Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à microanatomia neurovascular, julgue os itens a seguir.
A região alta da medula (C1 a T3) é suprida pela artéria radicular de Adamkiewicz, a qual recebe ramos da aorta e das ilíacas.
O transplante renal constitui uma modalidade de tratamento da insuficiência renal crônica com melhor custo-benefício, quando comparado à diálise. Salvo algumas condições que contra-indicam o transplante, ele deve ser oferecido para todo paciente com insuficiência renal crônica como alternativa aos tratamentos dialíticos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A perda de um enxerto prévio devido a causa imunológica contraindica a realização do transplante por um período de 6 anos.
A respeito de várias patologias, julgue os itens de 64 a 75.
No quadro agudo da hepatite B, mais da metade dos pacientes apresentam manifestações clínicas inespecíficas seguidas de fase ictérica que dura cerca de 15 dias, com aumento importante de aminotransferases, e predomínio da AST sobre a ALT.
Uma paciente de 23 anos de idade, previamente hígida, residente em Porto Alegre, apresentou três lesões ulceradas na perna direita, duas semanas após retornar da região amazônica, onde esteve praticando turismo ecológico por uma semana. As lesões, inicialmente papulares, eram pruriginosas, mas, após o desenvolvimento das úlceras, tornaram-se indolores. O médico suspeitou da possibilidade de leishmaniose tegumentar e decidiu fazer exames para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento mais adequado.
Acerca do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico específico pode ser realizado pela eletroforese de proteínas séricas.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
A hemólise não-imune de concentrado de hemácias pode ocorrer por fatores mecânicos (circulação extracorpórea), químicos (exposição a soluções hipotônicas) e biológicos (contaminação).
Em relação à anemia, condição comumente diagnosticada em ambulatório de geriatria, julgue os itens subseqüentes.
Após os 65 anos de idade, a anemia é mais comum em homens que em mulheres.
Fatores ambientais modificam claramente a incidência de diabetes melito do tipo I. O aumento na incidência da doença nas últimas décadas, particularmente em crianças, não pode ser explicado totalmente por mudanças genéticas. Em relação a essa influência, julgue os itens seguintes.
Estudos epidemiológicos têm sugerido que proteínas do leite de vaca podem atuar como gatilho no processo imunogênico do diabetes do tipo I.
Uma paciente de 46 anos, professora de escola municipal, solteira, é encaminhada ao ambulatório de infectologia para investigação, porque apresentou um exame de AntiVHC reagente. A paciente é assintomática e apresenta fígado palpável a 1,5 cm do rebordo costal direito, linha hemiclavicular D. Baço impalpável. Nunca foi usuária de drogas IV, é fumante de mais ou menos 10 cigarros ao dia desde os 20 anos e bebe socialmente.
Neste momento, quais dos exames complementares relacionados você considera mais importantes para esta paciente?
PCR qualitativo para o VHC, hemograma e transaminases.
PCR quantitativo para o VHC e genotipagem para o vírus da Hepatite C.
Acerca dos traumas vasculares, julgue os itens seguintes.
As feridas penetrantes de tórax com lesão arterial manifestam-se, em sua maioria, pela presença de sangramento persistente após a colocação de dreno de tórax.
Qual o sintoma define uma pior sobrevida em um paciente portador de estenose aórtica severa?
Tonteira.
Síncope.
Palpitação.
Angina pectoris, com precordialgia.
Insuficiência cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...