Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 30 anos de idade apresenta um adenocarcinoma de ceco sincrônico com outro de cólon transverso. Não foram encontrados pólipos na colonoscopia, e uma tomografia do abdome mostrou que o fígado encontra-se normal. A radiografia do tórax está normal. Com relação aos antecedentes familiares, o pai teve adenocarcinoma de cólon aos 52 anos de idade e uma irmã da paciente teve adenocarcinoma de cólon aos 42 anos de idade. A paciente tem três filhos, com idades de 8, 5 e 3 anos.
Julgue os itens que se seguem, acerca desse caso clínico.
Os filhos dessa paciente deverão ser acompanhados com colonoscopia a partir da faixa de idade entre 20 e 25 anos.
Uma criança de três anos de idade apresenta tosse persistente há 1 mês, febre baixa, perda de peso e dor nas costas. No exame físico, percebe-se pequena gibosidade no dorso. O esquema vacinal está completo e não há antecedentes epidemiológicos para doenças infecciosas. Segundo relato da mãe, no período mencionado, foram feitos dois ciclos de antibioticoterapia para pneumonia. Uma radiografia do tórax mostra adenomegalia mediastinal e parailar direita e condensação de lobo inferior direito. Na coluna vertebral, observam-se imagens de lise óssea em vértebras toracolombares, com redução dos espaços intervertebrais. Teste de PPD mostra resultado igual a 12 mm.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
É correto recomendar, como terapêutica, o esquema tríplice de rifampicina, isoniazida e pirazinamida por dois meses, seguido do esquema duplo de rifampicina e pirazinamida por mais quatro meses.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Uma criança com 6 anos de idade, vacinada com o BCG no primeiro mês de vida, não desenvolveu cicatriz vacinal. Nessa situação clínica, segundo o Ministério da Saúde, a criança deve ser revacinada com o BCG, sem teste tuberculínico prévio.
Em um pronto-socorro de pediatria, deu entrada uma criança de 3 anos de idade, cuja mãe relatava os seguintes sintomas: hipertermia, vômitos em jato, cefaléia, sinais de irritação meníngea e rigidez de nuca. O médico realizou a punção lombar para a obtenção do líquido cefalorraquidiano e o enviou para o laboratório de patologia clínica. Os resultados apresentados pelo laboratório foram: material turvo; celularidade de 870 células/mm3, sendo 75% de polimorfonucleares; concentração de proteínas de 270 mg/dL; relação da concentração de glicose no LCR/soro igual a 0,4%; e coloração com tinta da China negativa.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
A relação da concentração de glicose no LCR/soro igual a 0,4% indica uma infecção viral aguda.
Em relação à assistência à mulher gestante e no puerpério, julgue os itens que se seguem.
Após o parto, enquanto a mulher estiver realizando amamentação exclusiva e em amenorréia, ela não tem qualquer possibilidade de engravidar.
Um paciente com 25 anos de idade queixa-se de nódulos na parte superior do pescoço (regiões submandibulares). Na palpação das regiões submandibulares, constatam-se gânglios linfáticos aumentados e com áreas de flutuação. Exame radiológico de tórax é normal e o teste da tuberculina (PPD) é negativo. Com relação à situação clínica acima, julgue os itens seguintes.
A inoculação em cobaias dos organismos cultivados não reproduzirá a doença, caso se trate de
Um homem com 47 anos de idade apresenta dor e derrame articular no joelho direito. As radiografias simples desse paciente foram inconclusivas, ao passo que a ressonância magnética mostrou lesão cartilaginosa no côndilo medial femoral. O paciente foi então submetido à artroscopia, quando foi confirmada área de lesão cartilaginosa com 5 cm2
Considerando o quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Na osteoartrite, a lesão cartilaginosa e a conseqüente exposição óssea constituem a principal fonte de dor.
Acerca das doenças osteometabólicas, julgue os itens subseqüentes.
A osteoporose provoca alteração da microarquitetura, aumento da fragilidade e do risco de fraturas dos ossos em todas as idades.
No tocante ao melanoma maligno da conjuntiva, julgue os itens a seguir.
Embora possa surgir em qualquer área de localização, o melanoma maligno da conjuntiva aparece mais comumente nas conjuntivas tarsais, nos fórnices ou na carúncula.
Considere que Amélia, com 32 anos de idade, foi submetida a intervenção cirúrgica e, como ocorre com freqüência, observaram-se alterações no equilíbrio hidreletrolítico e na fisiologia renal da paciente. Considerando esse quadro hipotético, julgue os itens subseqüentes.
O traumatismo cirúrgico tende a causar diminuição do fluxo sanguíneo renal. Esse estímulo induz aumento da produção de renina, que atua sobre o angiotensinogênio, produzindo angiotensina I, a qual é convertida pela enzima conversora de angiotensina em angiotensina II, um potente vasoconstritor que, ao atuar sobre o córtex da glândula adrenal, promove aumento da aldosterona e, em decorrência desse conjunto de alterações, verifica-se polúria, aumento da excreção de sódio e retenção de potássio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...