Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A chamada bexiga neurogênica é uma das causas de incontinência. Ainda que pareça ser uma condição única, apresenta diversas formas, todas relacionadas ao controle neurogênico da micção. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
A bexiga autônoma implica função vesical independente de controle medular ou do cérebro.
Caso referente às questões 16 a 18
Se o paciente-fonte for portador do vírus da Hepatite C:
O risco de o cirurgião adquirir a infecção pelo vírus C é de, aproximadamente, 1,8%.
O risco de adquirir a infecção pelo vírus C é de, aproximadamente, 27%.
O médico cirurgião deve apenas, para fins legais e administrativos, documentar se houve ou não transmissão.
Não existe tratamento para as formas agudas de hepatite C e nem medidas que evitem ou diminuam o risco de o cirurgião adquirir o vírus.
A profilaxia com 800 mg/dia de ribavirina por 28 dias previne a infecção pelo vírus C em mais de 70% dos casos.
Acerca das afecções reumatológicas correlatas, julgue os itens a seguir.
A doença de Behçet, que está relacionada a risco aumentado de TVP, é diagnosticada clinicamente, visto que não existe teste sorológico específico para diagnosticá-la.
Com relação aos tumores cardíacos, julgue os itens que se seguem.
Há uma associação entre a esclerose tuberosa e os rabdomiomas e, nos casos familiares, verifica-se uma desordem genética, causada por anomalias nos genes TSC-1 ou TSC-2, dos cromossomos 9 e 16, respectivamente, que levam a distúrbios no crescimento dos cardiomiócitos.
Após se envolver em um acidente automobilístico, um paciente de 23 anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro, tendo chegado na sala de operações torporoso, com pupilas anisocóricas e quemose importante no olho direito. Exames mostraram edema cerebral e fratura blow-out da referida órbita, além de possível ruptura de globo ocular. Constatou-se, ainda, fratura de tíbia esquerda.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, os bloqueadores neuromusculares de escolha para a anestesia geral seriam a succinilcolina ou o rocurônio, devido às pequenas latências.
Um paciente de 30 anos de idade que apresentava comportamento estranho há seis meses foi atendido no ambulatório de psiquiatria. Relatou-se que, nas últimas cinco semanas, apresentou delírios paranóides bizarros e alucinações e, nos últimos 30 dias, apresentou discurso urgente e desorganizado, mostrando-se grandioso. Estava distraído e hiperativo e permanecia longos períodos sem dormir e sem conseguir realizar seu trabalho cotidiano.
Com relação a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Esse paciente apresenta sintomas mais compatíveis com abstinência de álcool que com abstinência de drogas estimulantes do tipo anfetaminas ou cocaína.Julgue os próximos itens, que versam a respeito dos divertículos adquiridos dos cólons.
A complicação mais freqüente é a diverticulite.
A estrutura organizacional da medicina legal no Brasil teve início em 1856, com a criação da Assessoria Médico-Legal na Secretaria de Polícia da Corte Imperial, no segundo período imperial brasileiro. Por ato do então Príncipe Regente, o ainda futuro Imperador dom Pedro II, mediante o Decreto n.º 1.740/1856, foi criado o embrião do que hoje são os institutos de medicina legal. Iniciou-se, dessa forma, um arcabouço organizacional que evoluiu espantosamente.
Com relação ao tema do texto acima e aos documentos médicolegais, julgue os itens subseqüentes.
Alguns autores dividem a medicina legal em geral e especial. Para estes, a medicina legal geral trataria das questões voltadas às lesões corporais (traumatologia forense), identificação (antropologia forense), sexualidade criminosa (sexologia forense), da morte e do morto (tanatologia forense), de aspectos psicossociais criminosos (psicopatologia forense), entre outras subdivisões, e a medicina legal especial estudaria a deontologia e a diciologia médica.
Uma criança de seis meses, procedente do DF, até então saudável, foi levada ao serviço de pronto-socorro com história de febre, tosse e diarréia sem sangue nas fezes, que persiste há três dias. O médico perguntou à mãe se a criança conseguia mamar ou beber líquidos sem vomitar tudo e a resposta foi que sim. A mãe também negou a presença de convulsão. No exame físico, observou-se que a temperatura axilar era de 38º C; que a criança estava consciente, não chorava e mamava no peito da mãe; quando pinçada, a pele voltava rapidamente ao estado anterior; a freqüência respiratória era de 55 incursões respiratórias por minuto, com tiragem intercostal, sem estridor; e havia secreção amarelada no ouvido, sem tumefação dolorosa atrás da orelha. Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância, julgue os itens a seguir, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Como a criança apresentava freqüência respiratória de 55 incursões respiratórias por minuto e retrações intercostais, deve-se classificar o quadro respiratório como pneumonia.
Um menino de 3 anos de idade, que vinha apresentando sintomas de infecção respiratória alta por uma semana, após obter uma melhora com relação a esses sintomas, passou a apresentar febre e a chorar ininterruptamente, aparentando sentir forte dor no ouvido.
Diante desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Caso a criança não seja tratada imediatamente com antibióticos, esse quadro certamente evoluirá para uma surdez permanente no ouvido afetado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...