Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da cicatrização de feridas e considerando o quadro clínico de um paciente que, dois meses depois de submetido a otoplastia, evoluiu com cicatriz hipertrófica retroauricular, julgue os itens a seguir.
O desequilíbrio entre a fibroplastia e a colagenólise leva a patologia por excesso de deposição colágena.
Uma paciente de 4 anos de idade, portadora de tetralogia de Fallot (T4F), foi submetida a cirurgia para correção da anomalia cardíaca mediante a utilização circulação extra-corpórea e hipotermia sistêmica a 25 °C.
Com referência ao quadro clínico acima descrito e à tetralogia nele mencionado, julgue os itens a seguir.
Na forma clássica dessa patologia, a conexão atrioventricular direita é discordante.
O aparelho cardiovascular é freqüentemente afetado por doenças sistêmicas. Com relação a esse tópico, julgue os itens que se seguem.
A doença de Takayasu é uma doença inflamatória, de etiologia desconhecida, na qual a presença de aneurismas coronarianos é uma manifestação marcante.
A ressonância magnética (RM) não emprega radiação ionizante, mas seu forte campo magnético exige cuidados especiais. No que concerne à proteção dos pacientes e à operação de aparelhos de RM, julgue os itens seguintes.
Mantendo-se os demais parâmetros inalterados, o aumento das dimensões da matriz de imagem eleva a resolução espacial e reduz a relação sinal-ruído.
Julgue os próximos itens, que versam a respeito dos divertículos adquiridos dos cólons.
O exame de imagem com maior acuidade para diverticulite é a ressonância magnética.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a maior causa isolada evitável de morte. Recentemente, o Brasil assinou um tratado mundial, a Convenção-Quadro, que visa proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras conseqüências geradas pelo consumo e exposição à fumaça do cigarro. No que diz respeito à fumaça e exposição do indivíduo à fumaça do cigarro, julgue os itens a seguir.
A fumaça que o fumante passivo inala contém mais nicotina e monóxido de carbono que a fumaça tragada pelo fumante.
Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.
Essa criança sofreu processo de desnutrição intra-uterina.
Com referência ao diagrama mostrado na figura acima, julgue os itens a seguir.
O diagrama mostrado detalha a estrutura e o histórico familiar, dá informações sobre os vários papéis de seus membros e das diferentes gerações; fornece as bases para a discussão e análise das interações familiares.
A trompa de Eustáquio, que liga a caixa timpânica à nasofaringe,
abre-se quando o músculo salpingofaríngeo se contrai.
Uma criança nasceu com estridor inspiratório e expiratório de intensidade moderada, com retração costal e inspiração quase imperceptível. O quadro é permanente, não se alterando com a posição da criança. Não há aspiração quando ela é alimentada. Não há cianose, mas, quando a criança fica agitada, ela aparece.
No que se refere ao quadro clínico apresentado, julgue os próximos itens.
O estridor inspiratório e expiratório fixo denota obstrução parcial da via aérea alta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...