Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da consolidação dos ossos, julgue os itens que se seguem.
A consolidação primária das fraturas ocorre sem a participação dos osteoclastos.
Julgue os itens seguintes, acerca da gravidade da lesão nervosa periférica.
A axonotmese ocorre na presença de lesão axonal com rotura do tubo endoneural.
Sobre as Uveítes NÃO é correto afirmar que:
A Sífilis primária não provoca Uveíte.
A Tuberculose pode afetar qualquer tecido ocular.
A infecção retiniana mais freqüente nos portadores do vírus HIV é a Citomegalovirose.
A amiloidose é uma doença do tecido conectivo que pode provocar diminuição da visão.
O sinal de Vongraef é observado na espondilite anquilosante.
Uma paciente de 24 anos, G3P1A1, grávida de sete semanas, realizou os exames laboratoriais de rotina, com os seguintes resultados: tipo sanguíneo = O-
Hb = 12 g/dL; glicemia = 78 mg/dL; anti-HIV = negativo;
VDRL = negativo; HbsAg = negativo; rubéola = IgG+ igM-;
toxoplasmose = IgG-IgM-; CMV: IgG+ IgM-; EAS = mormal.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.
Deve ser solicitado teste de Coombs indireto para pesquisa de doença hemolítica perinatal. Caso seja negativo, o teste deve ser repetido de forma periódica, para detectar eventual imunização.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Em lactentes que cursem com HIC de evolução subaguda ou crônica, pode haver fontanela tensa ou abaulada, sinal do sol poente, choro estridente e aumento do perímetro cefálico, entre outros achados ao exame físico.
Acerca de farmacologia clínica, julgue os itens subseqüentes.
O estudo da evolução cronológica da concentração de um medicamento no organismo humano e dos fatores que alteram essa concentração é denominado farmacodinâmica.
Uma das vias de acesso mais freqüentemente utilizadas em neurocirurgia é a craniotomia pterional. Acerca desse acesso cirúrgico, julgue os itens que se seguem.
Uma das vias de acesso mais freqüentemente utilizadas em neurocirurgia é a craniotomia pterional. Acerca desse acesso cirúrgico, julgue os itens que se seguem.
Uma mulher casada, com IMC de 29, foi internada no pronto-socorro com quadro clínico de dor abdominal e vômitos. Após a avaliação clínica e a realização de alguns exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de pancreatite aguda. A ecografia abdominal revelou a presença de microcálculos na vesícula biliar e de colédoco com diâmetro normal. Acerca do quadro clínico acima e de conhecimentos correlatos, julgue os itens seguintes.
A ecoendoscopia é um exame excelente para o diagnóstico de lesões subepiteliais do tubo digestivo e de tumores pancreáticos.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina, os bloqueadores do receptor da angiotensina, os diuréticos tiazídicos e os ß-bloqueadores são drogas que oferecem proteção cardiovascular em pacientes diabéticos hipertensos.
Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A dor desencadeada pela punho-percussão do ângulo costovertebral abaixo do décimo segundo arco costal é patognomônica de ITU.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...