Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, relativos a aneurismas vasculares.
Os aneurismas da artéria pulmonar são freqüentes na doença de Behçet.
Uma menina, com 6 semanas de vida, apresentou história de aparecimento de um pequeno ponto vermelho na face, que cresceu rapidamente. A criança, atualmente, está com 4 meses de vida e existem duas tumorações na face, sendo uma localizada na pálpebra superior esquerda, com 3 cm de diâmetro, e a segunda, na região pré-auricular esquerda, com 2 cm de diâmetro
Acerca desse caso clínico e dos hemangiomas, julgue os itens que se seguem A síndrome de Kasabach-Merritt é uma síndrome hemangiomatosa caracterizada por petéquias e equimoses associada à trombocitopenia, que ocorre nos primeiros meses de vida e que pode evoluir com hemorragia interna e morte.Considerando que o quadro clínico da paciente apresentada no texto tenha evoluído para uma crise convulsiva generalizada do tipo tônicoclônica, com duração de 10 minutos, contínua, julgue os itens subseqüentes.
O quadro clínico atual da paciente permite o diagnóstico de estado de mal epiléptico.
Segundo classificação da ANVISA, existem três categorias de risco relativas à transmissão de infecções para pacientes. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
O uso de agentes químicos desinfetantes - como glutaraldeído, formaldeído, hipoclorito de sódio, entre outros - no processo de descontaminação de artigos, apesar de prática largamente utilizada, não é comprovadamente eficaz.
Analise:
I. O Transtorno do Pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques súbitos de ansiedade, recorrentes, acompanhados de sintomas físicos e afetivos. A manifestação central do Transtorno de Pânico é o ataque de pânico, um conjunto de manifestações de ansiedade com início súbito, rico em sintomas físicos e com uma duração limitada no tempo, em torno de dez minutos. Os sintomas típicos são: sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tonteiras, sudorese, tremores, sensação de perda do controle ou de "ficar louco", alterações gastrointestinais.
II. Diferentes classes de antidepressivos, incluindo inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (duais), antidepressivos tricíclicos (ADT) e benzodiazepínicos, são usadas no tratamento do TP.
III. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido recomendada para o tratamento dos sintomas agorafóbicos e ansiedade antecipatória. Pode ser indicada em qualquer momento do tratamento. Esta é também uma técnica que deve ser considerada em situações especiais como gestação, amamentação, impossibilidade de usar medicamentos ou retirada dos fármacos. A TCC para o TP consiste no uso da psico-educação, de técnicas para enfrentar a ansiedade, reestruturação cognitiva e enfrentamento das situações evitadas.
IV. O tratamento farmacológico do TP tem como objetivo bloquear os ataques de pânico, diminuir a ansiedade antecipatória, reverter a evitação fóbica, assim como reconhecer e tratar as comorbidades. Com o objetivo de avaliar a resposta ao tratamento no TP, verifica-se a intensidade e freqüência dos ataques, da ansiedade antecipatória, da evitação fóbica, o funcionamento global e a qualidade de vida.
É correto o que consta em
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao quadro clínico de um paciente de 50 anos de idade, portador de megacólon chagásico, que, após dois episódios de fecaloma, foi admitido com volvo de sigmóide.
Independentemente do tratamento indicado, o paciente em questão deve ser rigorosamente acompanhado com endoscopia, devido ao alto risco de câncer associado ao megacólon chagásico.
Uma criança de 3 anos de idade, proveniente da comunidade, foi atendida com história de febre, mal-estar, coriza hialina e tosse seca há 3 dias. Há 24 horas apresenta tosse cheia, com dificuldade para respirar e vômitos incoercíveis. A mãe informou que a criança apresentava tais sintomas pela primeira vez. No exame físico, estava com febre, fácies de sofrimento agudo, sinais de desidratação de segundo grau e freqüência respiratória de 60 incursões por minuto. O tórax mostrava retrações intercostais e subcostais, submacicez no terço inferior do hemitórax direito e broncofonia.
Julgue os itens seguintes, relativos ao quadro clínico hipotético acima.
Se a radiografia do tórax da criança mostrar uma condensação em lobo inferior direito, o agente etiológico mais provável será o pneumococo.
Antes do golpe militar, o sistema de saúde brasileiro tinha uma estrutura que comportava diversas organizações. Assinale a alternativa que está incorreta quanto à época e à política de saúde pós-64 e pré SUS:
Medicina geral predominante, 8ª Conferência Nacional de Saúde.
Ministério da Saúde para atividades preventivas, PIASS.
No gráfico abaixo, que compara a eficácia das estatinas na redução do LDL-Colesterol, X e Y correspondem, respectivamente, a
rosuvastatina e atorvastatina.
sinvastatina e atorvastatina.
pravastatina e fluvastatina.
lovastatina e rosuvastatina.
rosuvastatina e fluvastatina.
Quando, em decorrência de um traumatismo, ocorre lesão de partes moles, propiciando comunicação do osso fraturado com o meio exterior ou com uma cavidade contaminada (tubo digestivo e vagina, por exemplo), tem-se o quadro de fratura exposta.
Necrose avascular (com amputação subseqüente), síndrome de compartimento e pseudoartrose são exemplos de complicações associadas à ocorrência de fratura exposta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...