Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções congênitas.
A cesariana eletiva com membranas íntegras e fora do trabalho de parto pode contribuir para a diminuição da transmissão vertical do HIV em pacientes infectadas com carga viral acima de 1.000 cópias/mL.
Com relação à transição epidemiológica, que implica redução da mortalidade por doenças infecciosas e predomínio de óbitos por doenças crônico-degenerativas, julgue os itens a seguir.
As recentes epidemias de dengue, na cidade do Rio de Janeiro, e de febre amarela, na região Centro-Oeste, são indícios de que o Brasil ainda passa por um período de polarização epidemiológica, na qual o número de óbitos por doença infecciosa persiste elevado, próximo ao número de óbitos por doenças degenerativas.
No Brasil, a maior prevalência do câncer avançado do esôfago ocorre no Rio Grande do Sul, com incidência de 14,3 casos por 100.000 habitantes. Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos a neoplasias do esôfago.
Para o diagnóstico de câncer precoce do esôfago do tipo epidermóide, a cromoscopia com solução de lugol é um método diagnóstico pouco efetivo e de difícil interpretação.
Uma paciente com 23 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, febre, mal-estar, hiporexia e artralgia. Ela procurou assistência médica no pronto-socorro e, ao exame físico, evidenciou-se a presença de nódulos eritematovioláceos, isolados, dolorosos, nos membros superiores, no tronco e nos membros inferiores. Também apresentava, no dorso, placa eritematoinfiltrada com alteração da sensibilidade dolorosa e pavilhões auriculares infiltrados.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento de escolha para esse estado reacional é a amitriptilina.
Paciente na UTI em pós-operatório de cirurgia urológica (prostatectomia radical) apresenta quadro de dor torácica em região pré-cordial. O plantonista ordena a realização de um eletrocardiograma, que revela elevação difusa do segmento ST e depressão do segmento PR. O contorno da elevação é côncavo, assim como o segmento de repolarização, precoce. O provável diagnóstico é:
isquemia miocárdica.
pericardite.
resposta cardíaca ao trauma operatório.
hiperidratação.
embolia pulmonar.
É esperado que a criança, no final da fase troncluar (quatro a seis meses), consiga executar as seguintes atividades, exceto:
Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.
Diante desse quadro clínico, o médico deve
recomendar o início de mudanças no estilo de vida do paciente.
A respeito de anestesia no neuroeixo, julgue os itens a seguir.
Para os anestésicos locais, a forma levógira é a responsável pela cardiotoxicidade e pelo relaxamento muscular, enquanto a dextrógira é menos cardiotóxica e produz relaxamento muscular menos intenso.
Com relação ao quadro clínico de uma senhor de 65 anos de idade, com queixa de lombalgia à direita, com exame de imagem que mostra tumoração no rim direito, julgue os itens de 106 a 110, acerca desse caso clínico hipotético.
Oncocitomas podem ser facilmente diferenciados pelos métodos de imagem disponíveis.
Um homem de 45 anos de idade chegou ao consultório, informando quadro de artrite aguda no joelho direito, iniciada há 2 dias. Informou também que, antes desse, apresentou 3 episódios de monoartrite aguda autolimitados, com duração de cerca de 3 dias cada: há 2 anos, na primeira metatarsofalangiana esquerda; há 1 ano, no tornozelo direito; e há 6 meses, no joelho direito. Antecedentes: hipertensão arterial sistêmica, diagnosticada há 3 anos, em uso de hidroclorotiazida (50 mg/dia) e ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Achados alterados no exame físico: artrite no joelho direito, com sinais flogísticos (hiperemia cutânea, calor local e edema) associados a sinais de derrame articular. O paciente apresentou exame de ácido úrico sérico realizado há um dia, com resultado de 5,0 mg/dL.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
A fisiopatologia da doença mais provável desse paciente é semelhante quando ela se apresenta na infância ou na adolescência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...