Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir.
Parênquima tireoidiano com ecotextura heterogênea é freqüentemente observado na tireoidite de Hashimoto.
Um lavrador com 22 anos de idade, natural do Piauí, procurou atendimento médico, queixando-se de furúnculo na perna. Relatou que, há 3 meses, após picada de inseto na perna direita, surgiu-lhe lesão papulonodular. Ele foi medicado com cefalexina oral e neomicina em pomada, sem melhora. A lesão progrediu para ulceração e apareceram dois nódulos adjacentes. O paciente negou a ocorrência de sintomas locais ou sistêmicos. Antecedentes pessoais: asma e rinite. Antecedentes familiares: hipertensão e diabetes melito. Ao exame dermatológico, verificou-se a existência de úlcera medindo 3 cm × 3 cm, com fundo granuloso, bordas elevadas, localizada na face lateral do terço médio da perna direita.
A respeito do caso clínico acima e de aspectos correlatos, julgue os próximos itens.
É freqüente, na hanseníase na forma tuberculóide, a existência de células de Virchow abarrotadas de bacilos de Hansen, alguns agrupados em globias.
Com relação à situação clínica apresentada no texto acima, julgue os itens que se seguem.
De uma maneira geral, as cardiopatias orgânicas e as taquicardias ventriculares (com QRS largo) são as causas mais freqüentes de síncope.Com relação ao quadro clínico de uma paciente de 32 anos de idade, portadora de nódulo tireoidiano de crescimento progressivo, julgue os itens que se seguem.
Caso o nódulo que a paciente apresenta seja um tumor papilífero de tireóide, o prognóstico será ruim, com curta sobrevida após o tratamento cirúrgico.
Acerca da embriologia e da histologia do sistema vascular, julgue os itens a seguir.
Os vasos linfáticos possuem contratilidade própria, motivo pelo qual a linfa é impelida para frente.
Pacientes que sofreram grande perda ponderal após cirurgia bariátrica têm como objetivo a retirada do excesso de pele e panículo adiposo decorrente dessa grande perda de peso, que, em alguns casos, constitui uma cirurgia higiênica. A planificação e a ordem das cirurgias são seguidas conforme a indicação médica e as queixas de cada paciente. Com relação ao tratamento cirúrgico nesse tipo de quadro, julgue os itens a seguir.
A ressecção de todo excesso de pele dos pacientes com maciça perda ponderal ajuda na restauração de seu padrão metabólico.
Um paciente de 60 anos de idade, hipertenso em tratamento irregular, deu entrada no pronto-socorro com queixa de dor interescapular de forte intensidade irradiada para o dorso, de início súbito. A radiografia de tórax apresentou alargamento do mediastino.
Com relação ao quadro clínico acima e a aspectos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
A dissecção aguda de aorta deve fazer parte do diagnóstico diferencial nesse paciente.
Considere que a paciente descrita no texto tenha sido medicada com furosemida 40 mg (um comprimido, duas vezes ao dia), digoxina 0,25 mg (1 comprimido uma vez ao dia) e que, após duas semanas, ela retornou ao consultório médico e fez um eletrocardiograma convencional, cujo traçado é mostrado nas figuras abaixo.
Com base nessas informações, julgue os itens de 92 a 102.
A ausência de desdobramento da segunda bulha (B2 única) observada na paciente é explicada pela alteração na condutibilidade miocárdica, expressa pelo distúrbio de condução intraventricular do feixe de
Analisando-se a radiografia de tórax (figura 1), pode-se estimar que a relação cardiotorácica em muito excede 50%, razão por que é correto concluir que há aumento da área cardíaca.
Em relação aos conhecimentos de anatomia necessários às atividades do urologista, julgue os itens seguintes.
A veia renal esquerda, em geral, cruza a aorta posteriormente e se localiza inferiormente à raiz da artéria mesentérica superior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...