Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma menina com 5 anos de idade apresentou um quadro de otite média aguda e foi tratada com medicamentos. Três meses depois, a mãe a levou ao otorrinolaringologista por recomendação da professora, que percebeu que a criança não tem escutado bem.

Acerca do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.

Em um caso com esse, audiometria tonal pode acusar surdez condutiva nos dois ouvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 97 a 103, relativos à ortopedia pediátrica.

O método de Ponseti evita o tratamento cirúrgico (liberação póstero-medial) do pé torto congênito idiopático em apenas 50% dos casos, sendo que a utilização da órtese de Denis Browne faz parte do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem com 78 anos de idade, foi levado ao médico pela família, que informou dificuldade para andar, lentidão dos movimentos progressivos há quatro anos e sintomas depressivos há dois anos, hipertensão arterial e labirintite. O paciente fazia uso de captopril 25 mg 8 h/8 h e flunarizina 10 mg/noite há oito anos e de forma ininterrupta.

Com relação ao quadro clínico acima relatado, julgue os próximos itens.

As alterações descritas podem ser compatíveis com uma síndrome parkinsoniana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das anomalias do desenvolvimento do sistema nervoso, julgue os itens a seguir.

Os cistos aracnóides do tipo III envolvem inteiramente a fissura silviana, causando desvio da linha média.

  • C. Certo
  • E. Errado

         Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.

A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

A citologia quantitativa do efluente peritoneal, nos casos de peritonite, caracteriza-se por uma contagem de leucócitos superior a 30 células por mm 3 , com predomínio de neutrófilos polimorfonucleares, superior a 50%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de agentes químicos e toxicologia, julgue os itens seguintes.

Os agentes sensibilizantes são substâncias que produzem complexo antígeno-anticorpo, provocando reação de hipersensibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nesses dados, julgue os itens de 57 a 60.

Nessa distribuição, o ano de 2000 corresponde à mediana da distribuição do total de acidentes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para as questões de números 58 a 60 são apresentadas três afirmativas, que podem ser corretas ou incorretas. Para responder a cada uma das questões, use a chave abaixo.

(A) A afirmativa I é correta, apenas.

(B) A afirmativa II é correta, apenas.

(C) A afirmativa III é correta, apenas.

(D) As afirmações I e II estão corretas, apenas.

(E) As afirmações II e III estão corretas, apenas.

I. É possível considerar hipertensão arterial como doença ocupacional.

II. As doenças do aparelho reprodutor feminino e/ou masculino podem ter relação direta com o trabalho executado.

III. Todas as exposições aos agentes químicos são consideradas ocupacionais.

  • A. A afirmativa I é correta, apenas.
  • B. A afirmativa II é correta, apenas.
  • C. A afirmativa III é correta, apenas.
  • D. As afirmações I e II estão corretas, apenas.
  • E. As afirmações II e III estão corretas, apenas.

Um paciente dependente de álcool apresenta quadro de dor torácica, tosse produtiva, febre de 39 ºC e calafrios de 3 dias de evolução. Na história recente, referiu que ficou embriagado cinco dias atrás e acordou na calçada, com evidência de ter vomitado. O exame radiológico do tórax revelou opacidade no segmento superior do lobo inferior direito, com broncograma aéreo e imagem sugestivos de cavidade de 2 cm de diâmetro com nível hidroaéreo.

Em relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.

A etiologia do processo está relacionada com microrganismos da microbiota normal da cavidade oral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os linfomas representam um importante, complexo e heterogêneo grupo de distúrbios proliferativos clonais malignos originados a partir de linfócitos B ou T, cuja taxa de incidência anual tem um incremento médio de 4% ao ano. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.

A translocação t(8;14) é característica do linfoma de Burkitt.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...