Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em determinado laudo de necropsia, constavam os seguintes diagnósticos: bronquiectasia; nefrosclerose benigna; leiomiomas uterinos; aterosclerose na aorta; esplenomegalia congestiva. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
São localizações comuns de aterosclerose as artérias coronárias, femorais e carótidas.
Considere uma criança de 7 anos de idade que apresenta lesão supurativa na linha média do pescoço acima do osso hióide. Essa lesão está presente há anos e supura intermitentemente. É identificada, ao exame, lesão de consistência dura, com 1 cm de diâmetro e com supuração por orifício central. A respeito dessa lesão, assinale a opção correta.
Cisto branquial é o diagnóstico mais provável.
Trata-se de tireóide ectópica.
A operação de Systrunk foi descrita para tratar esse tipo de lesão.
Trata-se de um cisto de primeiro arco branquial.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a tumores do sistema musculoesquelético.
O tratamento do osteossarcoma central de alto grau de malignidade consiste, geralmente, de realização de quimioterapia pré-operatória, cirurgia e quimioterapia pósoperatória.
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística em Transtornos Mentais (DSM-IV), os critérios diagnósticos de demência incluem comprometimento progressivo afetando a memória e pelo menos outra área da cognição (linguagem, praxia, gnosia ou função executiva). Essas alterações repercutem no dia-a-dia do paciente e não devem fazer parte de um quadro delirante (também chamado de estado confusional agudo). Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
O eletrencefalograma é exame complementar importante nos pacientes com suspeita de doença de Creutzfeldt-Jacob.
Uma menina de três anos de idade deu entrada no pronto-socorro com história maldefinida de queda do sofá. A paciente somou oito pontos na escala de Glasgow, e a tomografia computadorizada de crânio mostrou edema cerebral. Exame de fundo de olho revelou hemorragia retiniana bilateral.
Em relação ao caso clínico acima, julgue os seguintes itens.
O principal objetivo do tratamento, no caso, é o controle da pressão intracraniana.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
O elevado produto entre a concentração de cálcio sérico e fósforo (70) indica a necessidade de suspender temporariamente a administração da vitamina D ativa e de trocar o quelante de fósforo por outro que não contenha cálcio.
Com referência a doenças de origem ocupacional, julgue os itens que se seguem.
A metemoglobinemia e a sulfemoglobinemia apresentam o mesmo mecanismo fisiopatológico e quadro clínico semelhantes, mas diferem por serem causadas por agentes químicos distintos.
A síndrome de Zollinger - Ellison acomete mais homens entre 30 a 60 anos e é causada por tumor de células não beta. Pode-se dizer que esta síndrome envolve o
Com relação à síndrome HELLP e à morte encefálica, julgue os itens subseqüentes.
Os únicos métodos válidos para a constatação de morte encefálica são a angiografia cerebral e o doppler transcraniano.
Julgue os itens subseqüentes, quanto à decisão cirúrgica e aos cuidados perioperatórios.
O controle da glicemia deve ser cuidadoso no pós-operatório de cirurgia cardíaca. A glicemia deve ser mantida entre 80 mg/dL e 110 mg/dL, sendo muitas vezes necessária a infusão de insulina intravenosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...