______________ é o mais característico dos ruídos abdominais, percebidos quando é feita a palpação profunda e deslizante, particularmente, no ceco. Além de ouvir-se o ruído, tem-se a percepção tátil da presença do conteúdo hidroaéreo da víscera. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Bronquiectasias trata-se de dilatação anormal e irreversível de um ou de vários segmentos brônquicos, podendo ser focal ou difusa. As manifestações mais comuns são as decorrentes de:
A radiografia simples do tórax em PA e perfil pode demonstrar várias anormalidades radiológicas com relação às bronquiectasias. Representando brônquios cheios de muco observa-se:
A) Opacidades em anel.
B) Espaços císticos.
C) Opacidades tubulares.
D) Opacidades lineares paralelas em trilho de trem.
E) Aumento da trama e perda da definição da trama pulmonar.
A síndrome cavitária é decorrente de um processo destrutivo do parênquima pulmonar (necrose ou supuração) secundária à tuberculose pulmonar, a abscesso pulmonar ou de uma neoplasia escavada. A principal etiologia é a:
A concentração de proteína no líquido intersticial da maioria dos tecidos é de, em média, cerca de 2 g/dL. O aumento da permeabilidade capilar permite a passagem para o interstício, além da água e dos íons, das proteínas plasmáticas. São exemplos de aumento da permeabilidade capilar: I - Edema inflamatório. II - Edema causado por lesão tóxica à parede capilar (toxinas bacterianas). III - Edema relacionado às reações alérgicas agudas. Está correto o que se afirma em:
Para determinar a intensidade do edema, emprega-se a seguinte técnica: com a polpa digital do polegar ou do indicador, faz-se uma compressão, firme e sustentada, de encontro a uma estrutura rígida subjacente à área em exame, seja a tíbia, o sacro ou os ossos da face. Com essa manobra, o médico procura localizar o sinal de: