Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Hepatite é a degeneração do fígado causada por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C), consumo excessivo de álcool e uso contínuo de medicamentos com substâncias tóxicas para o corpo.
Sobre a Hepatite, analise os itens:
I. A hepatite pode ser crônica quando faz o fígado ficar inflamado por pelo menos seis meses. As causas mais comuns são o uso contínuo de medicamentos, além dos vírus A e B. Nestes casos, o paciente pode ser instruído a usar antivirais receitados por um especialista. II. O vírus da hepatite tipo A (HAV) é transmissível, principalmente através de água e alimentos contaminados. Também é possível contrair a doença praticando sexo sem preservativo. III. O vírus da hepatite tipo B (HBV) é transmissível, principalmente por fluidos corporais. As formas mais comuns de contágio são: drogas injetáveis, cirurgias realizadas com materiais não esterilizados e uso de lâminas de barbear ou alicates utilizados por outras pessoas. O vírus também pode ser passado sexualmente, reforçando a necessidade do uso de preservativos e outros métodos de barreira. IV. De acordo com suas causas a hepatite pode ser dividida em: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite alcoólica, Hepatite medicamentosa e Hepatite autoimune. V. A hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos para efetivar o tratamento, mas que não permitem sua cura. VI. Esteato-hepatite não alcoólica ocorre devido o acúmulo de gordura no fígado chamado de esteatose hepática, que acomete cerca de 20% dos brasileiros, pode evoluir para uma forma inflamatória (esteato-hepatite não alcoólica) com risco de cirrose, insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) IV, V e VI apenas.

    C) I, III e V apenas.

    D) I, II, III, IV e VI apenas.

    E) I, II, III, IV, V e VI.

Sobre o uso racional de medicamentos, analise os itens:


I. De acordo com a definição do uso racional de medicamentos proposta pela Política Nacional de Medicamentos, as exigências para a sua promoção são muito complexas e estão relacionadas a uma sequência de variáveis, em uma construção lógica.

II. De modo geral, soluções são propostas para reverter ou minimizar este quadro de uso irracional, e devem passar pela educação e informação da população, maior controle na venda com e sem prescrição médica, melhor acesso aos serviços de saúde, adoção de critérios éticos para a promoção de medicamentos, retirada do mercado de numerosas especialidades farmacêuticas carentes de eficácia ou de segurança e incentivo à adoção de terapêuticas não medicamentosas.

III. A facilidade de acesso a informação sobre medicamentos é uma condição necessária, mas inepto para promover o uso racional. No contexto da saúde pública, torna-se imprescindível o conhecimento da qualidade das informações sobre medicamentos veiculadas nos meio de comunicação de massa; as informações são instrumentos importantes para ampliação da consciência sanitária e deverão ser utilizadas visando ao aprimoramento da qualidade da informação veiculada e, também, de sua assimilação pela população em geral.

IV. Assistência farmacêutica está envolvida diretamente na qualidade do uso racional de medicamento.

V. A Organização Mundial de Saúde definiu como seu grande estímulo para a próxima década a melhoria na racionalidade do uso de medicamentos, surgindo à necessidade de fomentar avaliação desse uso e vigiar seu consumo.


Estão CORRETAS:

    A) I, II, III, IV, apenas.

    B) II, III, IV, V, apenas.

    C) I, II, III, V, apenas.

    D) I, III, IV, V, apenas.

    E) I, II, III, IV, V.

De acordo com a Resolução nº CFM 1.931/09 que institui o Código de Ética Médica em seu Art. 69 diz que exercer simultaneamente a Medicina e a Farmácia ou obter vantagem pelo:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Encaminhamento de procedimentos, pela comercialização de medicamentos, órteses, próteses ou implantes de qualquer natureza, cuja compra decorra de influência direta em virtude de sua atividade profissional.

    B) Encaminhamento de procedimentos, transplante de órgãos, órteses, próteses ou implantes de qualquer natureza, cuja compra decorra de influência direta em virtude de sua atividade profissional.

