Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Ambliopia é tratada com:
Oclusão.
Óculos e cirurgia eventual.
Estimulação visual com flashes de luz alternados.
Óculos para leitura de perto e colírios que borram a imagem.
Não há tratamento após os três anos de idade.
Uma paciente teve a primeira consulta no ambulatório de pré-natal no dia 3/3/2008. Tinha história de ciclos irregulares e referia a DUM em 10/12/2007. Levava consigo uma ultrasonografia realizada em 11/2/2008, evidenciando gestação de cinco semanas. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Deve ser solicitada a rotina de exames de pré-natal e realizada a prescrição de ácido fólico, visando à prevenção dos defeitos abertos do tubo neural.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
As estruturas intracranianas se acomodam quando o aumento da pressão é lento. Mudanças rápidas são pouco toleradas e, dependendo da idade, podem causar problemas. Crianças com mais de 10 anos de idade, com HIC de rápida evolução, costumam apresentar cefaléia, náuseas, vômitos e diplopia, podendo ocorrer também alterações no nível de consciência e macrocefalia.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A hidratação venosa e o uso de antimicrobianos sistêmicos seguidos de intervenção cirúrgica representam as opções terapêuticas recomendadas na situação clínica em consideração.
Um engenheiro com 37 anos de idade, previamente saudável, procurou atendimento médico com história de oito meses de galactorréia e disfunção erétil. A prolactina sérica era de 326 ng/mL. A ressonância magnética nuclear de sela turca confirmou a presença de lesão selar, com expansão supra-selar medindo 1,3 cm × 1,2 cm × 1,4 cm. A campimetria computadorizada não apresentou alterações apreciáveis.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
O tratamento cirúrgico por via endonasal endoscópica é a melhor escolha para esse paciente.
Uma mulher casada, com IMC de 29, foi internada no pronto-socorro com quadro clínico de dor abdominal e vômitos. Após a avaliação clínica e a realização de alguns exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de pancreatite aguda. A ecografia abdominal revelou a presença de microcálculos na vesícula biliar e de colédoco com diâmetro normal. Acerca do quadro clínico acima e de conhecimentos correlatos, julgue os itens seguintes.
O quadro clínico apresentado pela paciente em questão pode ser compatível com colecistite aguda. Nesse caso, a ecografia apresentaria vesícula biliar dilatada e com paredes espessadas.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
A Associação Americana de Diabetes recomenda a utilização de tratamento farmacológico com estatinas em pacientes diabéticos com doença cardiovascular estabelecida e que apresentem concentrações de colesterol LDL maiores que 100 mg/dl.seguir.
Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de infecção do trato urinário (ITU)Os familiares de um paciente que apresenta meningite em cujo liquor são isolados diplococos Gram negativos, devem ser convocados para
receber ampicilina por uma semana.
receber ceftriaxone por 5 dias.
receber rifampicina por 2 dias.
ficar em isolamento para observação clínica.
submeter-se à colheita de liquor.
Com relação à trombose venosa, julgue os itens a seguir.
Considere que um paciente jovem, após longa viagem de avião, apresentou quadro de trombose venosa profunda e, uma semana depois, um quadro súbito de acidente vascular cerebral (AVC) e isquemia aguda de membro inferior esquerdo. É correto afirmar que casos como esse ocorrem, necessariamente, associados a lesão cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...