Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um escolar de 7 anos de idade vem apresentando febre moderada, intermitente, há 3 meses. Acompanhando o quadro, a mãe relatou astenia, anorexia e perda de peso. Atualmente, está com tosse e dificuldade para respirar. No exame físico, o médico observou febre, taquipnéia e taquicardia, sinais de desnutrição aguda, palidez cutaneomucosa, linfonodomegalia submandibular e axilar de pequeno tamanho e consistência elástica, retrações intercostais e hepatosplenomegalia. A mãe procurou assistência médica em várias ocasiões, tendo tratado a criança com antibióticos. Uma radiografia do tórax mostrou condensação no lobo superior direito, com nível hidroaéreo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Entre os diagnósticos da doença de base podem estar leucose, calazar e salmonelose septicêmica.
Assinale a alternativa correta.
Após as experiências do planejamento Cendes- Opas, e do documento Formulación de políticas de salud, constituíram-se duas grandes correntes do planejamento em saúde na América Latina, na década de 80. A primeira, mais dedicada a pensar o planejamento, e a segunda, mais preocupada com aspectos operacionais da estratégia foram capitaneadas respectivamente por:
Quanto ao tremor essencial benigno, pode-se afirmar que
surge mais freqüentemente após os 70 anos.
tende a poupar os membros inferiores.
é acompanhado de diminuição ou abolição de reflexos profundos.
cessa ao se pegar um objeto com propósito definido.
os melhores resultados terapêuticos são obtidos com bloqueadores de canal de cálcio.
Com relação às emergências em ginecologia e obstetrícia, julgue os itens a seguir.
O uso de sulfato de magnésio em pacientes com préeclâmpsia grave promove controle adequado da pressão arterial, devido a seu potente efeito anti-hipertensivo.
Quanto à anatomia e ao desenvolvimento ocular, julgue os itens a seguir.
A transparência da córnea é devida a sua estrutura uniforme, deturgescente e avascular.
Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.
Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
O quadro do paciente impede a administração de terapia nutricional parenteral, devido às alterações hemodinâmicas a que ele foi submetido.
Julgue os itens que se seguem, que versam acerca de neurologia geral.
Cefaléia e hemianopsia homônima são os sintomas mais freqüentes dos tumores da hipófise.
A respeito de uma paciente com 28 anos de idade que apresente quadro clínico de tirotoxicose e possua bócio difuso, confirmado por ecografia, julgue os itens que se seguem.
TSHoma é diagnóstico a ser considerado.
Um paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, procura serviço de emergência médica devido a dispnéia e palpitações. Ao exame físico, observa-se bócio difuso e exoftalmia, além de creptações inspiratórias em bases pulmonares. FR: 30 IRM. ACV: RC irregular, com freqüência ventricular média de 150 BPM. Apresenta-se ainda com tremores de extremidades e sudorese excessiva.
Com base no quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
A arritmia que essa paciente apresenta, provavelmente, é uma fibrilação atrial e está associada ao hipertireoidismo.
Considerando o quadro clínico de um homem de 25 anos de idade, solteiro, que procure atendimento médico queixando-se da presença de úlcera na região genital, e informe ter tido atividade sexual com várias parceiras nas últimas semanas, às vezes sem uso de preservativo, julgue os próximos itens.
O diagnóstico de cancro mole, causado pela Chlamydia trachomatis, deve ser fortemente cogitado, especialmente se a lesão ulcerada for única e indolor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...