Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diagnóstico do exame citológico cervicovaginal de uma paciente foi de lesão intra-epitelial escamosa de alto grau associada à tricomoníase. A partir dessas informações, julgue os seguintes itens, relativos à patologia do sistema genital feminino.
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível e capaz de causar cervicovaginite.
Considere que um paciente de 30 anos de idade, usuário de drogas endovenosas, apresente-se com lesão no assoalho da boca, sangrante e infiltrativa e que o exame histopatológico mostre sarcoma de Kaposi. Acerca desse quadro, assinale a opção correta.
Essa lesão é comum em pacientes aidéticos; portanto, sorologia para AIDS deve ser feita imediatamente.
Essa lesão somente ocorre em indivíduos africanos.
Não há relação dessa lesão com doenças infecciosas.
Essa é uma lesão extremamente maligna e deve ser tratada com cirurgia, rádio e quimioterapia.
A respeito do manejo ortopédico do paciente politraumatizado, julgue os itens a seguir.
Em pacientes politraumatizados graves, a fratura femoral deve ser fixada precocemente, preferencialmente, dentro das primeiras 24 horas após a fratura.
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística em Transtornos Mentais (DSM-IV), os critérios diagnósticos de demência incluem comprometimento progressivo afetando a memória e pelo menos outra área da cognição (linguagem, praxia, gnosia ou função executiva). Essas alterações repercutem no dia-a-dia do paciente e não devem fazer parte de um quadro delirante (também chamado de estado confusional agudo). Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A coréia de Huntington tem como tratamento de escolha os agonistas dopaminérgicos.
Uma menina de três anos de idade deu entrada no pronto-socorro com história maldefinida de queda do sofá. A paciente somou oito pontos na escala de Glasgow, e a tomografia computadorizada de crânio mostrou edema cerebral. Exame de fundo de olho revelou hemorragia retiniana bilateral.
Em relação ao caso clínico acima, julgue os seguintes itens.
O exame de fundo de olho, nesse caso, não é indicativo da etiologia do mecanismo do trauma.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
A doença de base, GESF, pode recidivar no enxerto renal e é uma contra-indicação absoluta para o transplante renal do paciente.
Com referência a doenças de origem ocupacional, julgue os itens que se seguem.
As alterações endócrinas de ordem ocupacional decorrem sempre da exposição a agentes químicos.
Pode-se afirmar corretamente que a artrite reumatóide
Julgue os itens que se seguem, relativos a condutas neurológicas em UTI.
Se um paciente de 30 anos de idade, com queixa de cefaléia intensa, temperatura de 39 o C e vômitos há 12 horas, apresenta exame de fundo de olho normal, nessa situação, a tomografia de crânio deve ser feita antes da coleta do líquor, devido ao risco de herniação durante o procedimento.
Quanto a situações comuns em UTI, julgue os próximos itens.
De maneira geral, a nutrição enteral é preferida à nutrição parenteral, em pacientes críticos, por ser de menor custo, reduzir a chance de infecções e manter a integridade, a função de barreira e a imunidade da mucosa intestinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...