Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao tratamento de pacientes co-infectados com tuberculose e HIV, julgue os seguintes itens.
Preconiza-se o uso rotineiro de profilaxia secundária com isoniazida para os pacientes co-infectados após tratamento de sucesso com o esquema inicial, independentemente da contagem de linfócitos T CD4+.
Acerca das doenças sexualmente transmissíveis, julgue os seguintes itens.
Os anticoncepcionais orais contribuem para aumentar a incidência de doença inflamatória pélvica, como a clamídia, uma vez que facilitam a entrada de alguns parasitas no interior da célula.
No Brasil, a maior prevalência do câncer avançado do esôfago ocorre no Rio Grande do Sul, com incidência de 14,3 casos por 100.000 habitantes. Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos a neoplasias do esôfago.
O aparecimento de carcinoma epidermóide na estenose cáustica, que depende da duração da estenose, não alcança 10% dos casos.
Paciente do sexo masculino, com 16 anos de idade, foi levado a serviço de emergência médica devido a crise convulsiva tônico-clônica generalizada, prontamente revertida com administração de diazepam por via endovenosa. No exame físico, evidenciou-se paciente com baixa estatura, fácies arredondada, pescoço curto e quarto metacarpo curto. Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguintes.
Esse paciente apresenta uma doença de natureza auto-imune comprometendo as paratireóides.
Uma paciente com 23 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, febre, mal-estar, hiporexia e artralgia. Ela procurou assistência médica no pronto-socorro e, ao exame físico, evidenciou-se a presença de nódulos eritematovioláceos, isolados, dolorosos, nos membros superiores, no tronco e nos membros inferiores. Também apresentava, no dorso, placa eritematoinfiltrada com alteração da sensibilidade dolorosa e pavilhões auriculares infiltrados.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
A paciente está apresentando reação do tipo 1 ou reação reversa.
O uso de catéteres impregnados externamente com antimicrobianos é uma das medidas utilizadas com o intuito de reduzir a incidência de infecções hospitalares. Assinale a opção que não contenha uma substância utilizada para tal fi m.
Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.
Diante desse quadro clínico, o médico deve
solicitar o exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial por 24 h.
A respeito de anestesia no neuroeixo, julgue os itens a seguir.
É possível a realização de bloqueio diferencial em anestesia peridural alterando-se a concentração do anestésico local escolhido.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 70 anos de idade, com sintomas do trato urinário inferior e sem tratamentos prévios, julgue os itens subseqüentes.
A ressecção transuretral da próstata é o tratamento cirúrgico padrão quando comparado a outros procedimentos minimamente invasivos.
Um homem de 45 anos de idade chegou ao consultório, informando quadro de artrite aguda no joelho direito, iniciada há 2 dias. Informou também que, antes desse, apresentou 3 episódios de monoartrite aguda autolimitados, com duração de cerca de 3 dias cada: há 2 anos, na primeira metatarsofalangiana esquerda; há 1 ano, no tornozelo direito; e há 6 meses, no joelho direito. Antecedentes: hipertensão arterial sistêmica, diagnosticada há 3 anos, em uso de hidroclorotiazida (50 mg/dia) e ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Achados alterados no exame físico: artrite no joelho direito, com sinais flogísticos (hiperemia cutânea, calor local e edema) associados a sinais de derrame articular. O paciente apresentou exame de ácido úrico sérico realizado há um dia, com resultado de 5,0 mg/dL.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
Mesmo com o nível normal de ácido úrico sérico (5,0 mg/dL), o diagnóstico mais provável é o de artrite gotosa, e as medicações usadas podem ter favorecido o aparecimento da doença por diminuição da excreção de ácido úrico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...