    C) Encaminhamento de procedimentos, pela comercialização de produtos hospitalares ou implantes, cuja compra decorra de influência direta em virtude de sua atividade profissional.

    D) Encaminhamento de procedimentos, pela comercialização de implantes de qualquer natureza, cuja compra decorra de influência indireta em virtude de sua atividade profissional.

    E) Encaminhamento de procedimentos, pela comercialização de medicamentos, cuja compra decorra de sua influência enquanto membro integrante da equipe médica hospitalar.

Sobre o sigilo profissional, é vedado ao médico, EXCETO:

    A) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.

    B) Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, salvo a seus pais ou representantes legais, independe se o menor tenha capacidade de discernimento ou não.

    C) Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente

    D) Revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, inclusive por exigência dos dirigentes de empresas ou de instituições, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.

    E) Deixar de orientar seus auxiliares e alunos a respeitar o sigilo profissional e zelar para que seja por eles mantido.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
São consideradas doenças cardiovasculares:
I. Doença coronariana. II. Doença cerebrovascular. III. Doença arterial periférica. IV. Doença cardíaca reumática. V. Cardiopatia congênita. VI. Trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, II, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV, V e VI.

“É uma doença pode começar em qualquer idade e afeta igualmente homens e mulheres. Em 70% das pessoas com a doença, a causa não é conhecida, mas suspeita-se que as glândulas adrenais possam ter sido afetadas por uma reação autoimune, na qual o sistema imunológico do corpo ataca e destrói o córtex adrenal (a parte externa da glândula, que é diferente da medula adrenal, que é a parte interna que produz hormônios diferentes). Nos outros 30%, as glândulas adrenais são destruídas pelo câncer, por uma infecção, como a tuberculose, ou outra doença identificável. Em bebês e crianças, a doença pode ocorrer devido a uma anomalia genética nas glândulas adrenais”.
O conceito acima refere-se a um tipo de doença endócrina, denominada de:

    A) Hipertireoidismo.

    B) Hipotireoidismo.

    C) Addison.

    D) Cushing.

    E) Acromegalia.

Leia: “É realizado com o doente em decúbito dorsal, com completo relaxamento muscular. O examinador deve estar à direita do paciente; com os dedos da mão esquerda faz pressão no ângulo lombocostal para elevar o bordo inferior do fígado e, com a palma, exerce pressão sobre o gradeado costal, a fim de exagerar o deslocamento inspiratório do órgão. Colocando a mão direita espalmada sobre o abdômen, palpa o fígado com o bordo radial das falanges dos dedos indicador e médio durante a inspiração profunda, exercendo, concomitantemente, pressão de baixo para cima e de trás para diante.”
Sobre a palpação do fígado, o excerto acima discorre sobre o método:

    A) Mathieu.

    B) Lemos Torres.

    C) MacBurney.

    D) Blumberg.

    E) Simples.

A suspensão brusca dos betabloqueadores pode provocar hiperatividade simpática, com:

    A) hipertensão rebote e/ou manifestações de isquemia miocárdica.

    B) diminuição inicial do débito cardíaco, redução da secreção de renina e readaptação dos barorreceptores.

    C) diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.

    D) ocorrência de insuficiência cardíaca congestiva.

    E) redução da filtração glomerular com aumento dos níveis séricos de ureia e creatinina.

A terceira bulha é provocada pela distensão da parede ventricular, durante o início do enchimento diastólico (fase de enchimento rápido). Portanto, é uma bulha:

    A) protodiastólica, de baixa frequência.

    B) protodiastólica, de alta frequência.

    C) protossistólica, de baixa frequência.

    D) protossistólica, de alta frequência.

    E) mesossistólica, de baixa frequência.

São situações associadas à hiperfonese de segunda bulha cardíaca, exceto:

    A) Espessura diminuída do tórax.

    B) Hipertensão pulmonar.

    C) Dilatação da aorta ou pulmonar.

    D) Estado de baixo débito cardíaco (choque e miocardiopatia).

    E) Estados hiperdinâmicos (febre, anemia, tireotoxicose, exercício).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...