Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Neonato foi levado ao hospital por apresentar dificuldade durante a amamentação, baixo ganho ponderal e dificuldade para respirar. No exame, apresentou-se sudorético, taquipnéico, taquicárdico. Na ausculta cardíaca, notou-se a presença de sopro contínuo, mais evidente em foco pulmonar, hiperfonese de primeira e segunda bulhas. Confirmou-se, ainda, a existência de hepatomegalia e estase jugular. A radiografia de tórax mostrou um grande aumento da área cardíaca. O ecocardiograma foi realizado e mostrou patência do ducto arterial, com grande shunt esquerdo-direito.
Tendo a situação clínica acima descrita como referência inicial, julgue os itens seguintes.
A ocorrência de endocardite bacteriana está associada aos pacientes portadores de grandes canais arteriais.
O ponto indicado pela seta II na VE corresponde à pressão diastólica final, também conhecida como pd2.
Amiúde, o médico cardiologista é chamado no berçário para avaliar se recém-nascidos (RN) apresentam ou não cardiopatias congênitas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A ausência de sopros na avaliação cardiovascular de um RN exclui o diagnóstico de uma cardiopatia congênita grave.
Um homem com 38 anos de idade referiu que, há uma hora, durante atividade sexual, ouviu um estalido acompanhado de dor intensa e de tumescência peniana, quando estava em decúbito dorsal, com a parceira em posição de montaria. Ele apresenta pênis flácido, com aumento de volume devido ao hematoma, e desviado para a esquerda.
Julgue os itens que se seguem, relacionados a esse caso clínico.
A túnica albugínea do pênis é uma estrutura com uma única camada composta de colágeno e elastina.
A mamografia é um tipo especial de radiografia porque apresenta particularidades tanto na sua execução quanto no seu processamento. A respeito dessas particularidades, julgue os itens seguintes.
Projeções mamográficas especiais incluem a projeção craniocaudal exagerada e as com deslocamento de prótese (manobra de Eklund).
Uma mulher de 42 anos de idade tinha diagnóstico de transtorno bipolar I e transtorno de pânico. Seus sintomas estavam controlados com uso da carbamazepina 800 mg/dia e alprazolam 4 mg/dia. Um de seus hemogramas revelou leucopenia. Após discutirem riscos e benefícios, ela e seu psiquiatra decidiram suspender a carbamazepina e iniciar tratamento com lítio 900 mg/dia, que foi bem tolerado no início do tratamento. No entanto, três semanas depois, ela apresentou sedação significativa, que interferiu em suas atividades diárias.
A partir da situação hipotética apresentada e com relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens a seguir.
As reações adversas mais comuns relatadas por pacientes tratados com alprazolam para a ansiedade são sedação, sonolência, tontura e vertigem. As reações adversas menos comuns relacionadas ao aparelho digestivo são boca seca, obstipação, diarréia, náuseas/vômitos e salivação aumentada.
Uma criança de três anos de idade apresenta tosse persistente há 1 mês, febre baixa, perda de peso e dor nas costas. No exame físico, percebe-se pequena gibosidade no dorso. O esquema vacinal está completo e não há antecedentes epidemiológicos para doenças infecciosas. Segundo relato da mãe, no período mencionado, foram feitos dois ciclos de antibioticoterapia para pneumonia. Uma radiografia do tórax mostra adenomegalia mediastinal e parailar direita e condensação de lobo inferior direito. Na coluna vertebral, observam-se imagens de lise óssea em vértebras toracolombares, com redução dos espaços intervertebrais. Teste de PPD mostra resultado igual a 12 mm.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
É correto recomendar, como terapêutica, o esquema tríplice de rifampicina, isoniazida e pirazinamida por dois meses, seguido do esquema duplo de rifampicina e pirazinamida por mais quatro meses.
Com relação ao diabetes melito (DM), julgue os próximos itens.
A identificação de anticorpos anti-GAD (descarboxilase do ácido glutâmico) no soro de pacientes com glicemia de jejum de 95 mg/dL sugere que o paciente seja portador de DM do tipo I.
Cada um dos itens subseqüentes apresenta um caso clínico hipotético, seguido de uma proposta de diagnóstico principal, que deve ser julgada.
Uma criança de 6 anos de idade teve febre de 38,5 ºC associada a um exantema de aspecto maculopapular, com distribuição centrípeta e, após algumas horas passou a apresentar aspecto vesicular, que evoluíram para pústulas e, posteriormente formaram crostas em 3 a 4 dias; as lesões eram polimórficas (isto é, apresentaram-se nas várias formas evolutivas simultaneamente) e pruriginosas. Nesse caso clínico, deve-se considerar como diagnóstico principal o sarampo.
Uma criança recém-nascida tem crises de aspiração e cianose ao alimentar-se. Nos intervalos entre as mamadas, ela respira bem. Laringoscopia sob anestesia mostra fenda laríngea posterior do tipo II (Benjamin e Inglis). Com referência a essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
De acordo com a classificação mencionada, tipo II de Benjamin e Inglis, a referida fenda posterior neste paciente chega até a metade superior da cartilagem cricóide.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...