Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A urocultura (com antibiograma) é essencial para a definição da principal hipótese diagnóstica desse paciente.Um dos benefícios para o trabalhador, inscrito no regime geral da Previdência Social, é chamado de auxílio-doença acidentário que, quando há necessidade de afastamento do trabalho, é concedido a partir do
1o dia do acidente.
5o dia do acidente.
15o dia do acidente.
16o dia do acidente.
30o dia do acidente.
5o dia do acidente.
15o dia do acidente.
16o dia do acidente.
30o dia do acidente.
15o dia do acidente.
16o dia do acidente.
30o dia do acidente.
16o dia do acidente.
30o dia do acidente.
30o dia do acidente.
Julgue os próximos itens, relativos a isquemia aguda de membros e isquemia crônica.
Para um paciente portador de fibrilação atrial, com quadro de início súbito de dor e fraqueza em membros inferiores há aproximadamente três horas, sem relato prévio de claudicação e que, no exame físico, apresenta frialdade, palidez, deficit motor e parestesia, o tratamento mais adequado seria com ecodoppler e heparinização.
Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O tratamento mais eficiente para rinofima constitui-se de várias sessões de luz pulsada.
Julgue os seguintes itens, relativos a enfermagem e auditoria.
A recusa ao pagamento de uma medicação sob a justificativa de ausência de checagem nas anotações de enfermagem caracteriza-se como glosa técnica ou real.
Qual o método diagnóstico de preferência na tromboflebite superficial do membro superior?
Na tomografia computadorizada (TC) convencional, uma série de imagens igualmente espaçadas é adquirida seqüencialmente através de uma região específica, com pausas entre os cortes, para a mesa de exame avançar até a próxima posição. Em contrapartida, na TC helicoidal, as imagens são adquiridas continuamente, enquanto a mesa avança através do gantry. A TC multicorte, evolução da TC helicoidal, caracterizase pela aquisição de múltiplos cortes simultâneos, graças à presença de múltiplas linhas de detectores com canais independentes, que permitem exames mais rápidos e com maior resolução espacial no eixo Z. Essas diferenças técnicas implicam parâmetros de aquisição distintos e ajustes correspondentes no regime de dose, sobretudo na corrente (mA).
A partir do tema tratado no texto acima e considerando aspectos relativos à operação correta e aos exames de TC, julgue os próximos itens.
A TC dos seios paranasais deve ter imagens nos planos transversal e coronal.
Uma mulher com 75 anos de idade apresenta enterorragia com choque hipovolêmico. Ao ser admitida no setor de emergência, ela encontrava-se torporosa, pálida, hipocorada e com a pele fria. A freqüência cardíaca era de 96 bpm e a pressão sanguínea, de 70 mmHg × 40 mmHg.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro clínico acima descrito.
A endoscopia digestiva alta para descartar um sangramento acima do ângulo duodenojejunal está contra-indicada, pois se trata de sangramento baixo.
Tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma situação clínica ainda subdiagnosticada, apesar de freqüente incidência e de definido risco de morte. Acerca do diagnóstico e do tratamento da TEP, julgue os próximos itens.
Varizes de membros inferiores e dispnéia de causa inaparente são compatíveis com a suspeita do diagnóstico da forma aguda dessa doença.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de constante secreção sanguinolenta de ambas as narinas, obstrução nasal e dor em toda a parte central da face, além de fístula do assoalho do nariz para a cavidade bucal. Ele relatou que tem febre constante, emagrecimento, e, ultimamente, o clínico suspeitou de uma insuficiência renal incipiente.
Julgue os itens a seguir, acerca do quadro clínico acima descrito.
Endoscopia nasal com biópsia esclarecerá o diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...