Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 75 anos de idade apresenta enterorragia com choque hipovolêmico. Ao ser admitida no setor de emergência, ela encontrava-se torporosa, pálida, hipocorada e com a pele fria. A freqüência cardíaca era de 96 bpm e a pressão sanguínea, de 70 mmHg × 40 mmHg.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro clínico acima descrito.
A colonoscopia está contra-indicada por se tratar de hemorragia maciça.Tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma situação clínica ainda subdiagnosticada, apesar de freqüente incidência e de definido risco de morte. Acerca do diagnóstico e do tratamento da TEP, julgue os próximos itens.
O uso de trombolíticos deve ser reservado para pacientes com a forma maciça da doença ou em casos de choque.
Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.
Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Deve-se classificar o caso em relação à tosse e à freqüência respiratória como pneumonia.
Acerca da história natural das doenças, segundo o modelo de Laevell e Clark, julgue os itens a seguir.
Na concepção epidemiológica da história natural da doença, a descrição dos fatores ambientais é feita de forma semelhante à da ecologia, englobando, exclusivamente, os ambientes físico e biológico.
Com relação à declaração de óbito, assinale a opção correta.
A declaração de óbito tem uma única função, a de cumprir aspectos legais.
O médico pode preencher uma declaração de óbito sem ter, pessoalmente, examinado o corpo e constatado a morte.
A declaração de óbito não deve ser emitida nos casos de peças anatômicas retiradas por ato cirúrgico ou de membros amputados.
Quando uma criança nascer viva e morrer logo após o nascimento (independentemente da duração da gestação, do peso do recém-nascido e do tempo que ele tenha ficado vivo) não se deve emitir a declaração de óbito.
Um paciente com 25 anos de idade acordou com zumbido forte no ouvido direito, perda de audição nesse ouvido e vertigem rotatória que o prendeu ao leito. O paciente era saudável até a véspera desse quadro aparecer. Entre as doenças passadas estavam o sarampo e a caxumba.
Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens subseqüentes.
Trata-se de indisposição passageira que volta ao estado normal do paciente em 100% dos casos.
Julgue os itens a seguir, a respeito de tumores ósseos.
O cisto ósseo aneurismático é um tumor osteoblástico e expansível.
Acerca de fratura e luxação da extremidade proximal do úmero, julgue os itens subseqüentes.
Essa lesão é resultante de trauma de alta energia, com prejuízo da vascularização da cabeça umeral.
Uma mulher de 28 anos de idade, G1P0A0, com oito semanas de amenorréia, tem consulta de emergência com queixa de sangramento vaginal e dor moderada em hipogástrio. Ao exame físico apresenta sinais vitais estáveis e abdome plano, indolor à palpação. O exame especular evidencia colo fechado, exteriorizando moderada quantidade de sangue. Ao toque percebe-se útero de volume normal com colo fechado. Não é possível a palpação dos anexos. Para esclarecimento do quadro, o médico solicita ultra-sonografia transvaginal e dosagem de b-hcg quantitativo. Tendo em vista a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Se a ultra-sonografia evidenciar um embrião de 12 mm sem atividade cardíaca, é possível o diagnóstico definitivo de óbito embrionário.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
A HIC aguda em adolescentes pode ser causada por hemorragia subaracnóide. No Brasil, entre as causas desse sangramento, a doença de Moyamoya é cada vez mais comum, superando, em muito, o uso de cocaína.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...