Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A chamada bexiga neurogênica é uma das causas de incontinência. Ainda que pareça ser uma condição única, apresenta diversas formas, todas relacionadas ao controle neurogênico da micção. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
A incontinência do paciente com demência é, comumente, do tipo não inibida.
Uma paciente de 40 anos, solteira, ex usuária de drogas intravenosas soropositiva para o HIV, é encaminhada ao ambulatório de infectologia por apresentar, há 3 semanas mais ou menos, tosse seca, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento de 4 kg (pesava 55 kg antes da doença). O exame físico mostra apenas o emagrecimento e temperatura axilar de 37,8° C. Os resultados dos últimos exames realizados 40 dias antes da consulta mostram contagem de CD4 de 558 cels/mm3 e carga viral de 30.000 cópias/mm³. A bacterioscopia do escarro mostrou a presença de baar ++.
Neste caso, você esperaria encontrar no RX de tórax:Lesões escavadas em um ou ambos os ápices pulmonares.
Acerca da radiologia vascular, julgue os itens de 101 a 103.
No exame de estenose de ramos viscerais, não é recomendável a ARM, dado o risco de falha que esse método apresenta na avaliação do mencionado tipo de lesão.
Com relação aos tumores cardíacos, julgue os itens que se seguem.
Em crianças, os rabdomiomas podem regredir espontaneamente, e os procedimentos cirúrgicos somente são indicados quando os pacientes apresentam grave comprometimento hemodinâmico ou arritmias cardíacas refratárias ao tratamento clínico convencional.
Após se envolver em um acidente automobilístico, um paciente de 23 anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro, tendo chegado na sala de operações torporoso, com pupilas anisocóricas e quemose importante no olho direito. Exames mostraram edema cerebral e fratura blow-out da referida órbita, além de possível ruptura de globo ocular. Constatou-se, ainda, fratura de tíbia esquerda.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se o médico decidir utilizar infusão de colóides, como o amido, deve respeitar a dose máxima de 50 mL/kg, devido às possíveis alterações da coagulação.
Um paciente de 30 anos de idade que apresentava comportamento estranho há seis meses foi atendido no ambulatório de psiquiatria. Relatou-se que, nas últimas cinco semanas, apresentou delírios paranóides bizarros e alucinações e, nos últimos 30 dias, apresentou discurso urgente e desorganizado, mostrando-se grandioso. Estava distraído e hiperativo e permanecia longos períodos sem dormir e sem conseguir realizar seu trabalho cotidiano.
Com relação a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Os sintomas indicam que o paciente tem transtorno de personalidade esquizóide, com quadro delirante e comportamento maníaco.Julgue os próximos itens, que versam a respeito dos divertículos adquiridos dos cólons.
O diagnóstico de diverticulite é fundamentalmente clínico.
A estrutura organizacional da medicina legal no Brasil teve início em 1856, com a criação da Assessoria Médico-Legal na Secretaria de Polícia da Corte Imperial, no segundo período imperial brasileiro. Por ato do então Príncipe Regente, o ainda futuro Imperador dom Pedro II, mediante o Decreto n.º 1.740/1856, foi criado o embrião do que hoje são os institutos de medicina legal. Iniciou-se, dessa forma, um arcabouço organizacional que evoluiu espantosamente.
Com relação ao tema do texto acima e aos documentos médicolegais, julgue os itens subseqüentes.
A designação do perito pelo juízo no âmbito criminal pode ser vetada pelas partes conforme o Código de Processo Penal.
Uma criança de seis meses, procedente do DF, até então saudável, foi levada ao serviço de pronto-socorro com história de febre, tosse e diarréia sem sangue nas fezes, que persiste há três dias. O médico perguntou à mãe se a criança conseguia mamar ou beber líquidos sem vomitar tudo e a resposta foi que sim. A mãe também negou a presença de convulsão. No exame físico, observou-se que a temperatura axilar era de 38º C; que a criança estava consciente, não chorava e mamava no peito da mãe; quando pinçada, a pele voltava rapidamente ao estado anterior; a freqüência respiratória era de 55 incursões respiratórias por minuto, com tiragem intercostal, sem estridor; e havia secreção amarelada no ouvido, sem tumefação dolorosa atrás da orelha. Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância, julgue os itens a seguir, relativos ao quadro clínico descrito acima.
O quadro diarréico deve ser classificado como diarréia persistente com desidratação.
Uma menina com 5 anos de idade apresentou um quadro de otite média aguda e foi tratada com medicamentos. Três meses depois, a mãe a levou ao otorrinolaringologista por recomendação da professora, que percebeu que a criança não tem escutado bem.
Acerca do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
A otoscopia é um exame importante para se definir o diagnóstico da referida afecção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...