Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 28 anos de idade, bancária, começou a ter dificuldade para digitar textos com a mão direita, por dormência no 4.º e no 5.º quirodáctilos. Ela foi examinada pelo médico da empresa em que trabalhava e teve o diagnóstico de lesão por esforço repetitivo, além de pitiríase alba, devido a manchas hipocrômicas no antebraço direito e na mão ipsilateral. Durante um churrasco, a paciente se queimou com as brasas, mas, apesar das lesões e da formação de bolhas na mão direita, não sentiu dor. Após esse episódio, voltou a procurar auxílio médico.
De acordo com o caso hipotético acima, julgue os itens a seguir.
A paciente em tela, sendo portadora de asma brônquica, doença renal, hipereosinofilia sanguínea, cursando com os sintomas neurológicos citados, deve ter incluída na investigação diagnóstica a doença de Churg-Strauss.
Em relação à microanatomia neurovascular, julgue os itens a seguir.
A artéria vertebral origina-se da artéria subclávia, penetra no forame transverso de C6, dirige-se lateralmente a C2, penetrando o crânio através do forame magno.
O transplante renal constitui uma modalidade de tratamento da insuficiência renal crônica com melhor custo-benefício, quando comparado à diálise. Salvo algumas condições que contra-indicam o transplante, ele deve ser oferecido para todo paciente com insuficiência renal crônica como alternativa aos tratamentos dialíticos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A presença de doença pulmonar crônica avançada constitui contra-indicação absoluta ao transplante renal.
Com base nos dados epidemiológicos acerca dos acidentes de trabalho no Brasil, julgue os próximos itens.
Desde 2001, não há registro de acidentes de trabalho fatais no município de São Luís MA.
A respeito de várias patologias, julgue os itens de 64 a 75.
Carbamazepina, fenitoína, valproato de sódio e fenobarbital são as drogas de primeira linha para pacientes com epilepsia de início parcial, com generalização secundária.
Uma paciente de 23 anos de idade, previamente hígida, residente em Porto Alegre, apresentou três lesões ulceradas na perna direita, duas semanas após retornar da região amazônica, onde esteve praticando turismo ecológico por uma semana. As lesões, inicialmente papulares, eram pruriginosas, mas, após o desenvolvimento das úlceras, tornaram-se indolores. O médico suspeitou da possibilidade de leishmaniose tegumentar e decidiu fazer exames para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento mais adequado.
Acerca do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
Devem ser solicitados o exame radiológico do tórax e um eletrocardiograma.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
A transfusão com concentrado de hemácias lavadas em solução salina está indicada em casos de deficiência congênita de IgA e hemoglobinúria paroxística noturna.
Cerca de 25% dos idosos apresentam insônia e, entre aqueles que apresentam problemas psiquiátricos, essa porcentagem é ainda maior. Em relação à insônia em idosos, julgue os itens a seguir.
Omeprazol, amiodarona, atorvastatina e ramipril podem causar insônia.
A obesidade é uma doença crônica, do mesmo modo que a hipertensão arterial e a aterosclerose. É causada por um desequilíbrio entre a energia ingerida dos alimentos e a energia gasta, sendo que o excesso de energia é armazenado nas células adiposas. A hiperplasia e a hipertrofia dessas células constituem a lesão patológica da obesidade. Os efeitos do excesso de peso corporal na morbidade e mortalidade são conhecidos há mais de 2.000 anos. Hipócrates reconheceu que "morte súbita é mais comum naqueles que são naturalmente mais gordos do que nos magros". Em relação às complicações associadas à obesidade, julgue os itens a seguir.
Na menopausa, o risco de câncer do endométrio é maior nas mulheres obesas que nas não-obesas.
Uma paciente de 25 anos, enfermeira, procurou ambulatório de infectologia trazendo exames para Hepatite B que realizou porque o marido apresentou exame positivo quando doou sangue. Assintomática. História mórbida pregressa sem particularidades. Exame físico – normal.
Apresentava HBsAg não reagente; AntiHBs reagente; AntiHBc total reagente e AntiVHC não reagente.
A interpretação destes dados nos permite dizer que:
A paciente está infectada com o vírus da Hepatite B.
A paciente apresenta infecção crônica pelo VHC.
A paciente está imune para o vírus da Hepatite B e a imunidade foi adquirida por vacinação.
A paciente está imune para o vírus da Hepatite B e a imunidade foi adquirida por infecção sub-clínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...