presença de adenomegalias inguinais dolorosas. Esse paciente relatou, ainda, que manteve relações sexuais sem preservativo com parceira desconhecida nos últimos 10 dias.
Com relação ao caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Como ações complementares do tratamento do paciente com diagnóstico de DST, deve-se oferecer a ele aconselhamento sobre DSTs, sorologias anti-HIV, VDRL, e contra hepatites B e C, se disponíveis, e vacinação contra hepatite B.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Hipouricemia, hipoglicemia e hiperpotassemia são efeitos colaterais associados ao uso da hidroclorotiazida.
A respeito de quadros de dor crônica, julgue os seguintes itens.
A dor lombar crônica pode ser causada por doenças inflamatórias, degenerativas, neoplásicas, defeitos congênitos, debilidade muscular, predisposição reumática, sinais de degeneração da coluna ou dos discos intervertebrais. Frequentemente, no entanto, não decorre de doenças específicas, mas sim de um conjunto de causas, como, por exemplo, fatores sociodemográficos e comportamentais, entre outros.
Medicina - Clínica Cirúrgica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Na hipertensão sistólica isolada de uma idosa com bioquímica (glicose, creatinina, ac. úrico) normal e sem comorbidades, estaria indicado um esquema inicial com doses baixas de
Hidroclorotiazida.
Prazosin
Hidralazina
Propranolol.
Clonidina.
De acordo com a finalidade do exame citológico, deve-se empregar agente adequado para fixação da amostra. Acerca da possibilidade de utilização de determinado fixador de acordo com a finalidade do exame, julgue os itens subsequentes.
Solução de Duboscq-Brasil é usada para cultura de microrganismos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...