Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o diagnóstico de malária por gota espessa, assinale a alternativa INCORRETA:
É um método eficiente.
É um método com uma alta facilidade de realização.
É um método barato (baixo custo financeiro).
É um método sensível.
É o método clássico de diagnóstico.
A respeito da anestesia em cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem.
Ao se monitorar a pressão arterial média invasiva, podem-se distinguir três ondas (a, c e v), além de duas depressões (x e y).
Foi diagnosticado recentemente câncer de próstata em um paciente de 60 anos de idade, sem queixas miccionais e sem disfunção erétil. O exame digital do reto demonstrou uma próstata de 30 g, sem nodulações e sem alterações na consistência. O PSA total foi de 4,5 ng/m, o exame histopatológico mostrou achado de adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3 + 3 = 6, 3 fragmentos comprometidos em 12 fragmentos retirados, até 30% de comprometimento neoplásico nos fragmentos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A prostatectomia radical e a radioterapia são opções terapêuticas para esse caso.
Um homem de 35 anos de idade relatou que, há uma semana, vem apresentando artrite no tornozelo esquerdo, associada a dor nos calcanhares, persistentes dores nos glúteos, lombalgia não aliviada com o repouso associada a rigidez matinal por cerca de uma hora. Uma semana antes do aparecimento desses sintomas, apresentou disúria miccional. O homem procurou um clínico geral e foi tratado com doxiciclina 100 mg a cada 12 horas, durante 7 dias, e indometacina 50 mg a cada 8 horas, observando desaparecimento dos sintomas urinários e pequeno alívio nos outros sintomas. O exame clínico evidenciou a presença de sinovite no tornozelo esquerdo, dor à palpação da inserção dos tendões aquileu bilateralmente e dor à palpação direta e à distensão da articulação sacroilíaca direita.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Devido ao quadro prévio de uretrite, apesar do uso da doxiciclina por 7 dias, é necessária a manutenção de um curso médio a prolongado (3 a 12 meses) com antibióticos.
Julgue os itens que se seguem acerca do tema abordado no texto acima.
A DA é a causa mais freqüente de demência e caracteriza-se por processo degenerativo que acomete inicialmente formação hipocampal, com posterior comprometimento de áreas corticais associativas e relativa preservação dos córtices primários.O cadáver de uma adolescente foi encontrado na margem de um rio, com os pés dentro d'água. O corpo apresentava mancha verde abdominal, circulação de póstuma, distensão torácica e abdominal, rigidez cadavérica desfeita e livores vinhosos somente em dorso, mais nítidos nas extremidades inferiores. Na roupa íntima, na parte em contato com a região perineal, havia sangue e na região perianal havia fezes. O orifício anal estava dilatado. No pé havia ferida com perda de substância sem edema nas bordas. Durante a necropsia, foram constatados: edema de laringe, edema e hemorragias pulmonares, certo grau de distensão pulmonar, dilatação das câmaras direitas do coração; além disso, exames complementares mostraram eosinofilia.
Com relação ao quadro hipotético acima descrito, julgue os itens seguintes.
A hipótese de morte súbita por anafilaxia não pode ser descartada.
Com relação a cetoacidose diabética e infecção por HIV, julgue os itens seguintes.
Frente a um quadro definido de cetoacidose diabética, uma proposta terapêutica aceitável será: corrigir a depleção do espaço extracelular com soro fisiológico em até 6 horas; corrigir a acidose metabólica grave, quando o base excess for menor que !18; corrigir a potassemia precocemente, após diurese abundante, uma vez que o paciente apresenta hipopotassemia que pode complicar seu quadro clínico; repor glicose quando a glicemia estiver abaixo de 300 mg/dL, na fase de reposição das perdas; iniciar insulina regular na dose de 0,1 U/kg/h, até que a glicemia atinja 200 mg/dL e a acidose esteja resolvida, quando deve passar a ser de 4 h em 4 h, conforme a glicemia.
Um paciente de 40 anos de idade queixa-se de paralisia do lado esquerdo da face, com início há 3 meses. A paralisia começou com a perda parcial de movimentos na parte inferior da face e vem progredindo, atingindo, agora, toda a face do lado esquerdo. Tal paciente nega qualquer outro problema, e a otomicroscopia à esquerda é normal. Tomografias computadorizadas de ossos temporais apresentam resultados normais, assim como a audiometria tonal simples e vocal. Ressalta-se que a paralisia envolve também a parte superior da face.
Com respeito ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
Não há necessidade de exames complementares pois, de acordo com os exames já realizados, é possível afirmar que se trata de uma paralisia de Bell, que passará sozinha.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 15 anos de idade, que se consulte por causa de uma lesão cervical de 8 cm de diâmetro, presente há alguns anos, situada na margem anterior do músculo esternocleidomastóideo à direita, com consistência cística e que costuma ficar inflamada quando o paciente tem amigdalite aguda, julgue os itens a seguir.
Tudo indica tratar-se de um cisto branquial do segundo arco branquial.
A esclerose múltipla (MS) é doença crônica, remitente, caracterizada por lesões múltiplas da substância branca do sistema nervoso central, que são separadas quanto ao tempo de ocorrência e localização. A causa da MS é desconhecida, mas sabe-se que há interação de fatores genéticos, imunológicos e infecciosos na origem da doença. A respeito dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.
A natureza patológica das lesões da MS consiste no processo de desmielinização com formação de placas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...