Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 60 anos de idade, hipertenso em tratamento irregular, deu entrada no pronto-socorro com queixa de dor interescapular de forte intensidade irradiada para o dorso, de início súbito. A radiografia de tórax apresentou alargamento do mediastino.
Com relação ao quadro clínico acima e a aspectos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
A causa mais freqüente de óbito nos pacientes portadores dessa patologia é o infarto agudo do miocárdio.
Considere que a paciente descrita no texto tenha sido medicada com furosemida 40 mg (um comprimido, duas vezes ao dia), digoxina 0,25 mg (1 comprimido uma vez ao dia) e que, após duas semanas, ela retornou ao consultório médico e fez um eletrocardiograma convencional, cujo traçado é mostrado nas figuras abaixo.
Com base nessas informações, julgue os itens de 92 a 102.
A furosemida age nos mecanismos de contra-corrente da alça de Henle e promove, como efeito final, um balanço negativo de sódio, que é benéfico na paciente em questão.
Verifica-se na radiografia torácica (figura 1) aumento do tronco da artéria pulmonar, evidenciado pelo importante aumento da convexidade do arco médio que compõe o bordo esquerdo da silhueta cardíaca.
Em relação aos conhecimentos de anatomia necessários às atividades do urologista, julgue os itens seguintes.
Tumores do testículo esquerdo drenam primariamente para linfonodos para-aórticos esquerdos e interaortocavais.
Além do correto ajuste dos fatores de exposição, a obtenção de radiografias de alta qualidade depende também do processamento adequado dos filmes radiográficos. Com relação ao manuseio e à revelação dos filmes radiográficos, julgue os itens a seguir.
Fog de um filme radiográfico é qualquer densidade óptica cuja causa não seja a exposição no momento do exame.
A expectativa de vida está avançando no Brasil. Em face disso, é essencial que os profissionais de saúde, em particular os médicos, estejam atualizados frente a doenças com maior prevalência e incidência em faixas etárias avançadas. A respeito das síndromes demenciais, julgue os itens subseqüentes.
A doença de Pick é uma forma rara de demência, caracterizada por início insidioso, movimento coreiforme e perturbações psiquiátricas.
Uma mulher de 30 anos de idade apresenta um adenocarcinoma de ceco sincrônico com outro de cólon transverso. Não foram encontrados pólipos na colonoscopia, e uma tomografia do abdome mostrou que o fígado encontra-se normal. A radiografia do tórax está normal. Com relação aos antecedentes familiares, o pai teve adenocarcinoma de cólon aos 52 anos de idade e uma irmã da paciente teve adenocarcinoma de cólon aos 42 anos de idade. A paciente tem três filhos, com idades de 8, 5 e 3 anos.
Julgue os itens que se seguem, acerca desse caso clínico.
A decisão sobre a necessidade de quimioterapia adjuvante terá de ser tomada após o estadiamento pós-operatório.
Uma criança de três anos de idade apresenta tosse persistente há 1 mês, febre baixa, perda de peso e dor nas costas. No exame físico, percebe-se pequena gibosidade no dorso. O esquema vacinal está completo e não há antecedentes epidemiológicos para doenças infecciosas. Segundo relato da mãe, no período mencionado, foram feitos dois ciclos de antibioticoterapia para pneumonia. Uma radiografia do tórax mostra adenomegalia mediastinal e parailar direita e condensação de lobo inferior direito. Na coluna vertebral, observam-se imagens de lise óssea em vértebras toracolombares, com redução dos espaços intervertebrais. Teste de PPD mostra resultado igual a 12 mm.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
De acordo com o sistema de pontos adotado pelo Ministério da Saúde para diagnóstico da tuberculose, é muito provável que essa criança esteja tuberculosa.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Um pré-escolar apresenta febre e tumoração dolorosa na face lateral do pescoço há uma semana. No exame físico, observam-se temperatura axilar de 38 ºC, linfonodo, em região lateral do pescoço, com 3 cm × 3 cm de diâmetro, de consistência elástica, doloroso, sem outras adenomegalias palpáveis. O principal diagnóstico para esse caso é de toxoplasmose.
Em um pronto-socorro de pediatria, deu entrada uma criança de 3 anos de idade, cuja mãe relatava os seguintes sintomas: hipertermia, vômitos em jato, cefaléia, sinais de irritação meníngea e rigidez de nuca. O médico realizou a punção lombar para a obtenção do líquido cefalorraquidiano e o enviou para o laboratório de patologia clínica. Os resultados apresentados pelo laboratório foram: material turvo; celularidade de 870 células/mm3, sendo 75% de polimorfonucleares; concentração de proteínas de 270 mg/dL; relação da concentração de glicose no LCR/soro igual a 0,4%; e coloração com tinta da China negativa.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
A turbidez do líquor decorre da pleocitose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...